🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Danças de salão

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF12'

Danças de salão

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Danças de salão

Palavras ChaveDanças de Salão, Samba de Gafieira, Forró, Lambada, Salsa, Tango, Valsa, Educação Física, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Vídeos, Performance, Marketing Digital, Gamificação, Trabalho em Equipe, Ferramentas Digitais, Criatividade, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares com câmera, Aplicativos de edição de vídeo (gratuitos), Conta em redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Acesso a ferramentas de criação de jogos online (Kahoot, Quizlet, etc.), Acesso à internet, Espaço adequado para dançar, Figurinos e músicas adequadas para cada estilo de dança
Códigos BNCCEF89EF12: Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.; EF89EF13: Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.; EF89EF14: Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.; EF89EF15: Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa serve para estabelecer claramente o que os alunos deverão alcançar ao longo da aula, preparando-os para se engajar ativamente nas atividades subsequentes. Ao delinear os objetivos, cria-se um direcionamento claro que facilita o aprendizado e permite avaliar o progresso dos alunos de maneira objetiva.

Objetivos principais:

1. Introduzir os alunos às principais características das diferentes modalidades de danças de salão.

2. Familiarizar os alunos com as regras básicas e a diversidade de estilos das danças de salão, como samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa serve para contextualizar os alunos e prepará-los para as atividades práticas da aula. Ao pedir para que busquem fatos interessantes sobre a dança de salão, estimulará a curiosidade e o engajamento. As perguntas chave visam fomentar um debate inicial, aprofundando o entendimento prévio dos alunos sobre o tema e estimulando a troca de conhecimentos entre eles.

Aquecendo

A dança de salão é uma forma de dança social que se originou em diferentes comunidades e culturas ao redor do mundo. Ela inclui uma variedade de estilos, como samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa, cada um com suas próprias características e histórias únicas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer um desses estilos de dança de salão e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais características que diferenciam cada estilo de dança de salão?

2. Qual estilo de dança de salão você acha mais interessante e por quê?

3. Você conhece algum dançarino famoso ou uma competição de dança de salão?

4. Como a dança de salão influenciou a cultura popular, especialmente na música e nos filmes?

5. Quais benefícios físicos e sociais a prática da dança de salão pode proporcionar?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

Esta etapa visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes modalidades de dança de salão através de atividades práticas e interativas. Ao utilizar ferramentas digitais e técnicas modernas, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, fomentar a criatividade e aplicar conhecimentos de forma dinâmica e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dança de Salão: O Reality Show

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Familiarizar os alunos com diferentes estilos de dança de salão e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos irão criar um mini-reality show de dança de salão, onde cada grupo de alunos será responsável por apresentar um estilo de dança diferente. Eles deverão gravar vídeos, incorporar elementos de performance e editar para simular um episódio de um reality show. O objetivo é aprender sobre os diferentes estilos de dança de uma forma divertida e dinâmica, utilizando ferramentas digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher (ou será designado) um estilo de dança de salão: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango ou valsa.

  • Os grupos devem utilizar seus celulares para gravar um vídeo de 3 a 5 minutos, onde cada membro do grupo deve participar de alguma forma (dançando, explicando sobre a dança, etc.).

  • Incentive os alunos a incorporar elementos de performance, como figurino e música adequada ao estilo de dança.

  • Os grupos deverão editar seus vídeos utilizando aplicativos de edição de vídeo gratuitos disponíveis nos celulares ou computadores.

  • Ao final, os vídeos serão apresentados para o resto da turma e discutidos.

Atividade 2 - Influencers da Dança

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e marketing digital, ao mesmo tempo que aprofundam conhecimentos sobre diferentes estilos de dança de salão.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em 'influenciadores digitais' de dança de salão. Eles criarão conteúdos para redes sociais (como Instagram ou TikTok), onde apresentarão e ensinarão passos básicos de um estilo de dança escolhido. A ideia é que eles utilizem as mesmas técnicas de marketing digital que os influenciadores usam para engajar seus seguidores.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher (ou será designado) um estilo de dança de salão: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango ou valsa.

  • Os grupos deverão criar uma conta fictícia de influenciador em uma rede social (ou utilizar uma já existente com permissão).

  • Cada grupo terá que planejar e produzir uma série de posts e vídeos curtos (de 15 a 60 segundos) ensinando passos básicos e destacando características do estilo de dança.

  • Incentive os alunos a utilizar hashtags, descrições criativas e a interagir com comentários fictícios de seguidores.

  • Ao final, os grupos apresentarão suas contas para a turma e discutirão estratégias de engajamento utilizadas.

Atividade 3 - Gamificação da Dança de Salão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade, habilidades tecnológicas e aprofundar o conhecimento sobre os diferentes estilos de dança de salão de uma maneira lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo digital interativo sobre dança de salão, utilizando ferramentas de criação de jogos online. Eles devem incorporar perguntas sobre as características, regras e passos dos diferentes estilos de dança, além de vídeos e desafios interativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher (ou será designado) um estilo de dança de salão: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango ou valsa.

  • Os grupos deverão utilizar ferramentas de criação de jogos online, como Kahoot, Quizlet, ou qualquer outra disponível, para criar um jogo digital interativo.

  • O jogo deve incluir perguntas de múltipla escolha sobre as características e regras do estilo de dança escolhido, bem como vídeos curtos e desafios (por exemplo, pedir aos jogadores para realizar um passo de dança e enviar um vídeo).

  • Cada grupo terá a oportunidade de jogar o jogo criado por outro grupo, promovendo assim uma troca de aprendizados.

  • Ao final, os grupos apresentarão e discutirão os jogos criados.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa serve para consolidar o aprendizado, promover a reflexão crítica sobre as atividades realizadas e estimular a prática do feedback construtivo. Ao discutir os resultados e compartilhar experiências, os alunos reforçam o conhecimento adquirido, identificam áreas de melhoria e celebram as conquistas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e positivo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando-os a compartilhar suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Inicie agradecendo a todos pelo empenho nas atividades. Pergunte a cada grupo o que aprenderam sobre o estilo de dança de salão que escolheram. Incentive os alunos a falar sobre as dificuldades encontradas e como as superaram. Peça que compartilhem os aspectos mais interessantes descobertos durante a pesquisa e execução das atividades. Encoraje a troca de feedbacks positivos e construtivos sobre os vídeos, posts e jogos criados.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdo digital ajudou a aprofundar o conhecimento sobre o estilo de dança de salão escolhido? 2. Quais habilidades, além do conhecimento sobre danças de salão, vocês acreditam que desenvolveram durante as atividades? 3. Como o trabalho em equipe influenciou o resultado final das atividades?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando a técnica do 'feedback sanduíche' (um aspecto positivo, um ponto a melhorar, seguido por outro aspecto positivo). Incentive comentários específicos sobre a contribuição de cada um, destacando habilidades como criatividade, trabalho em equipe e uso das ferramentas digitais.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 A finalidade desta etapa é proporcionar um fechamento consolidado para a aula, revisando de forma divertida e envolvente os principais pontos abordados. Conectando a dança de salão à realidade dos alunos e às dinâmicas do mundo atual, esta conclusão reforça o aprendizado e destaca a relevância prática do conteúdo, preparando-os para levar adiante os conhecimentos adquiridos.

Resumo

Vamos Dançar Juntos!  Hoje, exploramos o fascinante mundo das danças de salão, mergulhando em estilos como samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa. Gravamos vídeos, criamos conteúdos para redes sociais e até desenvolvemos jogos digitais! Tudo isso nos ajudou a entender as características, regras e a magia de cada dança. Então, prontos para arriscar alguns passos? 

No Mundo

 Esta aula mostrou como a dança de salão não é apenas uma aula de Educação Física, mas uma experiência social e cultural que conecta pessoas ao redor do mundo. Utilizando ferramentas digitais e redes sociais, os alunos puderam ver como a dança se integra na dinâmica moderna, influenciando desde competições de TV populares até tendências em plataformas como TikTok e Instagram.

Na Prática

No Dia a Dia: A dança de salão vai além de ser uma atividade física; ela é uma forma de comunicação e expressão que pode melhorar habilidades sociais, autoconfiança e até mesmo a saúde mental. Além disso, o uso de ferramentas digitais para criar conteúdo trouxe à tona habilidades essenciais na era digital, como edição de vídeo, marketing digital e trabalho em equipe.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies