Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pensamento Científico X Senso Comum
Palavras Chave | Pensamento Científico, Senso Comum, Método Científico, Debate, Atividades em Grupo, Investigação, Mapa Mental, Cotidiano, Diferenciação, Aplicação Prática, Pensamento Crítico |
Materiais Necessários | Casos misteriosos impressos em envelopes, Instrumentos de medição, Folhas de papel ou quadro para mapas mentais, Marcadores coloridos, Cronômetro, Acesso à internet para pesquisas |
Códigos BNCC | EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Filosofia |
Unidade Temática | Filosofia |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor, estabelecendo claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos claros e específicos, os alunos podem orientar melhor sua preparação prévia e participação em sala, enquanto o professor pode ajustar as atividades para garantir que todos os elementos essenciais sejam abordados. Esta seção serve como um mapa para o aprendizado, assegurando que tanto os alunos quanto o professor estejam alinhados em termos de metas e resultados esperados.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a analisar e diferenciar a estrutura e a fundamentação do pensamento científico em contraste com o senso comum.
2. Desenvolver a habilidade de aplicar conceitos de pensamento crítico para avaliar e discutir situações do cotidiano à luz do conhecimento científico e do senso comum.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo para promover uma compreensão mais profunda do tema.
- Fomentar o interesse dos alunos por questões filosóficas que envolvem o cotidiano e a ciência.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulem a reflexão sobre a aplicabilidade do pensamento científico e do senso comum em contextos práticos. Além disso, ao contextualizar a importância do tema com exemplos do cotidiano e da história, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam previamente e como isso se aplica em situações reais, aumentando assim a motivação e o interesse pelo estudo.
Situações Problema
1. Imagine que um grupo de amigos está discutindo se é seguro ou não usar um celular perto de uma bomba de gasolina. Alguns argumentam que o celular pode causar explosões devido às ondas eletromagnéticas, enquanto outros acreditam que isso é apenas um mito urbano. Como o pensamento científico e o senso comum podem ajudar a resolver essa dúvida?
2. Após uma forte tempestade, uma moradora de uma região rural afirma que a água da chuva que recolhe num reservatório é mais pura do que a água da torneira da cidade. Seu vizinho, um estudante de química, contesta essa afirmação com base em seus conhecimentos científicos. Como essas duas formas de conhecimento, científico e senso comum, podem esclarecer essa questão?
Contextualização
A habilidade de discernir entre pensamento científico e senso comum é crucial não apenas em debates acadêmicos, mas também em situações do cotidiano que envolvem decisões importantes. Curiosidades como a origem do mito do celular e a gasolina ou a história por trás das crenças sobre a água da chuva podem ser exploradas para ilustrar como o senso comum pode ser influenciado por informações imprecisas ou mal interpretadas. Esta seção não só prepara os alunos para a aplicação prática do pensamento científico, mas também desperta seu interesse através de exemplos reais e relevantes.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre a diferença entre pensamento científico e senso comum. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de explorar cenários reais e fictícios, debater, investigar, e visualizar o conhecimento de maneira aprofundada e lúdica. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado, mas também desenvolve habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Cientista ou Detetive?
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e aplicação do método científico para resolver problemas cotidianos.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma série de 'casos misteriosos' que envolvem situações do cotidiano onde o senso comum e o pensamento científico podem colidir. Os alunos deverão usar o método científico para investigar e resolver os casos, aplicando o conhecimento prévio sobre as diferenças entre pensamento científico e senso comum.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
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Distribua um envelope contendo os 'casos misteriosos' para cada grupo.
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Cada grupo deve analisar os casos, discutir possíveis explicações baseadas no senso comum e no pensamento científico.
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Utilize instrumentos de medição disponíveis na sala para coletar dados quando necessário.
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Cada grupo deverá preparar uma apresentação conclusiva para cada caso, explicando suas descobertas e o raciocínio científico aplicado.
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Ao final, cada grupo apresentará suas conclusões para a classe.
Atividade 2 - O Grande Debate
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a compreensão e a argumentação sobre a eficácia e aplicabilidade do pensamento científico e do senso comum em situações diversas.
- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado onde defenderão o uso do pensamento científico ou do senso comum em determinadas situações. O tema central será 'Qual é mais confiável: o pensamento científico ou o senso comum?'
- Instruções:
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Divida a classe em dois grandes grupos, um representando o pensamento científico e outro o senso comum.
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Cada grupo terá 30 minutos para preparar seus argumentos baseados em exemplos reais e teóricos.
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Realize o debate em duas rodadas, permitindo que cada lado apresente seus argumentos e responda às perguntas do outro grupo.
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Use um cronômetro para garantir que cada parte tenha o mesmo tempo para falar.
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Ao final, promova uma votação na classe para decidir qual lado foi mais convincente.
Atividade 3 - Mapa Mental do Conhecimento
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e compreender a complexidade e a complementaridade entre o pensamento científico e o senso comum.
- Descrição: Os alunos criarão um mapa mental que ilustre a interconexão entre diferentes conceitos abordados na aula sobre pensamento científico e senso comum. O mapa ajudará a visualizar como esses modos de pensamento se aplicam em diversas situações.
- Instruções:
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Instrua os alunos a desenharem um grande mapa mental em uma folha de papel ou no quadro, iniciando com a divisão central entre 'Pensamento Científico' e 'Senso Comum'.
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Peça que identifiquem e conectem subcategorias e exemplos de cada tipo de pensamento, como mitos urbanos, teorias científicas e exemplos do cotidiano.
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Os alunos devem usar diferentes cores e tipos de linhas para representar tipos de conexões (e.g., causalidade, influência mútua, contraste).
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Incentive a discussão enquanto montam o mapa, para que possam justificar as conexões e aprendam uns com os outros.
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Ao final, cada grupo apresentará seu mapa para a turma, explicando as escolhas de organização e as relações representadas.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao permitir que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o pensamento científico e o senso comum em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos, permite a troca de experiências e perspectivas entre os alunos e promove uma reflexão crítica sobre a importância de cada tipo de pensamento em situações práticas.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e propor uma reflexão sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. É importante que o professor estimule os alunos a discutirem como o pensamento científico e o senso comum podem ser aplicados em conjunto para uma melhor compreensão do mundo. Sugira que os alunos comparem as diferentes abordagens e como isso influenciou suas conclusões nos casos estudados.
Perguntas Chave
1. Quais foram os pontos mais interessantes que vocês descobriram ao analisar os 'casos misteriosos' com a lente do pensamento científico?
2. Como o uso do método científico alterou ou confirmou as suas visões baseadas no senso comum?
3. Houve alguma situação em que o senso comum e o pensamento científico chegaram a conclusões diferentes? Como vocês resolveram essa discrepância?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas abordados na aula, além de entenderem como esses conceitos são aplicados em situações práticas. Esta etapa também serve para reforçar a relevância do pensamento filosófico na vida cotidiana, preparando os alunos para utilizar o conhecimento adquirido de maneira crítica e informada.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando as características distintas do pensamento científico e do senso comum, assim como as atividades práticas realizadas. É importante destacar como esses conceitos são aplicados em situações reais e como o método científico pode ajudar a resolver dúvidas cotidianas.
Conexão com a Teoria
O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria com a prática, mostrando a aplicabilidade dos conceitos de pensamento científico e senso comum em cenários variados. Pode-se discutir, por exemplo, como a análise de mitos urbanos como o do celular e a gasolina pode ser abordada tanto pelo senso comum quanto pelo pensamento científico, e como a ciência pode validar ou refutar essas crenças.
Fechamento
Por fim, o professor deve discutir a importância do pensamento crítico no dia a dia dos alunos, destacando como a habilidade de diferenciar entre o senso comum e o pensamento científico pode impactar suas decisões e visões de mundo. Esta discussão ajuda a reforçar a relevância do conteúdo filosófico no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e informados.