Entrar

Plano de aula de Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Português

Original Teachy

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  • Compreender a formação das palavras através de processos de derivação e composição.
  • Identificar e analisar exemplos de palavras que passaram por estes processos.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e aprimorar o vocabulário.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a curiosidade sobre a origem das palavras e a dinâmica da língua portuguesa.
  • Estimular a prática da leitura e da escrita para além do contexto escolar.
  • Promover a troca de aprendizado entre os alunos através de atividades em grupo.

Nesta etapa, o professor deve apresentar os objetivos da aula de forma clara e sucinta, contextualizando a importância do tópico a ser abordado. Logo após, deve-se verificar se os alunos têm alguma dúvida ou comentário a fazer a respeito dos objetivos propostos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deve iniciar a aula revisando brevemente conceitos relacionados à estrutura das palavras (morfemas, radicais, prefixos, sufixos) e categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, verbos, etc.).
    • Esta revisão pode ser feita através de uma breve exposição oral, perguntas dirigidas aos alunos e/ou uma atividade rápida de fixação.
  2. Situações-Problema:

    • O professor pode apresentar aos alunos duas situações-problema que envolvam a formação de palavras.
      1. Por exemplo, a criação de um novo produto ou aplicativo e a necessidade de criar um nome para ele, explorando o processo de derivação.
      2. Outra situação pode ser a análise de palavras compostas em títulos de notícias ou artigos, incentivando os alunos a identificar os processos de composição envolvidos.
  3. Contextualização:

    • O professor deve enfatizar a importância dos processos de formação de palavras para a compreensão e uso adequado da língua portuguesa, tanto na fala quanto na escrita.
    • Pode-se mencionar como a habilidade de desmembrar palavras e identificar seus componentes pode auxiliar na compreensão de textos complexos, na produção de textos coesos e até mesmo em provas de vestibular.
  4. Atenção e Curiosidade:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a origem de palavras comuns do nosso cotidiano, mostrando como elas foram formadas através dos processos de derivação e composição.
    • Outra estratégia é apresentar palavras que foram incorporadas recentemente ao português, como "blog", "podcast", "selfie", e discutir como essas palavras foram formadas.

Ao final dessa etapa, os alunos devem ter uma compreensão básica do que é a formação de palavras e por que ela é importante. Eles também devem estar motivados a aprender mais sobre o assunto, graças à contextualização e às curiosidades apresentadas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos)

    • Derivação: O professor deve explicar que a derivação é um processo que consiste na formação de uma nova palavra a partir de uma palavra-base, mediante a adição de afixos (prefixos e sufixos).

      • Derivação Prefixal: Explicar que ocorre quando se acrescenta um prefixo à palavra-base. Exemplos: desfazer, inativo.
      • Derivação Sufixal: Ocorre quando se acrescenta um sufixo à palavra-base. Exemplos: felizmente, passarinho.
      • Derivação Parassintética: Ocorre quando se acrescenta um prefixo e um sufixo à palavra-base ao mesmo tempo. Exemplos: entristecer, despedaçar.
    • Composição: O professor deve explicar que a composição é um processo que consiste na formação de uma nova palavra pela junção de duas ou mais palavras ou radicais.

      • Composição por Aglutinação: Explicar que ocorre quando as palavras ou radicais que se unem perdem elementos fonéticos. Exemplos: planalto, aguardente.
      • Composição por Justaposição: Ocorre quando as palavras ou radicais se unem sem perder elementos fonéticos. Exemplos: girassol, passatempo.
  2. Exemplificação (5 - 7 minutos)

    • O professor deve apresentar diversos exemplos de palavras formadas por derivação e composição, explicando passo a passo como cada palavra foi formada.
    • É importante que os alunos tenham a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas durante essa etapa.
  3. Prática Guiada (5 - 6 minutos)

    • O professor deve propor alguns exercícios para que os alunos pratiquem a identificação dos processos de formação de palavras.
    • Esses exercícios podem ser resolvidos em conjunto, com o professor guiando os alunos na análise das palavras e na identificação dos processos de formação.

Ao final dessa etapa, os alunos devem ter um entendimento sólido dos processos de formação de palavras e serem capazes de identificar esses processos em palavras do cotidiano. Além disso, eles devem ter tido a oportunidade de esclarecer dúvidas e praticar os conceitos aprendidos com o apoio do professor.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Reflexão e Conexões (5 - 6 minutos)

    • Pedir aos alunos que reflitam sobre a importância dos processos de formação de palavras na língua portuguesa e como eles podem ser aplicados em suas vidas diárias. Por exemplo, eles podem pensar em como a derivação e a composição são usadas na criação de novas palavras e expressões, especialmente em contextos como a internet e as redes sociais.
    • Solicitar que os alunos façam conexões entre os conceitos aprendidos na aula e outros tópicos de estudo da língua portuguesa, como a leitura e interpretação de textos, a produção escrita, e a aquisição de vocabulário.
    • Propor que eles pensem em como o conhecimento sobre a formação de palavras pode ajudá-los a entender melhor a estrutura e o significado das palavras, facilitando a compreensão de textos complexos e a realização de provas de vestibular.
  2. Autoavaliação (3 - 4 minutos)

    • Pedir para que os alunos, individualmente, respondam às seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos devem anotar suas respostas em um caderno ou folha de papel. Essa atividade será útil para que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem, identifiquem pontos de dificuldade e estabeleçam metas para a próxima aula.
  3. Feedback e Encerramento (2 - 3 minutos)

    • O professor deve encerrar a aula reforçando os conceitos principais e destacando a importância dos processos de formação de palavras para a compreensão e uso adequado da língua portuguesa.
    • Pode-se abrir um espaço para que os alunos compartilhem as respostas das perguntas de autoavaliação, se sentirem confortáveis. Essa troca pode ser enriquecedora e incentivar a aprendizagem colaborativa.
    • Por fim, o professor deve recolher as dúvidas que ainda permaneceram, para serem esclarecidas na próxima aula ou no decorrer do curso.

Ao final dessa etapa, os alunos devem ter refletido sobre o que aprenderam, feito conexões com a prática e o mundo real, e identificado áreas para aprofundamento ou revisão. O professor, por sua vez, deve ter uma visão mais clara das dificuldades dos alunos e dos pontos que precisam ser reforçados nas próximas aulas.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos:

    • O professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando os processos de derivação e composição, bem como os diferentes tipos de cada um deles.
    • É importante reforçar a aplicação desses processos na formação de palavras em Português, destacando exemplos práticos que foram discutidos durante a aula.
  2. Conexão da Teoria à Prática:

    • O professor deve enfatizar como a aula interligou conceitos teóricos - os processos de formação de palavras - com a prática, através dos exercícios de identificação e análise desses processos em palavras reais.
    • Além disso, deve-se ressaltar como o conhecimento desses processos é útil não apenas para a análise linguística, mas também para a compreensão de textos, a produção de escrita e a expansão do vocabulário.
  3. Materiais Complementares:

    • O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre a formação de palavras.
    • Esses materiais podem incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos e jogos de palavras que envolvam a identificação dos processos de formação.
    • É importante orientar os alunos sobre como usar esses materiais de forma eficaz, incentivando a leitura crítica e o estudo autônomo.
  4. Relevância do Conteúdo:

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do estudo dos processos de formação de palavras para a vida cotidiana dos alunos.
    • Pode-se mencionar, por exemplo, como a habilidade de decompor palavras e entender sua estrutura pode auxiliar na compreensão de textos complexos, na produção de textos coesos e até mesmo em provas de vestibular.
    • Além disso, pode-se destacar a relevância desse conhecimento para a criatividade e a inovação linguística, especialmente em contextos digitais, onde novas palavras e expressões são constantemente criadas.

Ao final dessa etapa, os alunos devem ter consolidado os aprendizados da aula, reconhecido a importância dos processos de formação de palavras para a língua portuguesa e recebido orientações para continuar aprendendo sobre o tema. O professor, por sua vez, deve ter conduzido um fechamento eficaz da aula, que reforça os conteúdos aprendidos e motiva os alunos a seguirem explorando o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies