Entrar

Plano de aula de Substantivo: Flexão de Gênero e Variação de Grau

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Substantivo: Flexão de Gênero e Variação de Grau

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a flexão de gênero do substantivo: Os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente a flexão de gênero nos substantivos, seja para transformá-los de masculino para feminino ou vice-versa. Isso inclui a capacidade de identificar o gênero dos substantivos e de aplicar as regras de flexão de gênero corretamente.

  2. Identificar a variação de grau do substantivo: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e aplicar a variação de grau nos substantivos, seja para transformá-los de singular para plural ou para formar o grau aumentativo e diminutivo. Isso inclui a compreensão das regras de formação do plural e do grau.

  3. Praticar a aplicação das regras de flexão de gênero e variação de grau: Os alunos devem ser capazes de aplicar as regras de flexão de gênero e variação de grau de forma consistente e correta em exercícios práticos. Isso inclui a habilidade de transformar substantivos de um gênero para outro e de singular para plural, bem como de formar o grau aumentativo e diminutivo.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de análise linguística: Ao estudar a flexão de gênero e a variação de grau, os alunos serão expostos a aspectos fundamentais da estrutura da língua e, assim, desenvolverão habilidades de análise linguística.

  • Promover a prática da escrita correta: Ao aprender a flexão de gênero e a variação de grau, os alunos também estarão aprendendo a escrever corretamente, o que é fundamental para a comunicação eficaz em qualquer contexto escrito.

  • Estimular a atenção aos detalhes: A flexão de gênero e variação de grau podem parecer detalhes pequenos, mas são fundamentais para a precisão linguística. Portanto, esta aula também visa estimular a atenção aos detalhes entre os alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula revisando os conceitos de substantivo, gênero e número (singular e plural) que foram estudados nas aulas anteriores. Essa revisão pode ser feita de forma interativa, pedindo aos alunos que forneçam exemplos de substantivos, identifiquem o gênero e o número dos substantivos fornecidos, etc. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que envolvam a flexão de gênero e a variação de grau. Por exemplo:

    • "Como podemos transformar a palavra 'gato' em seu equivalente feminino?"
    • "Como podemos transformar a palavra 'menino' para indicar que estamos falando de mais de um?" O professor deve encorajar os alunos a pensarem em possíveis soluções, mas sem dar as respostas imediatamente. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância da flexão de gênero e variação de grau, explicando que esses conceitos são fundamentais para a comunicação eficaz em português. O professor pode dar exemplos de como a falta de flexão de gênero ou variação de grau pode levar a mal-entendidos ou a uma comunicação ineficaz. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para finalizar a Introdução e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre a flexão de gênero e variação de grau. Por exemplo:

    • "Você sabia que em algumas línguas, como o alemão, além do masculino e feminino, existem também substantivos de gênero neutro?"
    • "Você sabia que em português, além do singular e plural, também podemos formar o grau aumentativo e diminutivo de alguns substantivos?" O professor deve garantir que os alunos compreendam esses conceitos e estejam prontos para começar a aula. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos):

    1.1. Flexão de Gênero: O professor deve começar explicando que a flexão de gênero é usada para indicar se um substantivo é masculino ou feminino. Ele deve então apresentar as regras básicas para a flexão de gênero em português, explicando que a maioria dos substantivos forma o feminino adicionando um "a" ao final da palavra (por exemplo: menino - menina), mas que há exceções a essa regra (por exemplo: rapaz - moça). O professor deve também explicar que em alguns casos, o gênero do substantivo é indicado pelo artigo que o acompanha (por exemplo: o menino - a menina).

    1.2. Variação de Grau: Em seguida, o professor deve explicar que a variação de grau é usada para indicar se um substantivo está no singular ou plural, ou se está no grau aumentativo ou diminutivo. Ele deve então apresentar as regras básicas para a variação de grau em português, explicando que a maioria dos substantivos forma o plural adicionando um "s" ao final da palavra (por exemplo: menino - meninos), mas que também há exceções a essa regra (por exemplo: pão - pães). O professor deve também explicar que para formar o grau aumentativo, adicionamos os sufixos "ão" ou "ona" ao substantivo (por exemplo: menino - meninão, menina - meninona), e para formar o grau diminutivo, adicionamos os sufixos "inho" ou "inha" (por exemplo: menino - menininho, menina - menininha).

    1.3. Exemplos e Prática Guiada: O professor deve então fornecer vários exemplos de substantivos e pedir aos alunos para identificar o gênero e o número dos substantivos e para formar o grau aumentativo e diminutivo. Por exemplo, o professor pode escrever no quadro as palavras "gato", "menino", "pão" e "menininha", e pedir aos alunos para identificar o gênero e o número dos substantivos e para identificar se a palavra está no grau aumentativo ou diminutivo.

