Entrar

Plano de aula de Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 2ª Fase do Modernismo no Brasil

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e cultural da 2ª Fase do Modernismo no Brasil, identificando os principais acontecimentos e movimentos que influenciaram o surgimento dessa fase.
  2. Analisar a produção literária da 2ª Fase do Modernismo, identificando as características marcantes e o rompimento com os padrões literários anteriores.
  3. Compreender a importância dos principais autores e obras da 2ª Fase do Modernismo, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos literários, através do estudo e discussão das obras da 2ª Fase do Modernismo.
  2. Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo, através da indicação de materiais complementares sobre o assunto.
  3. Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e atividades em grupo que envolvam o conteúdo estudado.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que é o Modernismo, o que foi a 1ª Fase do Modernismo no Brasil e quais foram suas principais características. Essa revisão pode ser feita através de uma breve discussão, perguntando aos alunos o que eles se lembram e completando com as informações necessárias.

  2. Situações-problema: O professor deve propor aos alunos duas situações que servirão como ponto de partida para a Introdução do novo conteúdo. Por exemplo: "Como a literatura pode refletir e influenciar a realidade social e política de um país?" e "Por que é importante conhecer o contexto histórico e cultural de uma obra literária?".

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância do estudo da 2ª Fase do Modernismo, mostrando como esse movimento revolucionou a literatura brasileira e como as obras e os autores desse período continuam relevantes até hoje. Pode-se também fazer uma breve comparação com o cenário atual, discutindo como a literatura ainda tem o poder de refletir e questionar a sociedade.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a 2ª Fase do Modernismo. Por exemplo: "Vocês sabiam que a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada o marco inicial do Modernismo no Brasil, foi um evento extremamente polêmico e que muitos críticos da época chamaram os artistas modernistas de 'vândalos' e 'loucos'?" Ou ainda: "Vocês sabiam que Mário de Andrade, um dos principais autores da 2ª Fase do Modernismo, foi também um importante pesquisador e defensor da cultura popular brasileira, tendo viajado por todo o país registrando suas manifestações culturais?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Modernismo em Cena" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Esta atividade consiste em uma dramatização de algumas cenas do movimento modernista. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma cena diferente para dramatizar. As cenas podem incluir a Semana de Arte Moderna, discussões entre os modernistas e os críticos conservadores, ou mesmo momentos de criação literária.

    • Preparação: O professor deve preparar previamente pequenos roteiros para cada cena, com diálogos baseados em relatos históricos e literários. Os alunos terão um tempo para ler e ensaiar as cenas.

    • Execução: Os grupos deverão apresentar suas cenas para a turma. Após cada apresentação, o professor deve promover uma breve discussão sobre o contexto e as ideias apresentadas na cena.

  2. Atividade "Modernismo em Cores" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a representar visualmente as principais características da 2ª Fase do Modernismo. Cada grupo receberá um quadro grande de papel e um conjunto de lápis de cor. Eles deverão desenhar e escrever palavras ou frases que representem o que entenderam sobre o movimento.

    • Preparação: O professor deve fornecer aos alunos uma lista de características do Modernismo, como o questionamento dos padrões estéticos, a valorização do regionalismo, a crítica social, entre outros. Os alunos devem usar essas características como base para seus desenhos.

    • Execução: Os alunos terão um tempo para discutir e planejar seu desenho, e depois irão executá-lo. Ao final, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma e explicar o que representou em seu desenho.

Estas atividades lúdicas e interativas visam estimular o envolvimento e a compreensão dos alunos sobre o conteúdo de maneira mais dinâmica e divertida. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • Descrição: Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas conclusões ou soluções para as situações propostas. O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo um diálogo construtivo e respeitoso.

    • Execução: O professor deve iniciar a discussão fazendo perguntas direcionadas a cada grupo, como "Como vocês interpretaram essa cena da Semana de Arte Moderna?" ou "Quais foram as características do Modernismo que vocês consideraram mais importantes em seus desenhos?". Após cada grupo responder, os demais alunos podem fazer perguntas ou comentários. O professor deve mediar a discussão, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que o foco permaneça no conteúdo da aula.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Descrição: Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor deve destacar como as cenas dramatizadas e os desenhos representam as características do Modernismo e o contexto em que ele surgiu.

    • Execução: O professor pode, por exemplo, apontar em cada desenho as características que foram representadas e explicar como elas se relacionam com o Modernismo. Da mesma forma, o professor pode comentar as cenas dramatizadas, destacando as ideias e os sentimentos que elas representam.

  3. Reflexão final (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Execução: Os alunos devem pensar silenciosamente sobre as perguntas, e depois o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a turma. O professor deve valorizar todas as respostas, mesmo que não sejam exatamente o que ele esperava, e deve responder às perguntas dos alunos da melhor forma possível.

Este Retorno é uma oportunidade para os alunos consolidarem o que aprenderam, perceberem a conexão entre a teoria e a prática, e expressarem suas dúvidas e reflexões. Além disso, ao promover a discussão em grupo e a reflexão individual, o professor está incentivando o pensamento crítico e a expressão oral, habilidades essenciais para o aprendizado efetivo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando os alunos sobre o contexto histórico e cultural da 2ª Fase do Modernismo no Brasil, as características marcantes desse movimento na literatura e a importância de seus principais autores e obras.
    • Pode-se fazer uma recapitulação, reforçando o impacto da Semana de Arte Moderna, as principais características da produção literária modernista, como a valorização do regionalismo, a crítica social e a experimentação estética, e os principais autores e obras desse período.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve ressaltar como as atividades realizadas durante a aula, como a dramatização das cenas do movimento modernista e a representação visual das características do Modernismo, permitiram aos alunos compreender de forma mais concreta e contextualizada os aspectos teóricos do conteúdo.
    • Pode-se destacar, por exemplo, como a dramatização ajudou a ilustrar as ideias e os sentimentos presentes no movimento modernista, e como a representação visual permitiu aos alunos expressar sua interpretação pessoal do conteúdo.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a 2ª Fase do Modernismo no Brasil. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites de pesquisa, entre outros.
    • Pode-se, por exemplo, sugerir a leitura completa de algumas das principais obras do Modernismo, como "Macunaíma" de Mário de Andrade e "Sagarana" de Guimarães Rosa, ou a visualização de documentários sobre a Semana de Arte Moderna.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve ressaltar a importância do estudo da 2ª Fase do Modernismo para a compreensão da literatura brasileira e da cultura nacional.
    • Pode-se destacar como o movimento modernista, ao romper com as tradições literárias do passado e buscar uma identidade própria e autêntica, contribuiu para a valorização da diversidade cultural brasileira e para a formação da identidade nacional.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies