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Plano de aula de Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Palavras ChaveEncontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica, Acentuação, Atividades Interativas, Aplicação Prática, Discussão em Grupo, Revisão Conceitual, Engajamento Estudantil, Comunicação Efetiva, Leitura e Escrita
Materiais NecessáriosConjunto de cartas com palavras, Cartões com partes de palavras, Espaço amplo para atividade de 'dança' das sílabas, Materiais para escrita (lápis, canetas, papel), Quadro branco ou flip chart, Marcadores para quadro, Computador ou projetor para apresentações
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos serve para estabelecer as metas educacionais que guiarão a aula, assegurando que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão clara do que se espera alcançar. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, facilita-se a avaliação do aprendizado e a efetividade das atividades propostas. Nesta aula, o foco está em consolidar o conhecimento prévio dos alunos sobre encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação, além de promover uma maior habilidade na aplicação prática desses conceitos em contextos variados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e aplicar os principais encontros vocálicos, como ditongo e tritongo, encontros consonantais e dígrafos, identificando sua presença em palavras diversas.

2. Desenvolver habilidades para a correta divisão silábica e acentuação gráfica, permitindo o uso adequado dessas regras em textos e na comunicação escrita.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e atividades práticas que reforcem o aprendizado teórico.
  2. Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento gramatical em situações do cotidiano, fortalecendo a competência comunicativa dos alunos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem o propósito de engajar os alunos e fazer uma conexão direta entre o conteúdo estudado previamente e sua aplicação prática. Ao propor situações problema, estimula-se a reflexão e a ativação do conhecimento prévio, preparando o terreno para a aplicação mais aprofundada durante a aula. A contextualização busca mostrar a relevância dos temas abordados, ligando-os a situações reais e cotidianas, o que aumenta o interesse e a percepção da utilidade do aprendizado.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um texto e se depara com a palavra 'avó'. Como classificaria o encontro vocálico presente nessa palavra? E se a palavra fosse 'saúde', como procederia para identificar o encontro vocálico e o dígrafo?

2. Considere a palavra 'saia'. Como você dividiria essa palavra em sílabas? E se a palavra fosse 'país', como a acentuaria corretamente? Pense também em como esses conhecimentos ajudariam na compreensão de palavras em contextos mais complexos, como em textos jurídicos ou científicos.

Contextualização

A correta aplicação das regras de encontros vocálicos, consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação é crucial não apenas para a escrita correta em português, mas também para a leitura fluente e compreensiva. Por exemplo, a divisão silábica correta pode alterar o sentido de uma palavra, como em 'pa-ra-nó-i-a' e 'pa-ra-noi-a', sendo a segunda a forma correta. Além disso, o domínio dessas regras facilita a leitura em voz alta, contribuindo para a melhoria da comunicação oral. A contextualização desses conceitos no dia-a-dia, através de exemplos reais e práticos, ajuda a perceber a sua importância e aplicabilidade constantes.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir aos alunos aplicar de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação. Por meio de atividades em grupo, os alunos terão a oportunidade de colaborar, discutir, e resolver problemas relacionados ao tema, solidificando seu entendimento teórico e habilidades práticas. Cada atividade proposta visa reforçar a compreensão e a aplicação das regras de maneira lúdica e contextualizada, facilitando a internalização do conhecimento.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio dos Encontros Linguísticos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reconhecer e classificar corretamente encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos, aplicando as regras estudadas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a identificar e classificar diferentes tipos de encontros vocálicos, consonantais e dígrafos em palavras fornecidas. O desafio consistirá em formar grupos de até 5 pessoas e receber um conjunto de cartas com palavras escritas. Cada grupo deverá separar as cartas de acordo com os tipos de encontros linguísticos presentes em cada palavra, justificando suas escolhas com base nas regras estudadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartas com palavras para cada grupo.

  • Peça que cada grupo separe as palavras de acordo com os encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos.

  • Cada grupo deve apresentar suas classificações e justificar o porquê de cada escolha.

  • Realize uma discussão em classe para esclarecer dúvidas e reforçar o aprendizado.

Atividade 2 - Ciranda das Sílabas e Acentos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a divisão silábica e acentuação de forma dinâmica e visual, auxiliando na fixação e aplicação das regras.

- Descrição: Os alunos, em grupos, participarão de uma atividade lúdica onde deverão 'dançar' de um lado para o outro na sala, representando a divisão silábica e a acentuação correta de palavras. O professor irá ditar palavras que os grupos deverão dividir em sílabas e acentuar corretamente, e os alunos irão se mover pela sala representando cada sílaba e acento.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras básicas de divisão silábica e acentuação.

  • O professor dirá palavras que os alunos deverão dividir em sílabas e acentuar.

  • Cada grupo deverá 'dançar' de um lado para o outro, representando as sílabas e a acentuação correta de cada palavra.

  • Ao final, discuta as dificuldades encontradas e reforce os conceitos aprendidos.

Atividade 3 - Construindo Palavras e Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o uso prático dos conhecimentos de encontros linguísticos em uma situação de escrita colaborativa.

- Descrição: Neste exercício criativo, os alunos irão construir palavras e pequenas histórias utilizando os conceitos de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com partes de palavras que deverão ser combinadas para formar novas palavras e, posteriormente, usar essas palavras em uma pequena história.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com partes de palavras para cada grupo.

  • Peça que os grupos formem palavras completas e corretas, aplicando os conceitos estudados.

  • Cada grupo deve usar as palavras criadas para escrever uma pequena história.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua história e discute as palavras e regras utilizadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Retorno serve para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, identificar áreas que ainda podem ser confusas e ouvir diferentes perspectivas e estratégias de seus colegas. Isso não apenas reforça o conhecimento adquirido, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão, o professor pode reunir todos os alunos no centro da sala e começar com uma breve recapitulação das atividades realizadas. Sugere-se que o professor faça perguntas abertas para estimular a participação de todos, como: 'Qual foi a parte mais desafiadora das atividades que realizamos hoje?' ou 'Como vocês aplicariam o conhecimento sobre encontros vocálicos e consonantais em outros contextos além da sala de aula?'. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e descobertas, garantindo um ambiente de respeito e colaboração.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais dificuldades que você encontrou ao classificar os encontros linguísticos durante as atividades?

2. Como a divisão silábica correta pode alterar o significado de uma palavra ou facilitar a leitura em voz alta?

3. De que maneira o conhecimento sobre dígrafos e encontros vocálicos pode ser aplicado na interpretação de textos, tanto em português quanto em outras línguas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é assegurar que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, vinculando-o a situações reais e destacando a relevância prática dos conceitos estudados. Esta etapa também serve para garantir que os alunos possam refletir sobre como o aprendizado de hoje se integra ao seu conhecimento prévio e como aplicar essas habilidades no dia-a-dia, reforçando a aprendizagem a longo prazo.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados: encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação. É crucial recapitular como esses elementos se interligam e como aplicá-los corretamente em palavras individuais e em contextos mais amplos, como textos variados.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades interativas, permitindo aos alunos aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações práticas e desafiadoras. Isso ajudou a solidificar a compreensão dos conceitos e a visualizar sua utilidade em contextos reais, como na leitura e na escrita diárias.

Fechamento

Por fim, é essencial enfatizar a importância dos estudos de encontros linguísticos para a comunicação eficaz. Compreender e aplicar corretamente a acentuação e a divisão silábica, por exemplo, não só melhora a escrita, mas também a leitura, facilitando a interpretação precisa e fluente de textos diversos. Este conhecimento é uma ferramenta valiosa para a vida acadêmica e profissional dos alunos.

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