  2. Atividades Práticas (10 - 13 minutos):

    2.1. Atividade de Preenchimento de Lacunas: O professor deve distribuir uma folha de atividade que contenha várias sentenças com lacunas que os alunos devem preencher com o substantivo apropriado, variando o gênero e o grau conforme necessário. Por exemplo, uma sentença pode ser "O ________ é bonito", e os alunos devem preenchê-la com o substantivo apropriado, variando o gênero e o grau conforme necessário (por exemplo: "O menino é bonito", "A menina é bonita", "Os meninos são bonitos", "As meninas são bonitas", etc.). (5 - 7 minutos)

    2.2. Atividade de Criação de Frases: O professor deve então pedir aos alunos para criarem suas próprias frases usando substantivos que variem o gênero e o grau. Os alunos devem escrever suas frases em uma folha de atividade e, em seguida, compartilhar suas frases com a classe. O professor deve corrigir quaisquer erros e fornecer feedback conforme necessário. (5 - 6 minutos)

  3. Revisão e Feedback (3 - 5 minutos): O professor deve revisar os conceitos e as regras apresentadas e discutir as respostas das atividades com a classe. O professor deve fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a atividade. O professor deve então concluir a aula, recapitulando os principais pontos e incentivando os alunos a continuarem praticando a flexão de gênero e a variação de grau em casa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Conexão com a Prática (3 - 4 minutos): O professor deve começar esta etapa fazendo a conexão entre a teoria apresentada e a sua aplicação na prática. Para isso, ele pode:

    1.1. Revisar as Atividades Realizadas: O professor deve revisar as atividades práticas realizadas na aula, destacando como os conceitos de flexão de gênero e variação de grau foram aplicados para transformar os substantivos de acordo com o contexto das frases.

    1.2. Apresentar Novos Exemplos Práticos: O professor pode apresentar novos exemplos de frases ou textos que os alunos teriam dificuldade em entender sem o conhecimento da flexão de gênero e variação de grau. Por exemplo, o professor pode apresentar uma frase como "Os _______ estão brincando com as _______" e pedir aos alunos para preencher as lacunas com os substantivos apropriados. Outro exemplo poderia ser a leitura de um texto curto que contém vários substantivos que variam em gênero e grau, e pedir aos alunos para identificar e explicar as mudanças.

  2. Reflexão sobre a Aula (2 - 3 minutos): O professor deve então pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para isso, ele pode:

    2.1. Perguntas para Reflexão: O professor pode fazer algumas perguntas para os alunos refletirem, como: 1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" 2. "Quais questões ainda não foram respondidas?" 3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais de comunicação?"

    2.2. Espaço para Comentários: O professor deve dar aos alunos a oportunidade de compartilhar suas respostas e comentários. Ele deve encorajar os alunos a expressarem suas opiniões e a fazerem perguntas, garantindo que todos se sintam à vontade para participar.

  3. Materiais de Estudo Adicionais (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a flexão de gênero e variação de grau. Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, entre outros. O professor deve fornecer os nomes e os links desses materiais, para que os alunos possam acessá-los facilmente.

  4. Encerramento da Aula (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reforçar a importância do assunto estudado e motivar os alunos a continuar praticando e estudando. Ele deve agradecer aos alunos pela participação e encorajá-los a trazerem quaisquer dúvidas ou questões para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de flexão de gênero e variação de grau, as regras para a formação do feminino, plural, aumentativo e diminutivo, e a importância da correta aplicação dessas regras na comunicação em português. O professor deve resumir brevemente as atividades práticas realizadas e os exemplos discutidos, destacando como eles ilustram e reforçam os conceitos teóricos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele deve enfatizar que, além de aprender as regras de flexão de gênero e variação de grau, os alunos também tiveram a oportunidade de praticar a aplicação dessas regras em um contexto significativo e de discutir a importância desses conceitos para a comunicação eficaz em português. O professor deve destacar que a prática desses conceitos durante a aula ajudará os alunos a se tornarem mais proficientes na escrita e na leitura em português.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a flexão de gênero e variação de grau. Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, entre outros. O professor deve fornecer os nomes e os links desses materiais, para que os alunos possam acessá-los facilmente.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância da flexão de gênero e variação de grau para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar que a habilidade de usar corretamente a flexão de gênero e a variação de grau é fundamental para a comunicação eficaz em português, seja na escrita ou na fala. O professor deve encorajar os alunos a continuarem praticando esses conceitos fora da sala de aula, seja lendo textos em português e identificando a flexão de gênero e variação de grau, seja escrevendo suas próprias frases e aplicando essas regras. Ele deve reforçar que, com prática e estudo contínuos, os alunos se tornarão cada vez mais proficientes na flexão de gênero e variação de grau, o que contribuirá para a sua habilidade geral em português.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies