Entrar

Plano de aula de Substantivo: Flexão de Gênero e Variação de Grau

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Substantivo: Flexão de Gênero e Variação de Grau

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de identificar o gênero dos substantivos, compreendendo as regras gerais e as exceções.
  2. Capacitar os alunos a flexionar corretamente o gênero dos substantivos, tanto no masculino quanto no feminino.
  3. Ensinar os alunos a variar o grau dos substantivos, passando-os do singular para o plural e vice-versa.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio de atividades práticas e lúdicas.
  • Incentivar o Desenvolvimento da escrita correta e da oralidade fluente.
  • Fomentar a compreensão da importância do uso correto do gênero e do grau dos substantivos na comunicação efetiva.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de substantivo, gênero e número. Pode-se fazer um breve questionamento para verificar o entendimento prévio dos alunos sobre esses temas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o novo conteúdo.

    • Primeira situação: "Por que usamos 'o mar' e 'a lua' se ambos são coisas inanimadas?"
    • Segunda situação: "Como podemos transformar 'o livro' em 'muitos livros' sem alterar o sentido da frase?" (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor, então, explica a importância do estudo da flexão de gênero e variação de grau dos substantivos para a comunicação efetiva, destacando que essas habilidades são fundamentais para a escrita correta e a compreensão de textos diversos. Pode mencionar exemplos de profissões que exigem o uso correto dessas regras, como escritores, jornalistas e revisores de texto. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a flexão de gênero e variação de grau dos substantivos:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que em algumas línguas, como o alemão, os substantivos podem ter três gêneros diferentes: masculino, feminino e neutro?"
    • Curiosidade 2: "E que em algumas profissões, como médico e professor, o gênero do substantivo pode variar de acordo com o gênero da pessoa que exerce a profissão?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Criação de Personagens":

    • O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos.
    • Cada grupo deve criar um personagem fictício, dando-lhe um nome e descrevendo suas características físicas, personalidade, profissão, etc.
    • Os alunos devem prestar atenção na escolha dos substantivos, flexionando corretamente seu gênero e variando seu grau, de acordo com as características do personagem.
    • Ao final da atividade, os grupos devem apresentar seus personagens para a turma, lendo as descrições em voz alta.
    • O professor e os demais alunos devem prestar atenção na correta flexão de gênero e variação de grau dos substantivos.
    • Essa atividade tem como objetivo aplicar o conteúdo teórico de forma prática e lúdica, reforçando a habilidade de flexionar corretamente o gênero e o grau dos substantivos. (10 - 15 minutos)
  2. Atividade "Caça ao Tesouro de Substantivos":

    • O professor espalha pela sala de aula cartões com substantivos escritos. Alguns cartões terão o substantivo no masculino e outros no feminino. Além disso, os substantivos estarão em singular e plural, misturados.
    • Os alunos, ainda em grupos, devem encontrar pares de substantivos que estejam no mesmo gênero e grau, formando, assim, um "tesouro".
    • O grupo que encontrar mais pares de substantivos corretos será o vencedor.
    • Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de identificar o gênero e o grau dos substantivos de maneira lúdica e competitiva. (10 - 15 minutos)
  3. Atividade "Jogo da Memória dos Substantivos":

    • O professor prepara cartões de memória com pares de substantivos, um no masculino e outro no feminino, ambos no singular.
    • Os alunos, em grupos, jogam o jogo da memória, virando dois cartões por vez. Ao encontrar um par de substantivos, devem flexioná-lo para o plural e dizer uma frase com o substantivo no plural.
    • O professor e os demais alunos devem verificar se a flexão de gênero e a variação de grau foram feitas corretamente.
    • Essa atividade tem como objetivo reforçar a habilidade de flexionar o gênero e variar o grau dos substantivos de maneira divertida e desafiadora. (10 - 15 minutos)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor promove uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências, desafios e aprendizados.
    • Cada grupo terá, no máximo, 3 minutos para apresentar suas conclusões. Os alunos devem ser incentivados a falar sobre como aplicaram o conhecimento teórico na resolução das atividades, quais dificuldades encontraram e como as superaram.
    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos e aprofundar a compreensão do conteúdo. Por exemplo: "Por que vocês escolheram flexionar esse substantivo desta maneira?" ou "Como vocês decidiram variar o grau deste substantivo?"
    • O professor também deve reforçar os acertos e corrigir possíveis erros, sempre de forma construtiva e respeitosa.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor, então, faz uma ligação entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele pode, por exemplo, mostrar como a criação dos personagens permitiu aos alunos praticar a flexão de gênero e a variação de grau dos substantivos de forma contextualizada e significativa.
    • Da mesma forma, o professor pode destacar como as atividades de caça ao tesouro e jogo da memória contribuíram para o Desenvolvimento da habilidade de identificar e associar substantivos no mesmo gênero e grau.
    • Essa etapa é fundamental para consolidar o aprendizado e mostrar aos alunos a relevância do conteúdo estudado para o dia a dia.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor convida alguns alunos a compartilhar suas respostas com a turma.
    • Essa atividade tem como objetivo promover a metacognição, ou seja, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem. Ao pensar sobre o que aprenderam e o que ainda não entenderam completamente, os alunos se tornam mais conscientes de seu próprio processo de aprendizagem, o que pode ajudá-los a estudar de maneira mais eficaz no futuro.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula, reforçando a definição de substantivo e a importância de identificar e flexionar corretamente o gênero e o grau dessas palavras.
    • Ele pode relembrar as regras gerais para a flexão de gênero e variação de grau dos substantivos, bem como as exceções mais comuns.
    • O professor também destaca as principais dificuldades encontradas pelos alunos durante as atividades práticas, reforçando a necessidade de prática constante para o domínio dessas habilidades.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conteúdo. Ele pode, por exemplo, mencionar como as atividades práticas ajudaram os alunos a aplicar as regras de flexão de gênero e variação de grau dos substantivos de maneira contextualizada e significativa.
    • Além disso, o professor pode destacar como essas habilidades são úteis no dia a dia, na escrita de textos variados e na compreensão de leituras.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros, sites, vídeos, jogos educativos, entre outros.
    • Ele também pode indicar exercícios online ou para serem feitos em casa, para que os alunos possam continuar praticando o que foi aprendido na aula.
  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia e para a formação dos alunos. Ele pode mencionar, por exemplo, como o domínio da flexão de gênero e variação de grau dos substantivos é fundamental para a escrita correta e a compreensão de textos variados.
    • O professor também pode destacar como essas habilidades são valorizadas em diferentes contextos, como no mercado de trabalho e na vida acadêmica.
  5. Encerramento:

    • O professor encerra a aula agradecendo a participação e o empenho dos alunos, ressaltando a importância da prática contínua e do estudo autônomo para o aprendizado efetivo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies