Entrar

Plano de aula de Debate desenvolvendo o Pensamento Crítico

Clube de Debates

Original Teachy

Debate desenvolvendo o Pensamento Crítico

Objetivos

(10 - 15 minutos)

Com base no tema "Debate Desenvolvendo o Pensamento Crítico", os objetivos principais desta etapa do plano de aula são:

  1. Introdução ao Pensamento Crítico e ao Debate: Os alunos devem compreender o que é o pensamento crítico, sua importância, e como o debate pode ajudar a desenvolver essa habilidade. Eles devem também entender que o desenvolvimento do pensamento crítico é um processo contínuo e que a prática constante é fundamental.

  2. Compreensão das Habilidades e Competências-Chave: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender as dez habilidades e competências-chave necessárias para o debate eficaz e o desenvolvimento do pensamento crítico. Eles devem entender como cada uma dessas habilidades se aplica ao debate e ao pensamento crítico.

  3. Aplicação das Habilidades e Competências-Chave: Os alunos devem ser capazes de aplicar as habilidades e competências-chave na análise, avaliação, síntese e argumentação em situações de debate. Eles devem ser capazes de usar essas habilidades para apresentar argumentos claramente e refutar argumentos contrários efetivamente.

Objetivos Secundários:

  1. Reconhecimento da Importância do Respeito e da Empatia: Os alunos devem reconhecer a importância da empatia e do respeito no debate. Eles devem entender que o objetivo do debate é promover a compreensão e o crescimento intelectual, não vencer a qualquer custo.

  2. Desenvolvimento da Habilidade de Pesquisa e Uso de Evidências: Os alunos devem desenvolver a habilidade de realizar pesquisas confiáveis e usar evidências para apoiar seus argumentos. Eles devem entender a importância de citar fontes corretamente e evitar o plágio.

  3. Desenvolvimento da Comunicação Eficaz: Os alunos devem desenvolver a habilidade de se comunicar eficazmente, tanto na fala quanto na escrita. Eles devem ser capazes de expressar suas ideias de maneira clara, concisa e atraente.

Introdução

(20 - 25 minutos)

Para começar a aula, o professor deve retomar o conteúdo da aula anterior relacionado ao tema "Debate Prático: O impacto das redes sociais na vida dos jovens". Isso ajudará os alunos a se reconectarem com o assunto e a entenderem a relevância do tópico atual.

Duas situações problemas podem ser apresentadas para engajar os alunos:

  1. "Imagine que vocês estão em um debate sobre a legalização da maconha. Como vocês usariam o pensamento crítico para analisar os argumentos de ambos os lados?"
  2. "Vocês estão participando de um debate sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a COVID-19. Como vocês usariam as habilidades de pesquisa e uso de evidências para apoiar seus argumentos?"

Essas situações problemas são relevantes e atuais, o que ajudará a contextualizar a importância do pensamento crítico e do debate.

Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode compartilhar duas curiosidades:

  1. "Vocês sabiam que a prática do debate formal pode ser rastreada até a Grécia Antiga, onde era uma importante parte da educação em retórica? No entanto, o objetivo dos debates naquela época não era necessariamente chegar à verdade, mas sim treinar os estudantes para se tornarem oradores persuasivos."
  2. "Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford descobriu que estudantes que participam de clubes de debate têm maior probabilidade de se formarem no ensino médio e de serem admitidos em faculdades do que aqueles que não participam. Além disso, os estudantes que participam de debates também têm melhores habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico do que seus colegas que não debatem."

Essas curiosidades ajudarão a demonstrar aos alunos a relevância histórica do debate e sua influência positiva no desenvolvimento acadêmico e nas habilidades de pensamento crítico.

Desenvolvimento

(45 - 50 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

(5 - 10 minutos)

Para iniciar a fase de desenvolvimento, o professor deve revisar brevemente os conceitos já estudados no Clube de Debates, como a estrutura básica de um debate, os tipos de falácias lógicas e a importância da pesquisa e das evidências. O professor pode fazer isso através de uma rápida discussão em grupo ou uma atividade de questionamento rápido.

Apresentação da Teoria

(15 - 20 minutos)

O professor deve agora introduzir a teoria por trás do pensamento crítico e como ele se aplica ao debate. Isso deve incluir uma discussão sobre:

  1. Análise de Argumentos: Explicar o que são premissas, conclusões e suposições, e como identificá-las em um argumento.

  2. Avaliação de Argumentos: Discutir como avaliar a validade e a força de um argumento e como identificar falácias lógicas.

  3. Síntese de Argumentos: Discutir como reunir informações de várias fontes para formar um argumento bem fundamentado.

  4. Argumentação e Refutação: Explicar como apresentar um argumento de forma clara e convincente e como refutar efetivamente argumentos contrários.

O professor pode usar exemplos de debates anteriores ou exemplos fictícios para ilustrar esses conceitos.

Atividades Práticas

(20 - 25 minutos)

Atividade 1: Análise e Avaliação de Argumentos

O professor pode apresentar aos alunos um vídeo de um debate ou um texto argumentativo e pedir aos alunos que analisem e avaliem os argumentos apresentados.

Materiais Necessários: Vídeo de um debate ou texto argumentativo, papel e caneta para anotações.

Atividade 2: Síntese e Argumentação

Em pequenos grupos, os alunos devem pesquisar um tópico de debate designado pelo professor e preparar um argumento a favor ou contra, utilizando as habilidades de pesquisa e síntese discutidas. Cada grupo deve então apresentar seu argumento para a classe.

Materiais Necessários: Acesso à internet para pesquisa, papel e caneta para anotações.

Atividade 3: Refutação de Argumentos

Após a apresentação de cada grupo na Atividade 2, os outros grupos devem tentar refutar o argumento apresentado, utilizando as habilidades de refutação discutidas. O grupo que apresentou o argumento deve então responder às refutações.

Materiais Necessários: Papel e caneta para anotações.

Essas atividades permitirão aos alunos aplicar a teoria aprendida na prática e observar seus colegas fazendo o mesmo, promovendo a aprendizagem colaborativa e o pensamento crítico.

Retorno

(15 - 20 minutos)

Após as atividades práticas, é importante fazer uma revisão dos conceitos e habilidades trabalhados. O professor deve guiar os alunos em uma discussão sobre como as atividades se conectam com a teoria apresentada.

Perguntas que podem ajudar a conduzir essa discussão incluem:

  1. "Como vocês usaram a análise de argumentos na atividade 1?"
  2. "Quais estratégias vocês usaram para avaliar os argumentos no vídeo ou texto argumentativo?"
  3. "Como vocês sintetizaram informações de várias fontes para construir seu argumento na atividade 2?"
  4. "Quais foram algumas das estratégias eficazes de refutação que vocês observaram ou usaram na atividade 3?"

Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que peguem um papel e escrevam por um minuto respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
  2. "Quais questões você ainda tem?"

Essas respostas podem ser compartilhadas em grupo para promover uma discussão e esclarecer quaisquer mal-entendidos. O professor também pode usar estas respostas para avaliar o entendimento dos alunos e para planejar as aulas futuras.

Por último, o professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios devem oferecer aos alunos a oportunidade de praticar as habilidades aprendidas e de aprofundar seu entendimento do pensamento crítico e do debate.

Materiais Necessários: Papel e caneta para as respostas escritas, lista de exercícios para ser resolvida em casa.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos. Isso inclui relembrar os conceitos de análise, avaliação, síntese, argumentação e refutação, bem como a importância da empatia, da pesquisa e uso de evidências, da comunicação eficaz, do pensamento reflexivo e da resolução de conflitos no contexto do debate.

O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria à prática, com os alunos aplicando conceitos teóricos em atividades práticas de análise de argumentos, síntese e argumentação, e refutação de argumentos. É importante ressaltar a relevância destas competências não apenas para o debate, mas também para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos.

Para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras para estudo. Isso pode incluir artigos acadêmicos, vídeos, podcasts e livros sobre pensamento crítico e debate. Além disso, o professor pode recomendar que os alunos assistam a debates profissionais ou competições de debate estudantis para ver as habilidades discutidas na aula em ação.

Por fim, o professor deve reafirmar a importância do pensamento crítico e do debate na vida cotidiana. Isso pode incluir a importância de analisar e avaliar as informações recebidas, a necessidade de apresentar argumentos de forma clara e convincente, e a relevância de ouvir e entender diferentes perspectivas. O professor pode destacar exemplos de situações do dia a dia em que essas habilidades podem ser úteis, como tomar decisões informadas, resolver conflitos, ou compreender diferentes pontos de vista em discussões sobre questões sociais ou políticas.

Com isso, os alunos devem sair da aula com uma compreensão clara do papel do debate no desenvolvimento do pensamento crítico e com ferramentas práticas para aplicar essas habilidades em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies