Entrar

Plano de aula de Brasil Quarta República: Governo de Jânio Quadros: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil Quarta República: Governo de Jânio Quadros: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e político em que Jânio Quadros foi eleito e governou o Brasil, identificando os principais desafios e eventos que marcaram seu mandato.
  2. Analisar a personalidade e o estilo de governar de Jânio Quadros, bem como as medidas adotadas por ele durante seu curto mandato.
  3. Avaliar o impacto político e social da renúncia de Jânio Quadros, considerando as consequências imediatas e a longo prazo para o Brasil.

Objetivos Secundários:

  • Estimular o pensamento crítico e a análise histórica dos alunos, permitindo que eles formem suas próprias opiniões sobre o governo de Jânio Quadros.
  • Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo, uma vez que os alunos serão incentivados a buscar informações complementares sobre o tema da aula.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral, já que os alunos serão convidados a participar ativamente das discussões em sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor começa a aula relembrando os principais acontecimentos que antecederam o governo de Jânio Quadros, como a crise do populismo e o contexto internacional da época. Além disso, faz uma breve Introdução sobre a Quarta República no Brasil, destacando suas principais características.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que despertem o interesse dos alunos para o tópico da aula:

    • "Como um presidente que ficou apenas sete meses no poder pôde causar um impacto tão significativo na política brasileira?"
    • "Quais foram as principais ações e decisões de Jânio Quadros durante seu mandato e como elas contribuíram para a instabilidade política que levou à sua renúncia?"
  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do estudo sobre Jânio Quadros, relacionando-o com a realidade atual. Ele pode mencionar, por exemplo, como a figura de Jânio Quadros e as circunstâncias de sua renúncia ainda são debatidas e interpretadas de maneiras diferentes, e como isso reflete a complexidade da política brasileira.

  4. Introdução do tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresenta duas curiosidades sobre Jânio Quadros:

    • "Vocês sabiam que Jânio Quadros foi o primeiro presidente do Brasil a renunciar? E que ele fez isso em uma carta cheia de enigmas e frases de efeito?"
    • "E que Jânio Quadros tinha uma personalidade excêntrica e gostava de se apresentar como o 'varre, varre, vassourinha' na campanha eleitoral, prometendo limpar a corrupção do país?"
  5. Objetivos da aula: Por fim, o professor compartilha os Objetivos da aula, informando aos alunos que eles vão explorar mais a fundo a vida e a carreira política de Jânio Quadros, discutir suas principais ações e decisões, e analisar o impacto de sua renúncia para a política brasileira.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Discussão em Grupo: "Jânio Quadros: um político à frente de seu tempo?" (10 - 12 minutos)

    • Divisão dos Grupos: O professor divide a classe em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma lista de ações e decisões de Jânio Quadros durante seu mandato. O objetivo é que os alunos discutam em grupo se consideram que Jânio Quadros foi um político à frente de seu tempo ou não, baseando-se nas ações e decisões que receberam.

    • Discussão em Grupo: Cada grupo terá um tempo para discutir as ações e decisões e chegar a uma Conclusão. O professor deverá circular pela sala, auxiliando na discussão e esclarecendo dúvidas.

    • Apresentação das Conclusões: Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas conclusões para a classe. O professor deverá estimular a argumentação e o debate entre os grupos.

  2. Atividade de Análise de Documentos: "A renúncia de Jânio Quadros" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor prepara uma pasta com vários documentos relacionados à renúncia de Jânio Quadros, incluindo a famosa carta de renúncia, notícias da época, discursos de políticos, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma pasta.

    • Análise dos Documentos: Os alunos terão um tempo para analisar os documentos em suas pastas. Eles deverão identificar as principais ideias e argumentos dos documentos e discutir em grupo o que eles revelam sobre a renúncia de Jânio Quadros.

    • Apresentação das Conclusões: Cada grupo apresentará suas conclusões para a classe. O professor deverá estimular a argumentação e o debate entre os grupos.

