Entrar

Plano de aula de Determinante: 3x3

Matemática

Original Teachy

Determinante: 3x3

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de determinante de uma matriz 3x3 e sua importância na resolução de sistemas lineares.
  2. Calcular o determinante de uma matriz 3x3 utilizando a regra de Sarrus e a regra do triângulo.
  3. Aplicar a regra de Cramer para resolver sistemas lineares utilizando a matriz dos coeficientes e a matriz dos termos independentes.

Objetivos Secundários

  1. Desenvolver a habilidade de identificar e manipular matrizes 3x3.
  2. Reforçar o conhecimento sobre operações com matrizes, como multiplicação e subtração.
  3. Estimular o pensamento lógico e analítico na resolução de problemas matemáticos aplicados.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de matrizes, suas propriedades e operações básicas (adição, subtração e multiplicação por um escalar). É importante destacar que a matriz 3x3 é uma matriz quadrada e, portanto, possui um determinante. O professor também deve relembrar a regra de Cramer para resolver sistemas lineares.

  2. Situações Problemas: O professor propõe duas situações problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto. A primeira situação pode ser a resolução de um sistema linear utilizando a regra de Cramer, onde os alunos são desafiados a identificar a matriz dos coeficientes e a matriz dos termos independentes. A segunda situação pode ser a necessidade de calcular a área de um paralelogramo no plano, onde os lados do paralelogramo são definidos por vetores.

  3. Contextualização: O professor explica que o determinante de uma matriz 3x3 é um conceito fundamental na matemática e tem várias aplicações práticas. Por exemplo, na física, a matriz de inércia de um objeto é uma matriz simétrica 3x3 e o seu determinante está relacionado à quantidade de resistência que o objeto tem para mudar o seu estado de movimento.

  4. Introdução do Tópico: O professor introduz o tópico do determinante de uma matriz 3x3, explicando que ele é um número que pode ser calculado de diferentes maneiras. Ele deve mencionar que, para esta aula, serão apresentadas duas regras para calcular o determinante: a regra de Sarrus e a regra do triângulo.

  5. Curiosidades: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o determinante de uma matriz 3x3. Por exemplo, ele pode mencionar que o determinante de uma matriz de rotação tridimensional é sempre 1 (o que significa que a rotação não altera o volume do espaço) e que o determinante de uma matriz de reflexão é sempre -1 (o que significa que a reflexão inverte o volume do espaço). Outra curiosidade é que, se o determinante de uma matriz é zero, isso significa que a matriz não tem inversa.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Regra de Sarrus (10 - 12 minutos)

    1.1. O professor deve iniciar explicando a regra de Sarrus, que é uma fórmula para calcular o determinante de uma matriz 3x3.

    1.2. Em seguida, o professor deve desenhar uma matriz 3x3 no quadro e explicar como a regra de Sarrus funciona.

    1.3. O professor deve então orientar os alunos a multiplicar os elementos da diagonal principal (da esquerda para a direita) e os elementos das diagonais secundárias (da direita para a esquerda).

    1.4. Após a explicação, o professor deve demonstrar a regra de Sarrus com um exemplo prático.

    1.5. Finalmente, o professor deve orientar os alunos a tentarem resolver alguns exercícios de determinante 3x3 utilizando a regra de Sarrus.

  2. Regra do Triângulo (5 - 7 minutos)

    2.1. Em seguida, o professor deve introduzir a regra do triângulo para calcular o determinante de uma matriz 3x3.

    2.2. O professor deve explicar que, na regra do triângulo, os elementos da matriz são organizados em forma de triângulo, com os elementos da diagonal principal na base do triângulo.

    2.3. O professor deve então orientar os alunos a multiplicar os elementos da diagonal principal (da esquerda para a direita) e os elementos das diagonais secundárias (da direita para a esquerda).

    2.4. Após a explicação, o professor deve demonstrar a regra do triângulo com um exemplo prático.

    2.5. Finalmente, o professor deve orientar os alunos a tentarem resolver alguns exercícios de determinante 3x3 utilizando a regra do triângulo.

  3. Regra de Cramer (5 - 6 minutos)

    3.1. O professor deve revisitar a regra de Cramer, que foi introduzida na etapa de revisão de conceitos.

    3.2. O professor deve explicar que a regra de Cramer permite resolver um sistema linear utilizando o determinante de uma matriz 3x3.

    3.3. O professor deve então mostrar como a matriz dos coeficientes e a matriz dos termos independentes são formadas a partir do sistema linear.

    3.4. O professor deve demonstrar a aplicação da regra de Cramer para resolver um sistema linear com um exemplo prático.

    3.5. Finalmente, o professor deve orientar os alunos a tentarem resolver alguns sistemas lineares utilizando a regra de Cramer.

O professor deve estar atento durante todo o processo de Desenvolvimento, esclarecendo dúvidas, reforçando conceitos e corrigindo possíveis erros de cálculo. É importante também incentivar o trabalho em equipe e a troca de ideias entre os alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    1.1. O professor deve formar pequenos grupos de até 5 alunos e pedir para que discutam entre si as soluções ou conclusões a que chegaram durante o Desenvolvimento da aula.

    1.2. Cada grupo deve ser incentivado a compartilhar suas soluções com a turma, promovendo assim a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

    1.3. O professor deve intervir durante as discussões para esclarecer dúvidas, corrigir possíveis erros e reforçar conceitos importantes.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    2.1. O professor deve então retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas.

    2.2. O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles aplicaram a regra de Sarrus, a regra do triângulo e a regra de Cramer para resolver os exercícios propostos.

    2.3. O professor deve incentivar os alunos a explicarem com suas próprias palavras os conceitos e as técnicas utilizadas, verificando assim se eles realmente compreenderam o assunto.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    3.1. Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.

    3.2. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    3.3. Os alunos devem ser incentivados a anotar suas reflexões em um caderno ou em um documento digital, para que possam consultá-las posteriormente e revisar o conteúdo da aula.

  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    4.1. O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e destacando os pontos principais do conteúdo abordado.

    4.2. O professor pode também solicitar um feedback dos alunos sobre a aula, perguntando, por exemplo, se eles consideraram o conteúdo claro e se sentiram dificuldades em algum momento.

    4.3. O professor deve lembrar os alunos sobre a importância de revisar o conteúdo em casa e de esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

    4.4. O professor deve também informar aos alunos sobre o próximo tópico que será abordado na disciplina e se haverá a necessidade de algum preparo prévio.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    1.1. O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula, relembrando a definição de determinante de uma matriz 3x3, as regras de Sarrus e do triângulo para calcular o determinante e a regra de Cramer para resolver sistemas lineares.

    1.2. O professor deve ressaltar a importância de compreender e dominar esses conceitos, pois eles são fundamentais para a resolução de diversos problemas matemáticos e têm aplicações em várias áreas do conhecimento.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    2.1. Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do determinante de uma matriz 3x3.

    2.2. O professor deve reforçar que a teoria foi apresentada de forma clara e didática, permitindo que os alunos compreendessem os conceitos fundamentais.

    2.3. O professor deve também ressaltar que a prática, por meio de exemplos e exercícios, permitiu que os alunos aplicassem e assimilassem os conceitos teóricos.

    2.4. Por fim, o professor deve reiterar as aplicações do determinante de uma matriz 3x3 em diversos campos do conhecimento, como na resolução de sistemas lineares e na análise de transformações geométricas.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    3.1. O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o estudo sobre o determinante de uma matriz 3x3.

    3.2. Esses materiais podem incluir livros, sites, vídeos e exercícios online que abordem o tema de maneira mais ampla e detalhada.

    3.3. O professor deve orientar os alunos a utilizar esses materiais como complemento ao conteúdo estudado em sala de aula, como forma de reforçar os conceitos aprendidos e de aprimorar suas habilidades de cálculo e resolução de problemas.

  4. Importância do Assunto e Encerramento (1 minuto)

    4.1. Por fim, o professor deve enfatizar a importância do determinante de uma matriz 3x3 para a formação matemática dos alunos e para a sua aplicação em diversas áreas do conhecimento.

    4.2. O professor deve encerrar a aula, reforçando a necessidade de revisar o conteúdo em casa, de solucionar os exercícios propostos e de esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a aula.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies