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Plano de aula de Subjetividade na Sociedade Contemporânea

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS204'

Subjetividade na Sociedade Contemporânea

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Subjetividade na Sociedade Contemporânea

Palavras ChaveSubjetividade, Sociedade Contemporânea, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Filosofia, Mindfulness
Materiais NecessáriosFolhas de papel, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Recursos audiovisuais (opcional), Cópias das situações cotidianas para análise, Relógio ou cronômetro
Códigos BNCCEM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é situar os alunos no tema da aula, proporcionando uma compreensão inicial sobre a importância de estudar a subjetividade na sociedade contemporânea. Isso prepara os alunos para engajarem-se de forma crítica e reflexiva com os conteúdos que serão explorados, além de iniciar o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para a discussão filosófica.

Objetivos Principais

1. Introduzir os alunos ao conceito de subjetividade na sociedade contemporânea, destacando sua relevância filosófica e social.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e refletir sobre as emoções e comportamentos humanos no contexto atual.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Foco no Momento Presente

A prática de Mindfulness envolve focar a atenção no presente momento, de maneira consciente e sem julgamentos. Isso ajuda a melhorar a concentração, a presença e o foco dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem de forma confortável, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre as pernas.

2. Instrua-os a fecharem os olhos ou a manterem um olhar suave, focado em um ponto à frente.

3. Oriente-os a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar e, em seguida, exalando lentamente pela boca. Repita isso três vezes.

4. Peça aos alunos que direcionem sua atenção para a respiração natural, observando o movimento do ar entrando e saindo do corpo.

5. Instrua-os a manterem o foco na respiração por alguns minutos. Se a mente divagar, gentilmente traga a atenção de volta para a respiração, sem julgamento.

6. Após 5 minutos, peça aos alunos que, lentamente, abram os olhos e voltem sua atenção para a sala de aula, trazendo consigo a sensação de calma e presença.

Contextualização do Conteúdo

Vivemos em uma sociedade onde a subjetividade é constantemente moldada por fatores externos como as redes sociais, a mídia e as expectativas sociais. É fundamental que compreendamos como essas influências afetam nossas emoções e comportamentos. Ao estudar a subjetividade, podemos desenvolver um maior autoconhecimento e consciência social, habilidades essenciais para navegar no mundo contemporâneo.

A subjetividade não é apenas um conceito filosófico, mas algo que vivenciamos diariamente. Por exemplo, as emoções que sentimos ao ver uma notícia impactante ou ao receber uma crítica nas redes sociais são reflexões da nossa subjetividade. Compreender essas emoções e suas causas nos ajuda a tomar decisões mais responsáveis e a desenvolver habilidades sociais mais eficazes.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Subjetividade: O conceito de subjetividade refere-se ao modo como cada indivíduo percebe e interpreta o mundo ao seu redor, influenciado por suas experiências pessoais, emoções e pensamentos. Na sociedade contemporânea, a subjetividade é moldada por várias forças externas, como a mídia, redes sociais e expectativas culturais.

2. Sociedade Contemporânea: Refere-se ao período atual da história, caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas, globalização e uma interconexão sem precedentes entre pessoas e culturas. Essas mudanças influenciam diretamente a maneira como os indivíduos percebem e interagem com o mundo.

3. Influência das Redes Sociais: As redes sociais têm um papel significativo na formação da subjetividade moderna. Elas podem tanto oferecer um espaço para expressão pessoal quanto criar pressões sociais intensas, afetando o autoconhecimento e autocontrole dos indivíduos.

4. Autoconhecimento: A habilidade de compreender suas próprias emoções, pensamentos e valores. Na sociedade contemporânea, o autoconhecimento é crucial para navegar os desafios impostos pelas influências externas.

5. Autocontrole: A capacidade de gerenciar e regular emoções e comportamentos, especialmente em situações desafiadoras. O autocontrole é fundamental para manter o equilíbrio emocional em um mundo onde as informações e estímulos são constantes.

6. Tomada de Decisão Responsável: Envolve fazer escolhas conscientes e ponderadas, levando em consideração as consequências de curto e longo prazo para si e para os outros. Na sociedade contemporânea, essa habilidade é essencial para lidar com dilemas éticos e sociais complexos.

7. Habilidades Sociais: Incluem a capacidade de se comunicar eficazmente, colaborar com os outros e resolver conflitos de maneira construtiva. As habilidades sociais são fundamentais para formar e manter relações saudáveis em um ambiente interconectado.

8. Consciência Social: Implica a compreensão e empatia pelos outros, reconhecendo as necessidades, sentimentos e perspectivas das pessoas ao seu redor. Na sociedade contemporânea, a consciência social promove a convivência harmoniosa e a cooperação entre diferentes grupos.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Análise de Emoções em Situações Cotidianas

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes situações cotidianas para analisar. Cada grupo deverá identificar e discutir as emoções envolvidas, as causas dessas emoções e como elas podem ser reguladas de forma eficaz. O objetivo é aplicar o método RULER para desenvolver as competências socioemocionais dos alunos.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua para cada grupo uma situação cotidiana (ex.: receber uma crítica nas redes sociais, enfrentar um conflito com um amigo, lidar com uma notícia impactante).

3. Peça aos grupos que identifiquem as emoções presentes na situação (Recognize).

4. Oriente os grupos a discutirem as possíveis causas dessas emoções (Understand).

5. Instrua os grupos a nomearem corretamente as emoções identificadas (Label).

6. Peça aos grupos que discutam formas apropriadas de expressar essas emoções (Express).

7. Solicite que os grupos proponham estratégias para regular as emoções de maneira eficaz (Regulate).

8. Após a discussão em grupo, cada grupo deverá apresentar suas análises e conclusões para a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a apresentação dos grupos, organize uma discussão em grupo focada no feedback socioemocional. Utilize o método RULER para guiar a discussão:

  1. Recognize: Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e ao ouvir as apresentações dos colegas. Incentive-os a reconhecerem suas próprias emoções e as dos outros.

  2. Understand: Peça aos alunos que reflitam sobre as causas das emoções discutidas e apresentadas. Qual foi o impacto das situações descritas nas emoções deles? Quais fatores contribuíram para essas emoções?

  3. Label: Incentive os alunos a nomearem as emoções corretamente. Por exemplo, ao invés de dizer apenas 'fiquei mal', incentivar a especificar se foi tristeza, frustração ou outra emoção.

  4. Express: Discuta maneiras adequadas de expressar as emoções identificadas. Como eles poderiam comunicar essas emoções de forma construtiva?

  5. Regulate: Encoraje os alunos a compartilhar estratégias para regular as emoções de forma eficaz. Como poderiam manter o controle emocional em situações semelhantes no futuro?

Conclusão

Duração: 20 - 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um ou dois parágrafos refletindo sobre os desafios emocionais enfrentados durante a aula. Peça para descreverem quais emoções sentiram, como reagiram a elas e quais estratégias utilizaram para gerenciá-las. Caso prefira, pode-se realizar essa reflexão em formato de discussão em grupo, onde cada aluno compartilha suas experiências e estratégias de regulação emocional.

Objetivo: O objetivo dessa atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso promove um maior autoconhecimento e autocontrole, essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Sugira que eles pensem em como podem aplicar o que aprenderam sobre subjetividade e emoções em suas vidas diárias. As metas podem incluir melhorar a forma como lidam com críticas, aumentar a consciência sobre suas emoções ou desenvolver habilidades sociais mais eficazes.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aplicar estratégias de regulação emocional aprendidas na aula em situações cotidianas.

2. Desenvolver um maior autoconhecimento sobre as próprias emoções e reações.

3. Fortalecer habilidades sociais através da prática de comunicação eficaz e resolução de conflitos.

4. Refletir sobre o impacto das redes sociais na subjetividade e tomar decisões mais conscientes sobre seu uso.

5. Estabelecer um hábito de autoavaliação regular para monitorar e ajustar o comportamento emocional. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas ajuda os alunos a se focarem na melhoria contínua e na implementação das competências socioemocionais discutidas na aula.

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