Entrar

Plano de aula de Verbos: Voz Passiva

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Voz Passiva

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do conceito de Voz Passiva: Os alunos serão capazes de entender o que é a voz passiva em inglês, como ela é formada e quando deve ser usada.

  2. Identificação da Voz Passiva em frases: Os alunos aprenderão a reconhecer frases na voz passiva, identificando o sujeito, o verbo principal e o objeto.

  3. Transformação de Voz Ativa para Voz Passiva: Os alunos serão capazes de transformar frases da voz ativa para a voz passiva, aplicando corretamente as regras de transformação.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da fluência escrita: Ao trabalhar com a transformação de frases, os alunos também estarão praticando a escrita em inglês, o que contribuirá para o aprimoramento de suas habilidades de fluência escrita.

  • Estimular o pensamento crítico: Ao analisar as estruturas das frases e transformá-las, os alunos estarão exercitando o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades que são valiosas em várias áreas de estudo e na vida cotidiana.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o conceito de voz ativa e passiva, que já foi estudado anteriormente. Isso pode ser feito através de uma rápida discussão em sala de aula ou com a ajuda de um quadro-negro interativo, onde o professor pode escrever algumas frases simples e pedir aos alunos para identificarem se estão na voz ativa ou passiva.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações que envolvem o uso da voz passiva em inglês. A primeira pode ser um texto jornalístico que usa a voz passiva para enfatizar a ação e não o agente (por exemplo, "O novo shopping center foi inaugurado ontem"). A segunda situação pode ser uma conversa cotidiana em inglês onde a voz passiva é usada para falar sobre ações que aconteceram, mas o agente não é importante (por exemplo, "My car was stolen last night").

  3. Contextualização: O professor explicará aos alunos que a voz passiva é uma estrutura gramatical comum em inglês e é frequentemente usada em textos formais, notícias, e-mails de trabalho, entre outros. Ser capaz de identificar e usar a voz passiva corretamente é, portanto, uma habilidade importante para a comunicação eficaz em inglês.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o uso da voz passiva em inglês. Por exemplo, pode mencionar que, embora a voz passiva seja frequentemente usada em textos formais, como jornais e revistas, é menos comum em conversas do dia a dia. Outra curiosidade pode ser que, ao contrário do português, onde frequentemente usamos a voz passiva, o inglês tende a usar mais a voz ativa para expressar ações.

  5. Introdução do tópico: Por fim, o professor introduzirá o tópico da voz passiva em inglês, explicando que nesta aula os alunos aprenderão a identificar e usar a voz passiva corretamente, através de atividades práticas e lúdicas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Leitura e Compreensão (10 - 12 minutos):

    • Descrição da atividade: O professor entregará aos alunos um pequeno texto em inglês que usa a voz passiva. O texto pode ser sobre um evento recente na escola ou na comunidade. Os alunos serão orientados a ler o texto e identificar todas as frases que estão na voz passiva.

    • Passo a passo da atividade:

      1. O professor dividirá a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos.
      2. Cada grupo recebe uma cópia do texto.
      3. Os alunos leem o texto juntos, sublinhando todas as frases na voz passiva que encontrarem.
      4. Depois de identificar as frases, os alunos discutem em seus grupos por que acham que o autor escolheu usar a voz passiva nessas frases, e quais informações seriam perdidas se a voz ativa fosse usada.
      5. Por fim, cada grupo compartilha suas descobertas com a turma.
  2. Atividade de Transformação de Frases (10 - 12 minutos):

    • Descrição da atividade: O professor entregará a cada grupo de alunos um conjunto de frases em inglês na voz ativa. Os alunos serão orientados a transformar essas frases para a voz passiva.

    • Passo a passo da atividade:

      1. O professor distribui um conjunto de cartões para cada grupo. Cada cartão contém uma frase na voz ativa.
      2. Os alunos, em seus grupos, pegam um cartão de cada vez, transformam a frase para a voz passiva e escrevem a nova frase em um pedaço de papel.
      3. Uma vez que todos os cartões foram usados, o professor pede a um aluno de cada grupo para ler a frase original na voz ativa e a frase transformada na voz passiva em voz alta para a turma.
      4. Após todas as frases serem lidas, o professor verifica as respostas corretas e esclarece quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.
  3. Atividade de Jogo de Tabuleiro (5 - 10 minutos):

    • Descrição da atividade: O professor apresentará um jogo de tabuleiro que aborda o uso da voz passiva em inglês.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Cada grupo de alunos recebe um jogo de tabuleiro e um conjunto de cartas com frases na voz ativa.
      2. Os alunos jogam o dado e movem suas peças pelo tabuleiro. Quando pousam em uma casa, devem pegar uma carta e transformar a frase para a voz passiva.
      3. Se a transformação estiver correta, eles podem avançar para a próxima jogada. Se estiver errada, eles perdem a jogada.
      4. O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor.