  3. Atividade de Criação: "Jânio Quadros: o político e o artista" (5 - 8 minutos)

    • Explicação da Atividade: O professor explica que, além de político, Jânio Quadros também era conhecido por seu talento artístico. Os alunos serão desafiados a criar uma arte (desenho, pintura, poesia, música, etc.) que represente sua visão sobre a figura de Jânio Quadros.

    • Criação: Os alunos terão um tempo para criar suas artes. O professor deverá fornecer materiais para desenho e pintura, se necessário.

    • Apresentação das Artes: Cada grupo apresentará sua arte para a classe, explicando o que ela representa e por que foi escolhida. O professor deverá estimular a argumentação e o debate entre os grupos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: "O legado de Jânio Quadros" (3 - 4 minutos)

    • O professor pede a cada grupo que compartilhe suas conclusões sobre se Jânio Quadros foi um político à frente de seu tempo ou não, baseando-se na atividade de Discussão em Grupo.
    • Cada grupo terá até 2 minutos para apresentar suas conclusões. O professor deve incentivar os alunos a fundamentarem suas opiniões com argumentos baseados nas ações e decisões de Jânio Quadros discutidas durante a atividade.
    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais conclusões, destacando os argumentos mais pertinentes de cada grupo e ressaltando a importância do debate e da diversidade de opiniões.
  2. Reflexão Individual: "O que aprendi sobre Jânio Quadros hoje?" (2 - 3 minutos)

    • O professor pede a todos os alunos que reflitam por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. O objetivo é que os alunos identifiquem os principais conceitos, ideias e informações que absorveram.
    • Após o minuto de reflexão, o professor pede a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a classe. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos e espontâneos em suas respostas, sem se preocuparem em estar "certos" ou "errados".
    • O professor deve fazer comentários positivos sobre as reflexões dos alunos, reforçando os pontos mais relevantes e corrigindo quaisquer mal-entendidos.
  3. Conexão com a Prática: "Como a renúncia de Jânio Quadros se conecta com a realidade atual?" (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor pede aos alunos que, com base no que aprenderam sobre a renúncia de Jânio Quadros, reflitam sobre como esse episódio histórico se conecta com a realidade atual do Brasil.
    • Os alunos terão um minuto para pensar e, em seguida, o professor pede que alguns voluntários compartilhem suas reflexões. O professor deve encorajar os alunos a fazerem conexões com notícias recentes, debates políticos atuais, ou suas próprias experiências.

Essa etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam, expressem suas opiniões, e façam conexões com a realidade. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que todas as opiniões sejam respeitadas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: O professor faz um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, relembrando os acontecimentos que marcaram o governo de Jânio Quadros, sua personalidade, as ações e decisões mais significativas, e as consequências de sua renúncia. O professor pode usar um quadro branco ou uma apresentação de slides para visualizar os pontos mais importantes. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor destaca como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos não apenas aprender a teoria, mas também aplicá-la e analisá-la de maneira crítica. O professor pode, por exemplo, mencionar como a atividade de discussão em grupo permitiu aos alunos avaliar a atuação de Jânio Quadros de diferentes perspectivas, ou como a análise de documentos contribuiu para a compreensão do contexto de sua renúncia. (1 - 2 minutos)

  3. Materiais Extras: O professor sugere materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, filmes, sites de instituições de pesquisa, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura da biografia de Jânio Quadros, a análise de historiadores sobre seu governo, ou a visualização de documentários que abordem o período. (1 minuto)

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância do estudo sobre Jânio Quadros para a compreensão da história e da política brasileira. O professor pode, por exemplo, mencionar como as circunstâncias de sua renúncia ainda são debatidas e interpretadas atualmente, ou como as ações e decisões de Jânio Quadros influenciaram a política brasileira. Além disso, o professor pode destacar como o estudo da história pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. (1 minuto)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies