Entrar

Plano de aula de Empreendedorismo e Economia

Empreendedorismo

Original Teachy

Empreendedorismo e Economia

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Compreender os conceitos básicos de empreendedorismo e economia e como eles estão interrelacionados. Os alunos devem ser capazes de explicar como o empreendedorismo impulsiona a economia e como a economia fornece as ferramentas para entender o funcionamento dos mercados.

  2. Identificar e explicar as habilidades necessárias para o empreendedorismo e como elas se relacionam com a economia. Estas incluem compreensão dos princípios econômicos, habilidades empreendedoras, planejamento e gestão estratégica, habilidades de finanças e contabilidade, habilidades de marketing, habilidades de liderança e gestão de pessoas, habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões, habilidades de pensamento crítico, flexibilidade e adaptabilidade, e habilidades de networking.

  3. Aplicar esses conceitos e habilidades em exemplos de situações da vida real, projetos ou estudos de caso. Os alunos devem ser capazes de usar seu conhecimento de empreendedorismo e economia para analisar e discutir situações empresariais, identificar oportunidades, desenvolver e implementar estratégias, e tomar decisões informadas.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver uma apreciação pela importância do empreendedorismo na economia e na sociedade em geral.

  2. Cultivar um espírito empreendedor entre os alunos, incentivando a inovação, a tomada de riscos e a resolução de problemas.

  3. Fornecer aos alunos as ferramentas e o conhecimento necessários para se tornarem empreendedores bem-sucedidos no futuro.

Introdução

(20 - 25 minutos)

  • A introdução começará com uma revisão rápida do conteúdo da aula anterior sobre "Empreendedorismo e Política", focando em como as políticas governamentais podem influenciar o ambiente de negócios. Isso servirá como uma base para a discussão de hoje sobre como a economia e o empreendedorismo estão interligados.

  • Em seguida, o professor apresentará duas situações problema para estimular o pensamento dos alunos. Por exemplo, a primeira situação pode ser sobre um empreendedor tentando decidir se deve ou não expandir seu negócio em face de uma economia em declínio. A segunda situação pode envolver um governo tentando decidir se deve incentivar o empreendedorismo para estimular a economia.

  • O professor então contextualizará a importância do tópico, discutindo como o empreendedorismo impulsiona a economia através da introdução de inovações, criando novos mercados e oportunidades de emprego, e como a economia, por sua vez, fornece as ferramentas necessárias para entender como esses mercados funcionam.

  • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a história de um empreendedor bem-sucedido, como Steve Jobs ou Elon Musk, demonstrando como eles usaram sua compreensão da economia para construir suas empresas. Além disso, o professor pode compartilhar uma curiosidade, como o fato de que o empreendedorismo foi responsável por mais de 65% dos novos empregos criados nos EUA na última década.

  • Por fim, o professor irá introduzir os objetivos da aula e o que se espera que os alunos aprendam ao final da sessão.

Desenvolvimento

(45 - 50 minutos)

  • Nesta etapa, o professor começa revisando os conceitos de empreendedorismo e economia discutidos na introdução. Isso fornece aos alunos uma base sólida para entender a relação entre os dois tópicos e como eles se aplicam ao mundo dos negócios.

  • O professor então passa a discutir as habilidades necessárias para o empreendedorismo e como elas se relacionam com a economia. Isso é feito de forma sistemática e em detalhes. Cada habilidade é discutida em detalhes, com exemplos do mundo real de como elas são aplicadas no mundo dos negócios.

  • Para cada habilidade, o professor explica o conceito, fornece exemplos, discute a relevância da habilidade para o empreendedorismo e a economia, e possivelmente realiza uma breve atividade ou discussão para reforçar o entendimento do conceito.

  • Em seguida, o professor apresenta duas ou mais atividades práticas ou experimentos para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos. Por exemplo, uma atividade pode envolver os alunos criando um plano de negócios para um produto ou serviço fictício. Eles devem considerar fatores econômicos, como oferta e demanda, custos de produção e preço de venda.

  • Outra atividade pode envolver os alunos pesquisando diferentes empresas e examinando como elas usam as habilidades discutidas na aula em suas operações diárias. Os alunos podem então apresentar suas descobertas para a classe.

  • Materiais necessários para estas atividades incluem computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa, papel e canetas para anotações e criação de planos de negócios, e possivelmente acesso a revistas de negócios ou jornais para pesquisa adicional.

  • A etapa de desenvolvimento termina com uma discussão em grupo dos resultados das atividades. Isso permite aos alunos compartilhar suas ideias e aprendizados, bem como receber feedback do professor e de seus colegas.

  • Finalmente, o professor revisa os principais pontos aprendidos durante a aula, fazendo perguntas para verificar a compreensão e esclarecer quaisquer áreas de confusão.

Retorno

(15 - 20 minutos)

  • O professor iniciará esta etapa relembrando os alunos sobre os objetivos de aprendizado da aula e pedindo-lhes que reflitam sobre o que aprenderam.

  • Em seguida, será realizada uma atividade de revisão, onde os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá uma série de perguntas ou problemas relacionados ao tópico da aula. Os alunos terão que trabalhar juntos para responder as perguntas ou resolver os problemas, aplicando o que aprenderam durante a aula.

  • Uma vez que os grupos tenham completado a atividade, o professor pedirá a cada grupo que compartilhe suas respostas com o restante da classe. O professor fornecerá feedback e esclarecerá quaisquer mal-entendidos.

  • O professor então pedirá aos alunos para escreverem individualmente em um pedaço de papel as respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
  • Os alunos terão aproximadamente um minuto para completar esta tarefa. Uma vez concluída, o professor pedirá a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Isso proporcionará uma oportunidade para esclarecer quaisquer conceitos mal compreendidos e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais atenção em aulas futuras.

  • Para finalizar, o professor distribuirá uma lista de exercícios para serem resolvidos em casa. Estes exercícios serão projetados para reforçar os conceitos e habilidades apresentados durante a aula e preparar os alunos para o próximo tópico.

  • O professor então encerrará a aula resumindo os principais pontos discutidos e relembrando os alunos sobre as tarefas de casa. Ele também estará disponível para responder a quaisquer perguntas ou preocupações adicionais que os alunos possam ter.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  • O professor iniciará a conclusão reiterando os pontos-chave aprendidos durante a aula. Ele/ela destacará a interligação entre empreendedorismo e economia, a importância de cada habilidade discutida no empreendedorismo e como essas habilidades se relacionam com conceitos econômicos.

  • Em seguida, o professor ressaltará como a aula conectou a teoria à prática através de exemplos do mundo real, situações problema, estudos de caso e atividades práticas. Ele/ela também pode relembrar brevemente as histórias inspiradoras de empreendedores bem-sucedidos compartilhadas durante a aula.

  • O professor então sugerirá materiais adicionais para estudo, como livros, artigos, documentários e sites que podem ajudar a aprofundar o entendimento dos alunos sobre empreendedorismo e economia. Alguns exemplos podem incluir o livro "The Lean Startup" de Eric Ries, o documentário "Jiro Dreams of Sushi" que explora a jornada de um empreendedor, entre outros.

  • Para finalizar, o professor ressaltará a importância do empreendedorismo na economia e na vida cotidiana. Ele/ela pode discutir como o empreendedorismo é responsável pela criação de empregos, inovação e crescimento econômico. O professor também pode destacar como uma compreensão sólida da economia pode ajudar os indivíduos a tomar decisões financeiras informadas em suas vidas pessoais e profissionais.

  • O professor encerrará a aula agradecendo aos alunos por sua participação e encorajando-os a continuar explorando e aprendendo sobre o fascinante mundo do empreendedorismo e da economia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies