Objetivos
(10 - 15 minutos)
-
Compreender os conceitos básicos de empreendedorismo e economia e como eles estão interrelacionados. Os alunos devem ser capazes de explicar como o empreendedorismo impulsiona a economia e como a economia fornece as ferramentas para entender o funcionamento dos mercados.
-
Identificar e explicar as habilidades necessárias para o empreendedorismo e como elas se relacionam com a economia. Estas incluem compreensão dos princípios econômicos, habilidades empreendedoras, planejamento e gestão estratégica, habilidades de finanças e contabilidade, habilidades de marketing, habilidades de liderança e gestão de pessoas, habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões, habilidades de pensamento crítico, flexibilidade e adaptabilidade, e habilidades de networking.
-
Aplicar esses conceitos e habilidades em exemplos de situações da vida real, projetos ou estudos de caso. Os alunos devem ser capazes de usar seu conhecimento de empreendedorismo e economia para analisar e discutir situações empresariais, identificar oportunidades, desenvolver e implementar estratégias, e tomar decisões informadas.
Objetivos Secundários:
-
Desenvolver uma apreciação pela importância do empreendedorismo na economia e na sociedade em geral.
-
Cultivar um espírito empreendedor entre os alunos, incentivando a inovação, a tomada de riscos e a resolução de problemas.
-
Fornecer aos alunos as ferramentas e o conhecimento necessários para se tornarem empreendedores bem-sucedidos no futuro.
Introdução
(20 - 25 minutos)
-
A introdução começará com uma revisão rápida do conteúdo da aula anterior sobre "Empreendedorismo e Política", focando em como as políticas governamentais podem influenciar o ambiente de negócios. Isso servirá como uma base para a discussão de hoje sobre como a economia e o empreendedorismo estão interligados.
-
Em seguida, o professor apresentará duas situações problema para estimular o pensamento dos alunos. Por exemplo, a primeira situação pode ser sobre um empreendedor tentando decidir se deve ou não expandir seu negócio em face de uma economia em declínio. A segunda situação pode envolver um governo tentando decidir se deve incentivar o empreendedorismo para estimular a economia.
-
O professor então contextualizará a importância do tópico, discutindo como o empreendedorismo impulsiona a economia através da introdução de inovações, criando novos mercados e oportunidades de emprego, e como a economia, por sua vez, fornece as ferramentas necessárias para entender como esses mercados funcionam.
-
Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a história de um empreendedor bem-sucedido, como Steve Jobs ou Elon Musk, demonstrando como eles usaram sua compreensão da economia para construir suas empresas. Além disso, o professor pode compartilhar uma curiosidade, como o fato de que o empreendedorismo foi responsável por mais de 65% dos novos empregos criados nos EUA na última década.
-
Por fim, o professor irá introduzir os objetivos da aula e o que se espera que os alunos aprendam ao final da sessão.
Desenvolvimento
(45 - 50 minutos)
-
Nesta etapa, o professor começa revisando os conceitos de empreendedorismo e economia discutidos na introdução. Isso fornece aos alunos uma base sólida para entender a relação entre os dois tópicos e como eles se aplicam ao mundo dos negócios.
-
O professor então passa a discutir as habilidades necessárias para o empreendedorismo e como elas se relacionam com a economia. Isso é feito de forma sistemática e em detalhes. Cada habilidade é discutida em detalhes, com exemplos do mundo real de como elas são aplicadas no mundo dos negócios.
-
Para cada habilidade, o professor explica o conceito, fornece exemplos, discute a relevância da habilidade para o empreendedorismo e a economia, e possivelmente realiza uma breve atividade ou discussão para reforçar o entendimento do conceito.
-
Em seguida, o professor apresenta duas ou mais atividades práticas ou experimentos para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos. Por exemplo, uma atividade pode envolver os alunos criando um plano de negócios para um produto ou serviço fictício. Eles devem considerar fatores econômicos, como oferta e demanda, custos de produção e preço de venda.
-
Outra atividade pode envolver os alunos pesquisando diferentes empresas e examinando como elas usam as habilidades discutidas na aula em suas operações diárias. Os alunos podem então apresentar suas descobertas para a classe.
-
Materiais necessários para estas atividades incluem computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa, papel e canetas para anotações e criação de planos de negócios, e possivelmente acesso a revistas de negócios ou jornais para pesquisa adicional.
-
A etapa de desenvolvimento termina com uma discussão em grupo dos resultados das atividades. Isso permite aos alunos compartilhar suas ideias e aprendizados, bem como receber feedback do professor e de seus colegas.
-
Finalmente, o professor revisa os principais pontos aprendidos durante a aula, fazendo perguntas para verificar a compreensão e esclarecer quaisquer áreas de confusão.
Retorno
(15 - 20 minutos)
-
O professor iniciará esta etapa relembrando os alunos sobre os objetivos de aprendizado da aula e pedindo-lhes que reflitam sobre o que aprenderam.
-
Em seguida, será realizada uma atividade de revisão, onde os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá uma série de perguntas ou problemas relacionados ao tópico da aula. Os alunos terão que trabalhar juntos para responder as perguntas ou resolver os problemas, aplicando o que aprenderam durante a aula.
-
Uma vez que os grupos tenham completado a atividade, o professor pedirá a cada grupo que compartilhe suas respostas com o restante da classe. O professor fornecerá feedback e esclarecerá quaisquer mal-entendidos.
-
O professor então pedirá aos alunos para escreverem individualmente em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
-
Os alunos terão aproximadamente um minuto para completar esta tarefa. Uma vez concluída, o professor pedirá a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Isso proporcionará uma oportunidade para esclarecer quaisquer conceitos mal compreendidos e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais atenção em aulas futuras.
-
Para finalizar, o professor distribuirá uma lista de exercícios para serem resolvidos em casa. Estes exercícios serão projetados para reforçar os conceitos e habilidades apresentados durante a aula e preparar os alunos para o próximo tópico.
-
O professor então encerrará a aula resumindo os principais pontos discutidos e relembrando os alunos sobre as tarefas de casa. Ele também estará disponível para responder a quaisquer perguntas ou preocupações adicionais que os alunos possam ter.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
-
O professor iniciará a conclusão reiterando os pontos-chave aprendidos durante a aula. Ele/ela destacará a interligação entre empreendedorismo e economia, a importância de cada habilidade discutida no empreendedorismo e como essas habilidades se relacionam com conceitos econômicos.
-
Em seguida, o professor ressaltará como a aula conectou a teoria à prática através de exemplos do mundo real, situações problema, estudos de caso e atividades práticas. Ele/ela também pode relembrar brevemente as histórias inspiradoras de empreendedores bem-sucedidos compartilhadas durante a aula.
-
O professor então sugerirá materiais adicionais para estudo, como livros, artigos, documentários e sites que podem ajudar a aprofundar o entendimento dos alunos sobre empreendedorismo e economia. Alguns exemplos podem incluir o livro "The Lean Startup" de Eric Ries, o documentário "Jiro Dreams of Sushi" que explora a jornada de um empreendedor, entre outros.
-
Para finalizar, o professor ressaltará a importância do empreendedorismo na economia e na vida cotidiana. Ele/ela pode discutir como o empreendedorismo é responsável pela criação de empregos, inovação e crescimento econômico. O professor também pode destacar como uma compreensão sólida da economia pode ajudar os indivíduos a tomar decisões financeiras informadas em suas vidas pessoais e profissionais.
-
O professor encerrará a aula agradecendo aos alunos por sua participação e encorajando-os a continuar explorando e aprendendo sobre o fascinante mundo do empreendedorismo e da economia.