Entrar

Plano de aula de Funções Orgânicas: Fenol

Química

Original Teachy

'EM13CNT104'

Funções Orgânicas: Fenol

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Funções Orgânicas: Fenol

Palavras ChaveFunções Orgânicas, Fenol, Química Orgânica, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Mindfulness, Estrutura Molecular, Propriedades Físicas, Propriedades Químicas, Aplicações Práticas, Impacto Ambiental, RULER, Autoavaliação, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor multimídia, Computador com acesso à internet, Materiais de pesquisa (livros, revistas científicas, artigos), Folhas de papel, Canetas, Produtos contendo fenóis para análise (antissépticos, desinfetantes, cosméticos)
Códigos BNCCEM13CNT104: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Orgânica

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e objetiva para o entendimento dos fenóis, focando nas habilidades cognitivas necessárias para reconhecer e compreender esse grupo funcional. Ao definir esses objetivos, busca-se também integrar aspectos socioemocionais, como a capacidade de reconhecer e entender emoções relacionadas ao processo de aprendizagem, encorajando os alunos a expressarem suas dúvidas e sentimentos sobre o conteúdo, promovendo um ambiente de sala de aula mais colaborativo e empático.

Objetivos Principais

1. Compreender a estrutura dos fenóis, identificando a ligação da hidroxila ao anel aromático.

2. Indicar as propriedades e características principais dos fenóis, incluindo suas reações químicas e aplicações.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Foco e Concentração

Mindfulness: Foco no Presente

1. Preparação do Ambiente: Solicite aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando no colo. Diminua as luzes se possível e peça para que fechem os olhos.

2. Início da Respiração: Instrua os alunos a começarem a respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar e depois soltando lentamente pela boca. Repita isso por três vezes.

3. Guiando a Atenção: Peça para que os alunos direcionem a atenção à sua respiração, sentindo o ar entrando e saindo do corpo. Oriente-os a focar no movimento do abdômen ou do peito subindo e descendo.

4. Exploração Sensorial: Instrua os alunos a prestar atenção aos sons ao redor, às sensações do corpo contra a cadeira e qualquer outro detalhe perceptível do ambiente, sem julgamento.

5. Retorno Gradual: Após cerca de 5 minutos de foco na respiração e nas sensações, peça que lentamente abram os olhos e retornem a atenção ao ambiente da sala de aula, prontos para começar a aula com foco e concentração.

Contextualização do Conteúdo

Os fenóis são compostos orgânicos de grande relevância tanto na química quanto na nossa vida cotidiana. Eles estão presentes em muitos produtos que usamos diariamente, como antissépticos e desinfetantes. Além disso, fenóis são componentes importantes em substâncias naturais, como algumas vitaminas e hormônios vegetais. Compreender suas propriedades e características nos ajuda a entender melhor como esses compostos influenciam nossa saúde e o meio ambiente. Ao aprender sobre fenóis e suas aplicações, os alunos podem desenvolver uma maior consciência social e responsabilidade, reconhecendo a importância da química no desenvolvimento de soluções para problemas reais, como a desinfecção e a preservação de materiais.

Desenvolvimento

Duração: 65 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Fenol: Explique que fenóis são compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (-OH) diretamente ligadas a um anel aromático. Destaque a diferença entre fenóis e álcoois, que possuem a hidroxila ligada a um carbono saturado.

2. Estrutura Molecular: Mostre a estrutura do fenol mais simples, o hidroxi-benzeno (C6H5OH). Ressalte a importância da ressonância na estabilidade do anel aromático e como a presença da hidroxila influencia essa estabilidade.

3. Propriedades Físicas: Detalhe as propriedades físicas dos fenóis, como ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade em água. Explique que os fenóis, devido à hidroxila, podem formar ligações de hidrogênio, o que afeta suas propriedades físicas.

4. Propriedades Químicas: Discuta as principais reações químicas dos fenóis, incluindo a reação com bases fortes para formar fenóxidos, a nitratação e a halogenação do anel aromático. Use exemplos de reações para ilustrar esses conceitos.

5. Exemplos e Aplicações: Forneça exemplos de fenóis comumente encontrados, como o próprio fenol, a timol e o eugenol. Explique suas aplicações práticas, como antissépticos, conservantes e componentes de fragrâncias.

6. Impacto na Saúde e no Meio Ambiente: Aborde a importância dos fenóis na saúde, tanto como compostos benéficos quanto como possíveis tóxicos. Discuta a relevância ambiental, incluindo a biodegradabilidade e o impacto dos fenóis na poluição da água.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 45 a 50 minutos

Explorando Fenóis no Cotidiano

Os alunos investigarão produtos do cotidiano que contêm fenóis, identificando suas propriedades e discutindo seus usos e impactos sociais e ambientais.

1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Cada grupo deve escolher um produto do cotidiano que contenha fenóis, como antissépticos, desinfetantes ou cosméticos.

3. Pesquise as propriedades dos fenóis presentes no produto escolhido, suas funções e como eles influenciam a eficácia do produto.

4. Prepare uma apresentação curta (5 minutos) onde o grupo explicará suas descobertas, destacando a importância do fenol no produto e discutindo possíveis impactos sociais e ambientais.

5. Os grupos devem responder perguntas e receber feedback dos colegas e do professor sobre suas apresentações.

Discussão e Feedback em Grupo

Durante a discussão em grupo, oriente os alunos a reconhecer as emoções ao apresentar e receber feedback, observando como se sentem ao compartilhar informações e receber críticas construtivas. Compreenda as causas dessas emoções discutindo os fatores que podem influenciar sentimentos de ansiedade ou confiança. Nomeie as emoções corretamente, incentivando os alunos a expressarem claramente como se sentem usando termos apropriados como 'nervoso', 'entusiasmado' ou 'confuso'. Expresse as emoções de maneira apropriada, promovendo um ambiente de respeito e empatia onde todos se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos. Regule as emoções, ajudando os alunos a desenvolver estratégias para lidar com sentimentos negativos, como respirar fundo ou fazer uma pausa antes de responder.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula, especialmente durante as apresentações em grupo. Peça para que descrevam como se sentiram ao apresentar suas ideias e receber feedback, e como geriram essas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão aberta, onde os alunos podem compartilhar suas experiências e sentimentos com a turma. Incentive-os a falar sobre o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado em termos de regulação emocional durante a atividade.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos podem desenvolver uma maior percepção de suas emoções e aprender a gerenciá-las de maneira mais eficiente, promovendo um ambiente de aprendizagem mais saudável e produtivo.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de estabelecer metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo discutido na aula. Peça para que cada aluno defina uma meta relacionada ao entendimento e aplicação dos conhecimentos sobre fenóis, bem como uma meta pessoal que envolva uma melhoria em suas habilidades socioemocionais, como maior autoconfiança ao falar em público ou melhor gerenciamento do estresse.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender profundamente as propriedades e aplicações dos fenóis.

2. Aplicar o conhecimento sobre fenóis em situações do cotidiano e em problemas práticos.

3. Desenvolver maior autoconfiança em apresentações e discussões em grupo.

4. Melhorar a capacidade de gerir emoções durante situações desafiadoras.

5. Promover um ambiente de sala de aula mais empático e colaborativo. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras, os alunos podem direcionar seus esforços de maneira mais eficaz, desenvolvendo tanto suas habilidades cognitivas quanto socioemocionais, o que os preparará melhor para futuros desafios acadêmicos e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies