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Plano de aula de Danças: Injustiça e Preconceito

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF12'

Danças: Injustiça e Preconceito

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Danças: Injustiça e Preconceito

Palavras ChaveDança, Injustiça Social, Preconceito, Educação Física, Competências Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Empoderamento, Expressão Cultural, Resistência, Hip-Hop, Apartheid, Racismo, Desigualdade de Gênero, Bullying, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCaixa de som, Playlist de músicas variadas, Espaço amplo para movimentação, Papel e caneta para reflexão escrita, Roupas confortáveis para os alunos, Cartazes ou quadro branco para anotações, Dispositivos para gravação de vídeo (opcional)
Códigos BNCCEF35EF12: Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem como finalidade introduzir os alunos ao tema da aula, destacando a relevância da dança como um meio de expressão social e cultural. Ao compreenderem o papel da dança na luta contra a injustiça e o preconceito, os alunos começarão a desenvolver uma consciência crítica e empática, alinhada às competências socioemocionais que serão trabalhadas ao longo da aula.

Objetivos Principais

1. Perceber a importância da dança como um elemento social e cultural.

2. Compreender como a dança pode ser utilizada como uma ferramenta para expressar movimentos contra a injustiça social e o preconceito.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Caminho da Serenidade

Meditação Guiada

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua-os a fecharem os olhos e a colocarem as mãos sobre os joelhos ou no colo.

3. Explique que eles devem se concentrar na respiração, inspirando profundamente pelo nariz e expirando lentamente pela boca.

4. Oriente-os a imaginarem um lugar calmo e seguro, como uma praia tranquila ou um campo florido.

5. Durante alguns minutos, narre uma cena relaxante, descrevendo detalhes como a brisa suave, o som das ondas ou o canto dos pássaros.

6. Encoraje os alunos a trazerem a atenção de volta à sala de aula lentamente, abrindo os olhos e alongando-se suavemente.

Contextualização do Conteúdo

A dança sempre foi uma forma poderosa de expressão cultural e social. Em muitas comunidades, a dança é utilizada não apenas para celebrar, mas também para protestar e resistir. Por exemplo, durante o apartheid na África do Sul, danças tradicionais foram usadas como forma de resistência cultural contra a opressão. Além disso, movimentos como o hip-hop nasceram em ambientes urbanos como uma resposta ao racismo e à desigualdade social, oferecendo uma plataforma para que vozes marginalizadas fossem ouvidas.

Ao reconhecer a dança como uma ferramenta para expressar emoções e narrativas complexas, os alunos podem desenvolver uma empatia maior por diferentes experiências de vida. A dança pode ser vista como uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, promovendo uma compreensão mais profunda das lutas contra a injustiça social e o preconceito.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Definição de Dança: A dança é uma forma de arte que envolve a movimentação do corpo de maneira ritmada, geralmente ao som de música. É uma expressão cultural e pode ter significados diversos dependendo do contexto social e histórico.

2. Dança como Elemento Social: A dança é frequentemente utilizada como uma ferramenta para expressar sentimentos e narrativas sociais. Exemplos incluem danças tradicionais em cerimônias culturais e movimentos de dança urbana como o hip-hop, que emergiram como formas de resistência e expressão de desafios sociais.

3. Injustiça Social e Preconceito: Injustiça social refere-se a situações onde há desigualdade e discriminação entre diferentes grupos sociais. O preconceito é uma opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento, razão ou experiência justa.

4. A Dança na Luta Contra a Injustiça: Movimentos de dança têm sido utilizados historicamente para lutar contra a injustiça e o preconceito. Por exemplo, durante o apartheid na África do Sul, danças tradicionais foram usadas como uma forma de resistência cultural.

5. Exemplos Práticos: Explique aos alunos como danças como o hip-hop, nascidas em ambientes urbanos, serviram como uma resposta ao racismo e à desigualdade social, oferecendo uma plataforma para que vozes marginalizadas fossem ouvidas.

6. Analogias e Comparações: Compare a dança com outras formas de expressão artística, como a música e a pintura, para ajudar os alunos a entenderem como cada uma pode ser usada para expressar emoções e protestos sociais.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 40 minutos)

Movimentos de Resistência

Nesta atividade, os alunos irão criar e apresentar uma dança que represente um movimento contra a injustiça social ou o preconceito. Eles deverão trabalhar em grupos, escolher um tema específico e elaborar uma coreografia que transmita uma mensagem de resistência e empoderamento.

1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.

2. Peça que cada grupo escolha um tema relacionado à injustiça social ou preconceito (por exemplo, racismo, desigualdade de gênero, bullying).

3. Instrua os grupos a discutirem como a dança pode ser utilizada para expressar suas ideias e sentimentos sobre o tema escolhido.

4. Dê tempo para que os grupos criem uma coreografia que represente seu tema. Incentive-os a pensar em movimentos que transmitam emoções específicas.

5. Após a criação das coreografias, cada grupo deverá apresentar sua dança para a turma.

6. Após cada apresentação, peça aos alunos que descrevam as emoções e mensagens que tentaram transmitir com seus movimentos.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções expressadas nas danças, tanto pelos dançarinos quanto pelos espectadores. Compreenda as causas e consequências dessas emoções, discutindo como a injustiça social e o preconceito afetam as pessoas. Nomeie as emoções corretamente, incentivando os alunos a identificarem sentimentos como raiva, tristeza, esperança e empoderamento. Expresse as emoções de maneira apropriada, encorajando os alunos a falarem sobre suas experiências pessoais e observações de maneira respeitosa. Por fim, Regule as emoções eficientemente, discutindo estratégias para lidar com sentimentos negativos e promover a empatia e a solidariedade.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a criação e apresentação das danças. Peça-lhes que pensem em como se sentiram em diferentes momentos da atividade, desde a escolha do tema até a apresentação final. Encoraje-os a compartilhar como lidaram com suas emoções e o que aprenderam sobre si mesmos e sobre os outros. Para a reflexão escrita, forneça perguntas orientadoras, como: 'Quais foram os maiores desafios que enfrentei?', 'Como me senti durante a atividade?' e 'O que fiz para gerenciar minhas emoções?'. Para a discussão em grupo, crie um ambiente seguro e acolhedor onde todos se sintam à vontade para compartilhar suas experiências.

Objetivo: O objetivo desta subseção é incentivar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e como geriram suas emoções, os alunos poderão identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Além disso, essa reflexão ajudará a fortalecer a empatia e a compreensão entre os colegas, promovendo um ambiente de apoio mútuo.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça-lhes que pensem em como podem aplicar o que aprenderam sobre a dança como forma de expressão social em suas vidas diárias. Por exemplo, eles podem se comprometer a aprender mais sobre diferentes estilos de dança que promovem a justiça social ou a participar de atividades comunitárias que utilizem a dança como forma de protesto. Incentive-os a escreverem essas metas e a compartilhá-las com a turma, se estiverem confortáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprender sobre diferentes estilos de dança que promovem a justiça social.

2. Participar de atividades comunitárias que utilizem a dança como forma de protesto.

3. Desenvolver uma coreografia própria que represente um tema de justiça social.

4. Praticar a empatia e a compreensão ao discutir temas de injustiça social e preconceito.

5. Utilizar a dança como uma forma de expressão emocional e social em atividades escolares. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas relacionadas ao conteúdo da aula, os alunos serão incentivados a explorar mais profundamente os temas discutidos e a aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas diárias. Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a promover um desenvolvimento contínuo de competências socioemocionais.

Iara Tip

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