Entrar

Plano de aula de Adjetivo e Numeral

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Adjetivo e Numeral

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Adjetivo e Numeral

Palavras Chaveartigos, numerais, classes gramaticais, determinantes dos substantivos, análise textual, correção gramatical, atividades interativas, aprendizado colaborativo, contextualização prática, reflexão crítica, desenvolvimento de habilidades analíticas
Materiais Necessáriosmapas de pistas impressos, envelopes, textos com erros gramaticais, computadores ou tablets (opcional), quadro branco ou flip chart, marcadores, papéis para anotações
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para assegurar que os alunos compreendam os conceitos fundamentais sobre artigos e numerais, que são essenciais para a construção de frases e textos coerentes e precisos. Ao focar nesses objetivos, os alunos serão capazes de analisar criticamente como esses elementos gramaticais influenciam o sentido das frases e como podem ser utilizados para aprimorar a escrita.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar artigos e numerais como classes gramaticais.

2. Compreender e identificar o papel dos artigos e numerais como determinantes dos substantivos dentro de um contexto textual.

3. Aplicar o conhecimento sobre artigos e numerais para analisar e melhorar a clareza e precisão em textos escritos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas nos alunos para que possam identificar e corrigir o uso inadequado de artigos e numerais em textos.
  2. Estimular a discussão em grupo para promover o entendimento coletivo e a troca de conhecimentos sobre o tema.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo ativar o conhecimento prévio dos alunos e contextualizar a importância dos artigos e numerais no uso diário da língua. Ao apresentar situações problema, os alunos começam a pensar criticamente sobre o tema, enquanto a contextualização ajuda a perceber a relevância prática do estudo destas classes gramaticais. Esta etapa prepara os alunos para uma aplicação mais consciente e precisa dos conceitos em suas próprias escritas e análises de textos.

Situações Problema

1. Apresente uma frase com uso inadequado de um artigo e peça aos alunos para corrigi-la, discutindo o motivo da escolha do artigo correto.

2. Mostre um pequeno texto onde os numerais estão substituídos por linhas em branco. Desafie os alunos a inserirem os numerais corretos com base no contexto.

Contextualização

Explique como o uso correto de artigos e numerais não apenas impacta a clareza de textos, mas também pode alterar completamente o significado de uma frase, utilizando exemplos de manchetes de jornais ou slogans publicitários onde a escolha de um artigo ou numeral fez toda a diferença.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A fase de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos prévios sobre artigos e numerais. Ao participar dessas atividades em grupo, eles não apenas reforçam o aprendizado individual, mas também colaboram e compartilham conhecimentos, o que fortalece o entendimento coletivo e a habilidade de aplicação dos conceitos em diferentes contextos. Esta etapa incentiva o pensamento crítico e a criatividade, fundamentais para o manejo eficiente da língua portuguesa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça aos Tesouros Gramaticais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise e correção gramatical em um contexto divertido e colaborativo.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até cinco membros e receberão um 'mapa' com diversas frases contendo erros de aplicação de artigos e numerais. Cada erro corrigido corretamente levará o grupo a uma próxima pista, até chegarem ao 'tesouro', que é uma frase corretamente estruturada e um breve texto explicativo sobre a importância do uso correto dos artigos e numerais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo um envelope contendo o mapa de pistas com as frases.

  • Explique que cada pista contém um erro gramatical que deve ser identificado e corrigido para acessar a próxima pista.

  • O primeiro grupo que chegar ao 'tesouro' com todas as correções corretas ganha um bônus na próxima avaliação.

Atividade 2 - O Editor Mirim

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de identificação e correção de erros gramaticais, incentivando a discussão e justificação das escolhas linguísticas.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de editores de um jornal escolar fictício. Serão fornecidos vários textos curtos com erros deliberados de artigos e numerais. Os grupos deverão identificar e corrigir os erros, discutindo as razões das correções. Ao final, cada grupo apresentará o texto corrigido e explicará as mudanças realizadas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de cinco.

  • Distribua os textos com erros entre os grupos.

  • Os alunos deverão identificar e corrigir os erros em seus textos.

  • Cada grupo apresentará o texto corrigido e justificará as correções feitas.

Atividade 3 - Desafio dos Numerais Perdidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender o impacto dos numerais na construção de sentido dos textos e desenvolver habilidades de interpretação contextual.

- Descrição: Esta atividade transforma a sala de aula em um grande jogo de detetive. Os alunos, em grupos, recebem um texto onde os numerais foram removidos e substituídos por lacunas. Eles precisam usar dicas contextuais para descobrir quais numerais preenchem corretamente as lacunas, promovendo uma discussão sobre o papel dos numerais na alteração do significado das frases.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de cinco.

  • Entregue aos grupos o texto com lacunas onde deveriam estar os numerais.

  • Forneça dicas contextuais para ajudar na identificação dos numerais corretos.

  • Os grupos discutirão suas escolhas e preencherão as lacunas.

  • Revise as respostas com toda a classe, discutindo as escolhas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta seção é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido durante a aula e compartilhem suas experiências e descobertas com os colegas. Esta discussão ajudará a consolidar o conhecimento, permitindo aos alunos verbalizar o que aprenderam e ouvir diferentes perspectivas. Além disso, essa etapa serve para o professor avaliar o entendimento geral da classe sobre o tema e fazer ajustes necessários em futuras aulas.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando-os a compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades anteriores. Inicie a discussão com uma breve revisão dos principais conceitos de artigos e numerais. Encoraje os alunos a expressarem como o entendimento desses conceitos impactou sua capacidade de análise e correção de textos. Estimule-os a discutir as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para superá-las.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar os conhecimentos sobre artigos e numerais nas atividades?

2. Como o entendimento sobre artigos e numerais pode ajudar a melhorar a clareza e precisão dos textos?

3. Houve algum momento durante as atividades que mudou sua percepção sobre o uso de artigos e numerais em textos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos tenham compreendido todos os conceitos importantes ensinados durante a aula e reconheçam a utilidade dessas informações em contextos reais e acadêmicos. A conclusão serve para reforçar o aprendizado, vinculando teoria e prática, e para motivar os alunos a continuar aplicando esses conhecimentos em suas futuras atividades de escrita e análise textual.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados sobre artigos e numerais, destacando como essas classes gramaticais servem como determinantes dos substantivos e influenciam a clareza e precisão textual. Relembre as atividades práticas realizadas e as discussões em grupo que ajudaram a consolidar esse conhecimento.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades interativas, como 'Caça aos Tesouros Gramaticais' e 'O Editor Mirim', permitiram aos alunos aplicar teoricamente o que foi aprendido de forma prática e contextual. Mostre como essas práticas refletem a teoria estudada e a importância de entender esses conceitos para a análise e construção de textos coerentes.

Fechamento

Destaque a relevância dos artigos e numerais no uso diário da língua, explicando como um entendimento profundo desses elementos pode melhorar a escrita e a leitura. Reforce que o domínio dessas classes gramaticais é crucial não apenas em contextos acadêmicos, mas também em comunicações cotidianas e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies