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Plano de aula de Liberdade e Subjetividade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS504'

Liberdade e Subjetividade

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Liberdade e Subjetividade

Palavras ChaveLiberdade, Subjetividade, Moral, Ética, Filosofia, Jean-Paul Sartre, Immanuel Kant, Escolhas, Responsabilidade, Culturas, Decisões
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Textos de apoio sobre Sartre e Kant, Cópias de exemplos históricos e contemporâneos, Caderno e caneta para anotações dos alunos
Códigos BNCCEM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.; EM13CHS603: Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos conceitos centrais da aula, estabelecendo uma base sólida para a compreensão dos tópicos que serão explorados. Ao delinear claramente os objetivos, os alunos poderão direcionar sua atenção para os aspectos mais importantes do conteúdo, facilitando a assimilação e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de liberdade e sua subjetividade.

2. Relacionar o conceito de liberdade com a moral e a ética.

3. Desenvolver a habilidade de analisar situações cotidianas sob a perspectiva da liberdade de escolhas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos aos conceitos centrais da aula, estabelecendo uma base sólida para a compreensão dos tópicos que serão explorados. Ao delinear claramente os objetivos, os alunos poderão direcionar sua atenção para os aspectos mais importantes do conteúdo, facilitando a assimilação e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

Contexto

Inicie a aula contextualizando a importância dos conceitos de liberdade e subjetividade na história da filosofia. Explique que esses conceitos têm sido debatidos por filósofos desde a Antiguidade até os dias atuais. Mencione filósofos como Jean-Paul Sartre e Immanuel Kant, destacando suas contribuições para a compreensão da liberdade. Utilize exemplos históricos e contemporâneos para ilustrar como a ideia de liberdade tem evoluído e como ela se manifesta em diferentes culturas e sociedades.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante é que, na filosofia existencialista, Sartre argumenta que a liberdade é uma condição inescapável da existência humana, o que significa que, apesar de termos a capacidade de fazer escolhas, essa liberdade vem com a responsabilidade de nossas ações. Esse conceito pode ser relacionado ao cotidiano dos alunos, como escolher uma carreira, amigos ou até mesmo como gastar seu tempo livre.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de liberdade e subjetividade, e como esses conceitos se relacionam com a moral e a ética. Ao explorar esses tópicos detalhadamente, os alunos serão capazes de analisar situações cotidianas sob diferentes perspectivas filosóficas, desenvolvendo uma compreensão mais completa e crítica sobre a liberdade de escolhas.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Liberdade: Explique a definição de liberdade na filosofia. Destaque como a liberdade é entendida como a capacidade de fazer escolhas sem coerção externa. Utilize exemplos históricos e contemporâneos para ilustrar essa ideia. 2. Subjetividade da Liberdade: Detalhe como a percepção de liberdade pode variar de acordo com a perspectiva individual. Aborde a visão de filósofos como Jean-Paul Sartre, que enfatiza a responsabilidade que acompanha a liberdade, e a visão de Immanuel Kant, que relaciona a liberdade com a moralidade. 3. Liberdade e Moral: Explique a relação entre liberdade e moralidade. Discuta como as escolhas livres são frequentemente avaliadas em termos de sua moralidade. Utilize exemplos para mostrar como diferentes sociedades e culturas podem ter diferentes normas morais que influenciam a percepção de liberdade. 4. Liberdade e Ética: Aborde a conexão entre liberdade e ética. Discuta como a liberdade de escolha está ligada a princípios éticos e como esses princípios podem orientar as decisões livres. Inclua exemplos práticos que mostrem como princípios éticos podem limitar ou expandir a liberdade individual.

Questões para Sala de Aula

1. Explique a frase de Jean-Paul Sartre: 'Estamos condenados à liberdade'. Como essa ideia se aplica às escolhas que você faz no seu dia a dia? 2. Como Immanuel Kant relaciona a liberdade com a moralidade? Dê um exemplo de uma situação em que uma escolha livre é avaliada moralmente. 3. Discuta como diferentes culturas podem ter diferentes percepções de liberdade. Dê um exemplo de como uma norma cultural pode influenciar a liberdade de escolha.

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o entendimento dos alunos sobre os conceitos discutidos, permitindo que eles apliquem suas próprias experiências e reflexões ao conteúdo aprendido. Ao engajar os alunos em discussões e reflexões, promove-se uma compreensão mais profunda e crítica, além de facilitar a assimilação prática dos conceitos de liberdade e subjetividade em suas vidas cotidianas.

Discussão

  • Explique a frase de Jean-Paul Sartre: 'Estamos condenados à liberdade'. Como essa ideia se aplica às escolhas que você faz no seu dia a dia? Sartre argumenta que a liberdade é uma condição inescapável da existência humana. Ao dizer que estamos 'condenados à liberdade', ele quer dizer que somos sempre responsáveis por nossas escolhas e ações. No cotidiano, isso se aplica a decisões como escolher uma carreira, formar relações pessoais e até mesmo pequenas decisões diárias. A responsabilidade pelas consequências dessas escolhas recai inteiramente sobre nós.

  • Como Immanuel Kant relaciona a liberdade com a moralidade? Dê um exemplo de uma situação em que uma escolha livre é avaliada moralmente. Kant argumenta que a verdadeira liberdade está ligada à capacidade de agir de acordo com a razão e os princípios morais. Para Kant, uma pessoa é livre quando age de acordo com imperativos categóricos, ou seja, princípios que podem ser universalizados. Por exemplo, a decisão de dizer a verdade, mesmo quando seria conveniente mentir, é uma escolha livre avaliada moralmente pela honestidade e integridade da ação.

  • Discuta como diferentes culturas podem ter diferentes percepções de liberdade. Dê um exemplo de como uma norma cultural pode influenciar a liberdade de escolha. A percepção de liberdade varia significativamente entre culturas. Por exemplo, em algumas culturas, a liberdade individual pode ser altamente valorizada, enquanto em outras, a harmonia social e a responsabilidade coletiva podem ser prioritárias. Um exemplo é a liberdade de expressão: em algumas sociedades ocidentais, a liberdade de falar abertamente é considerada um direito fundamental, enquanto em outras culturas, o discurso pode ser mais restrito para manter a ordem e o respeito mútuo.

Engajamento dos Alunos

1. Para que os alunos discutam seus pontos de vista, pergunte: 'Vocês já sentiram que uma escolha que fizeram teve um grande impacto na sua vida? Como a responsabilidade por essa escolha afetou vocês?' 2. Outra pergunta para reflexão: 'Vocês acham que é possível agir livremente sem considerar a moralidade? Por quê?' 3. Para incentivar debates culturais, pergunte: 'Em quais situações vocês observaram que a percepção de liberdade varia entre culturas? Como essas diferenças afetam a maneira como as pessoas tomam decisões?'

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar e revisar os principais tópicos abordados na aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e coesa do conteúdo. Ao resumir e conectar os conceitos discutidos, reforça-se o aprendizado e promove-se a reflexão sobre a relevância prática do tema para a vida cotidiana dos alunos.

Resumo

  • Compreensão do conceito de liberdade na filosofia.
  • Exploração da subjetividade da liberdade e como ela varia entre indivíduos.
  • Relação entre liberdade e moralidade, com ênfase nas contribuições de Immanuel Kant.
  • Conexão entre liberdade e ética, destacando como princípios éticos orientam decisões livres.
  • Discussão sobre como diferentes culturas percebem a liberdade.

A aula conectou a teoria com a prática ao usar exemplos históricos e contemporâneos para ilustrar os conceitos filosóficos discutidos. As discussões guiadas permitiram que os alunos aplicassem essas teorias a situações cotidianas e refletissem sobre suas próprias experiências e escolhas, proporcionando uma compreensão mais prática e contextualizada dos conceitos de liberdade e subjetividade.

O tema abordado é de extrema importância para o dia a dia dos alunos, pois a compreensão da liberdade de escolhas e sua subjetividade influencia diretamente suas decisões e responsabilidades. Saber como a liberdade se relaciona com a moral e a ética ajuda a tomar decisões mais conscientes e responsáveis. Além disso, o entendimento de como diferentes culturas percebem a liberdade amplia a visão de mundo dos alunos e promove a tolerância e o respeito mútuo.

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