Estas atividades permitem que os alunos explorem e pratiquem o uso da voz passiva em inglês de uma forma interativa e divertida, promovendo a compreensão e a aplicação do conceito.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Descrição da atividade: O professor reunirá todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas soluções e conclusões das atividades realizadas.
    • Passo a passo da atividade:
      1. O professor pedirá a cada grupo que compartilhe suas frases transformadas da atividade de transformação de frases e suas descobertas da atividade de leitura e compreensão.
      2. Os alunos terão a oportunidade de ouvir as diferentes abordagens e perspectivas de seus colegas.
      3. O professor moderará a discussão, destacando as ideias principais e esclarecendo quaisquer mal-entendidos.
      4. O professor incentivará os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a oferecerem sugestões para melhorar suas transformações de frases.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Descrição da atividade: Após a discussão em grupo, o professor fará uma síntese das principais ideias discutidas, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula.
    • Passo a passo da atividade:
      1. O professor destacará as estratégias que os grupos usaram para identificar e transformar as frases na voz passiva.
      2. O professor reforçará as regras da voz passiva, explicando como elas foram aplicadas nas atividades.
      3. O professor esclarecerá quaisquer mal-entendidos que surgiram durante a discussão e responderá a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Descrição da atividade: Para concluir a aula, o professor proporá uma reflexão individual, onde os alunos terão a chance de pensar sobre o que aprenderam e o que ainda precisam aprimorar.
    • Passo a passo da atividade:
      1. O professor dará aos alunos um minuto para pensar silenciosamente sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
      2. Depois do minuto de reflexão, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.
      3. O professor agradecerá aos alunos por sua participação e encorajará todos a continuar praticando o uso da voz passiva em inglês.

Este Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite aos alunos consolidar o que aprenderam, conectar a teoria com a prática, e refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, fornece ao professor feedback valioso sobre o que os alunos entenderam e quais áreas podem precisar de mais atenção em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor fará uma recapitulação dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de voz passiva, a identificação de frases na voz passiva e a transformação de frases da voz ativa para a voz passiva.
    • Ele relembrará as regras e estruturas necessárias para a formação correta da voz passiva.
    • O professor pode usar o quadro-negro interativo para revisar as frases transformadas pelos alunos e destacar os pontos-chave.
    • Ele enfatizará a importância de praticar regularmente a identificação e utilização da voz passiva em inglês para melhorar a fluência e a compreensão do idioma.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará como as atividades realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática. Ele destacará como a leitura do texto, a transformação de frases e o jogo de tabuleiro ajudaram a reforçar o uso da voz passiva.
    • Ele pode citar exemplos específicos das atividades para ilustrar como a teoria foi aplicada e reforçada.
    • O professor ressaltará que a prática regular é essencial para aprofundar a compreensão e a confiança dos alunos no uso da voz passiva.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • Para reforçar o aprendizado dos alunos, o professor sugerirá materiais de estudo adicionais. Isso pode incluir exercícios online, vídeos explicativos, sites de referência e livros de gramática.
    • Ele pode, por exemplo, recomendar um vídeo tutorial que explique a formação da voz passiva de forma clara e concisa.
    • O professor pode fornecer uma lista de exercícios de prática para casa, incluindo frases para transformar da voz ativa para a voz passiva e vice-versa.
  4. Importância do Tópico (1 minuto):

    • Para concluir, o professor ressaltará a relevância do uso da voz passiva na comunicação em inglês. Ele reiterará que, embora menos comum em conversas do dia a dia, a voz passiva é amplamente usada em textos formais, como notícias, artigos acadêmicos e e-mails de trabalho.
    • O professor pode citar exemplos de situações reais onde o conhecimento e a habilidade de usar a voz passiva podem ser valiosos, como na escrita de um ensaio acadêmico ou na leitura de um artigo de notícias.
    • Ele encerrará a aula incentivando os alunos a continuarem praticando e explorando o uso da voz passiva em suas atividades de estudo e comunicação em inglês.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies