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Plano de aula de Finanças no Setor Sem Fins Lucrativos

Finanças

Original Teachy

Finanças no Setor Sem Fins Lucrativos

Objetivos

< (15 - 20 minutos) >

  1. Introdução ao Setor Sem Fins Lucrativos: O objetivo é fornecer aos alunos uma compreensão clara do ambiente financeiro único do setor sem fins lucrativos. Eles devem entender o conceito de organizações sem fins lucrativos e o papel crítico que desempenham na sociedade.

  2. Entendimento dos Princípios Financeiros Básicos: Os alunos devem compreender os conceitos básicos de finanças, incluindo a leitura e interpretação de relatórios financeiros, orçamento e controle de custos. Eles devem ser capazes de aplicar esses princípios em uma organização sem fins lucrativos.

  3. Entendimento das Práticas Específicas de Finanças do Setor Sem Fins Lucrativos: O objetivo é que os alunos entendam as práticas financeiras específicas do setor sem fins lucrativos, como a captação de recursos, gestão de projetos, contabilidade para organizações sem fins lucrativos e conformidade regulatória.

Objetivos Secundários:

  1. Aplicações Práticas: Os alunos devem ser capazes de aplicar os conceitos aprendidos a situações reais do setor sem fins lucrativos, através de estudos de caso e discussões em sala de aula.

  2. Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Gestão: Os alunos devem desenvolver habilidades efetivas de comunicação e gestão para lidar com uma variedade de stakeholders, incluindo doadores, voluntários, pessoal, gestão e conselho de administração.

  3. Compreensão da Ética e Compliance: Os alunos devem compreender as regulamentações governamentais e éticas que afetam as organizações sem fins lucrativos, bem como a importância da transparência e da responsabilidade no setor.

Introdução

< (15 - 20 minutos) >

  • Revisão de Conteúdo Prévio: Começar a aula lembrando os alunos do conteúdo da aula anterior sobre "Planejamento de Sucessão", destacando como a sucessão e a continuidade são questões críticas para as organizações sem fins lucrativos. Revisar os conceitos básicos de finanças que os alunos já aprenderam, como a interpretação de relatórios financeiros e o controle de custos.

  • Situações Problemas: Introduzir duas situações problemas que destacam a importância de uma gestão financeira eficaz no setor sem fins lucrativos. Por exemplo, o desafio de uma organização sem fins lucrativos que luta para equilibrar suas fontes de financiamento, ou uma instituição de caridade que enfrenta problemas de conformidade regulatória.

  • Contextualização: Relacionar o tópico com situações reais, como a recente crise financeira global e seus efeitos sobre o setor sem fins lucrativos. Discutir como as organizações sem fins lucrativos tiveram que se adaptar e inovar para sobreviver e continuar a prestar serviços essenciais.

  • Ganhar a Atenção dos Alunos: Compartilhar duas curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao tema. Uma possível história pode ser a de uma organização sem fins lucrativos bem conhecida que enfrentou desafios financeiros e como ela os superou. Uma curiosidade pode ser como a contabilidade para organizações sem fins lucrativos difere significativamente da contabilidade para empresas com fins lucrativos.

Esta introdução tem como objetivo preparar os alunos para a aula, despertando seu interesse e fornecendo um contexto relevante para o material que será abordado.

Desenvolvimento

< (60 - 70 minutos) >

  • Revisão dos Conceitos Financeiros Básicos: < (10 - 15 minutos) > Revisar os conceitos financeiros básicos, como leitura e interpretação de relatórios financeiros, orçamento e controle de custos. Fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos e reforçar os pontos-chave.

  • Apresentação da Teoria - Finanças em Organizações Sem Fins Lucrativos: < (20 - 25 minutos) > Explicar os detalhes específicos das finanças no setor sem fins lucrativos, como a captação de recursos, a gestão de fundos e a conformidade regulatória. Discutir sobre fund accounting, geralmente aceito nas práticas de contabilidade (GAAP), gestão de risco em investimentos e previsão financeira. Utilizar exemplos reais para ilustrar cada ponto.

  • Atividade Prática 1 - Análise de Relatórios Financeiros: < (10 - 15 minutos) > Fornecer relatórios financeiros de uma organização sem fins lucrativos fictícia para os alunos analisarem. Eles deverão identificar fontes de financiamento, as despesas mais significativas e avaliar a saúde financeira geral da organização. Esta atividade vai ajudar a consolidar a compreensão dos alunos sobre os princípios financeiros e como são aplicados em organizações sem fins lucrativos.

    Materiais necessários: Cópias dos relatórios financeiros, canetas, papel.

  • Atividade Prática 2 - Estudo de Caso de Captação de Recursos: < (15 - 20 minutos) > Apresentar um estudo de caso de uma organização sem fins lucrativos que está tentando aumentar suas fontes de financiamento. Os alunos devem analisar o caso e sugerir estratégias de captação de recursos, considerando as restrições regulatórias, éticas e sociais. Esta atividade ajudará os alunos a entender a complexidade da gestão de recursos em organizações sem fins lucrativos.

    Materiais necessários: Cópias do estudo de caso, canetas, papel.

Este desenvolvimento tem como objetivo reforçar a teoria com atividades práticas, permitindo que os alunos apliquem o que aprenderam e vejam como os conceitos se traduzem na prática.

Retorno

< (15 - 20 minutos) >

  • Revisão das Atividades Práticas: < (5 - 10 minutos) > Rever as atividades práticas realizadas, destacando como elas se conectam com a teoria apresentada. Discutir as respostas dos alunos para a análise de relatórios financeiros e o estudo de caso de captação de recursos. Fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos e reforçar os pontos-chave.

  • Auto-reflexão dos Alunos: < (5 - 10 minutos) > Propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Realizar uma breve discussão em sala de aula para compartilhar e esclarecer dúvidas que possam ter surgido.

  • Exercício de Casa: < (5 - 10 minutos) > Sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios podem incluir a análise de mais relatórios financeiros de organizações sem fins lucrativos, a elaboração de um plano de captação de recursos para uma organização fictícia, e questões sobre conformidade regulatória e ética.

Esta etapa de retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e pratiquem ainda mais os conceitos através de exercícios de casa.

Conclusão

< (10 - 15 minutos) >

  • Resumo do Conteúdo: Recapitular os principais conceitos aprendidos na aula, desde os princípios financeiros básicos até as práticas específicas de finanças do setor sem fins lucrativos. Relembrar a importância do gerenciamento de projetos, contabilidade para organizações sem fins lucrativos, gestão de recursos, previsão e análise financeira, compliance e ética, relações com stakeholders e gestão de recursos humanos.

  • Conexão entre Teoria e Prática: Explicar como as atividades práticas realizadas na aula, como a análise de relatórios financeiros e o estudo de caso de captação de recursos, ajudaram a conectar a teoria com a prática. Ressaltar que o conhecimento adquirido na aula não é apenas teórico, mas também altamente aplicável na vida real.

  • Materiais Complementares: Sugerir materiais adicionais para os alunos aprofundarem seu conhecimento, como livros, artigos, vídeos e sites especializados no tema. Uma boa sugestão de leitura é o livro "Finanças para Organizações Sem Fins Lucrativos", de Murray Dropkin e Jim Halpin.

  • Importância do Assunto: Reiterar a importância das finanças no setor sem fins lucrativos e como a gestão financeira adequada pode impactar significativamente a sustentabilidade e a eficácia dessas organizações. Destacar que as habilidades adquiridas nesta aula são fundamentais para quem deseja trabalhar ou já trabalha no setor sem fins lucrativos.

Esta etapa de conclusão serve para reforçar o aprendizado, fornecer recursos adicionais e ressaltar a relevância e aplicabilidade do assunto no mundo real.

Iara Tip

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