Entrar

Plano de aula de Islamismo: Nascimento e Expansão: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS104'

Islamismo: Nascimento e Expansão: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e geográfico do surgimento do Islamismo, identificando os principais aspectos que contribuíram para a sua formação e expansão.

  2. Analisar as características fundamentais do Islamismo, incluindo a crença em Alá, a figura de Maomé como profeta e líder religioso, os pilares do Islã e o papel do Corão na vida dos muçulmanos.

  3. Discutir a expansão do Islamismo, focando nos fatores que permitiram seu rápido crescimento e influência, bem como os principais conflitos e conquistas que marcaram essa fase da história islâmica.

Objetivos secundários:

  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância do Islamismo na formação da civilização islâmica e na configuração do mundo contemporâneo.

  • Promover a compreensão da diversidade cultural e religiosa, desenvolvendo a habilidade de respeito e tolerância às diferenças.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos - O professor deve começar a aula fazendo uma revisão dos principais conceitos ligados à formação das civilizações antigas do Oriente Médio e do norte da África, tais como os impérios babilônico, persa e romano, o judaísmo e o cristianismo. Esta revisão é importante para que os alunos possam compreender o contexto no qual o Islã surge e se expande. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema - O professor deve propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os instiguem a pensar sobre o tema da aula. Por exemplo:

    • "Como uma religião que surgiu em uma região periférica do império romano conseguiu se expandir tão rapidamente e se tornar uma das maiores religiões do mundo?"

    • "Quais foram os principais fatores que contribuíram para a expansão do Islã na África, na Ásia e na Europa, e como essas conquistas influenciaram a história dessas regiões?" (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização - O professor deve então contextualizar a importância do tema, explicando como o Islã não apenas moldou a história do Oriente Médio e do norte da África, mas também teve um impacto significativo na história global. Além disso, o professor pode mencionar como o Islã continua a influenciar a política, a cultura e a sociedade contemporâneas. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos - Por fim, o professor deve apresentar duas curiosidades ou histórias intrigantes sobre o Islã para captar a atenção dos alunos:

    • "Vocês sabiam que a cidade de Meca, na Arábia Saudita, é considerada a cidade mais sagrada do Islã, pois foi lá que o profeta Maomé nasceu e recebeu as primeiras revelações do Alá?"

    • "E que durante a Idade Média, os muçulmanos foram responsáveis por importantes avanços científicos e culturais na Europa, introduzindo inovações como a álgebra, o papel, o café e muitos outros?" (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Grupo - "Viagem pelo Império Islâmico" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e atribuir a cada grupo uma região do Império Islâmico (por exemplo, Espanha, Norte da África, Oriente Médio, Índia, Ásia Central).

    • Cada grupo deve pesquisar e preparar uma breve apresentação sobre a expansão do Islã em sua região designada, identificando os fatores que contribuíram para essa expansão, os principais conflitos e conquistas, e o legado cultural e religioso do Islã naquela região.

    • Os alunos devem usar fontes variadas, como livros didáticos, sites confiáveis, vídeos e documentários para realizar sua pesquisa. Eles também devem ser encorajados a incluir imagens, mapas e outros recursos visuais em suas apresentações para torná-las mais atrativas e informativas.

    • Após as apresentações, os outros grupos podem fazer perguntas e comentários, promovendo assim a interação e a discussão entre os alunos.

  2. Atividade Prática - "Construindo um Mural do Islã" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos devem criar um mural ilustrado que represente os principais aspectos do Islã discutidos em sala de aula, incluindo a crença em Alá, a figura de Maomé, os pilares do Islã, e o papel do Corão.

    • Para isso, cada grupo deve receber uma folha grande de papel, marcadores coloridos, tesouras e revistas antigas para recortar imagens relevantes.

    • Os alunos devem ser incentivados a serem criativos e a usarem suas habilidades artísticas para tornar o mural atraente e informativo.

    • Após a Conclusão do mural, cada grupo deve fazer uma breve apresentação explicando as escolhas que fizeram e como as imagens e os textos no mural representam os conceitos do Islã.

Ambas as atividades são projetadas para serem interativas e envolventes, permitindo que os alunos explorem o tema da aula de maneira prática e lúdica. Além disso, elas promovem a colaboração entre os alunos, a pesquisa autônoma e a apresentação de ideias, habilidades que são essenciais para o aprendizado ativo e significativo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve chamar cada grupo para compartilhar um resumo das conclusões ou soluções encontradas durante as atividades de grupo. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, os outros grupos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo assim a discussão e a troca de ideias entre os alunos. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar e que todas as questões e comentários sejam respeitosos e relevantes para o tema da aula.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve retomar os pontos principais das atividades e conectar com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode, por exemplo, destacar como as apresentações dos grupos ilustraram os fatores que contribuíram para a expansão do Islamismo e os aspectos culturais e religiosos do Islã. Além disso, o professor pode reforçar a importância do Islã na formação da civilização islâmica e no mundo contemporâneo.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve então propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as respostas para as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    Após um minuto, o professor deve pedir aos alunos que compartilhem suas respostas. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e encorajá-los a expressar suas opiniões e dúvidas. O professor deve também aproveitar esta oportunidade para esclarecer quaisquer mal-entendidos e para reforçar os conceitos-chave da aula.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação e o esforço de todos, e lembrar aos alunos sobre a importância do Islã na história mundial e na vida contemporânea. O professor também deve encorajar os alunos a continuarem explorando o tópico através de leituras adicionais, documentários, visitas a museus e mesquitas, entre outras atividades. Por fim, o professor deve solicitar um feedback rápido sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles mais gostaram e o que eles acham que poderia ser melhorado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui o contexto histórico e geográfico do surgimento do Islamismo, as características fundamentais do Islã, os pilares do Islã e o papel do Corão na vida dos muçulmanos, e a expansão do Islã e seus principais conflitos e conquistas. O professor pode fazer isso de maneira interativa, pedindo aos alunos que contribuam com o que lembram de cada ponto.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor deve então destacar como a aula conectou a teoria e a prática. Isso pode incluir a discussão sobre como as atividades em grupo e a atividade prática permitiram aos alunos explorar e aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa. O professor pode também mencionar como as atividades em grupo incentivaram a pesquisa autônoma, a colaboração e a apresentação de ideias, habilidades essenciais para o aprendizado ativo e eficaz.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de leitura e visualização para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do tema. Isso pode incluir livros de História, sites educacionais confiáveis, documentários, filmes e visitas a museus e locais de importância histórica, como mesquitas. O professor pode fornecer uma lista desses recursos ou, alternativamente, criar um espaço online onde os alunos possam compartilhar e discutir os materiais que encontraram.

  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do Islã para a vida cotidiana dos alunos. Isso pode incluir a discussão sobre como o Islã continua a influenciar a política, a cultura e a sociedade contemporâneas, especialmente em regiões com uma grande população muçulmana. Além disso, o professor pode destacar a importância da compreensão e do respeito pelas diferentes culturas e religiões, habilidades que podem ser aplicadas não apenas na sala de aula, mas também em diversos aspectos da vida cotidiana.

  5. Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve parabenizar os alunos pelo seu empenho e participação, e encorajá-los a continuarem explorando o tema. O professor pode lembrar aos alunos sobre a importância de estar aberto ao aprendizado, de fazer perguntas e de buscar respostas. Por fim, o professor deve reforçar que está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter e para fornecer apoio adicional, se necessário.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies