Entrar

Plano de aula de Gestão de Carteira

Finanças

Original Teachy

Gestão de Carteira

Objetivos

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Nesta etapa inicial, o objetivo principal é introduzir o tema da Gestão de Carteira e garantir que os alunos entendam as habilidades essenciais que serão desenvolvidas ao longo da aula.

Os objetivos específicos são:

  1. Introdução ao Tópico: Apresentar o conceito de Gestão de Carteira e sua importância no campo das finanças. Explicar como a gestão de carteira vai além de simplesmente comprar e vender ativos e requer uma compreensão abrangente da teoria financeira, análise de risco e retorno, construção e gestão de carteira, monitoramento de desempenho e tomada de decisões de ajuste.

  2. Descrever as Habilidades Necessárias: Identificar e explicar em detalhes as habilidades que os alunos devem dominar para serem bem-sucedidos na gestão de carteira. Isso inclui a compreensão da teoria financeira, a capacidade de analisar e avaliar riscos e retornos, a habilidade de construir e gerenciar uma carteira de investimentos, a competência para monitorar o desempenho da carteira e tomar decisões de ajuste, o entendimento dos produtos de investimento, o conhecimento sobre regulamentos e ética e a habilidade de comunicação.

  3. Estabelecer Expectativas para a Aula: Comunicar claramente as expectativas para a aula, incluindo os principais tópicos que serão cobertos, as atividades planejadas e os resultados de aprendizagem desejados.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que será abordado na aula e quais habilidades eles irão desenvolver.

Introdução

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

Nesta etapa, o professor irá:

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: Recapitular a aula anterior sobre "Finanças Comportamentais", focando nos conceitos de vieses cognitivos e emocionais que podem afetar as decisões de investimento. Essa revisão ajudará os alunos a entenderem como a gestão eficaz da carteira requer não só o conhecimento técnico, mas também a consciência e o controle das próprias emoções e preconceitos.

  2. Situações Problema: Apresentar duas situações hipotéticas para iniciar a discussão sobre a gestão de carteira. Por exemplo, um investidor que precisa diversificar sua carteira para minimizar o risco ou um gestor de fundos que precisa ajustar a composição de sua carteira em resposta a mudanças no mercado.

  3. Contextualização: Mostrar como a gestão de carteira é aplicada no mundo real, usando exemplos de gestores de fundos de investimento e investidores individuais. Explicar como uma gestão de carteira eficaz pode ajudar a alcançar os objetivos financeiros e minimizar os riscos.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Contar a história de Warren Buffet, um dos mais bem-sucedidos gestores de carteira do mundo, e como ele usa a teoria financeira, análise de risco, e um profundo conhecimento dos produtos de investimento para tomar suas decisões de investimento. Além disso, compartilhar uma curiosidade sobre como a gestão de carteira pode ser influenciada pela psicologia e pelo comportamento humano, ligando ao conteúdo da aula anterior sobre Finanças Comportamentais.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar engajados e prontos para aprender mais sobre a gestão de carteira.

Desenvolvimento

Duração estimada: (45 - 55 minutos)

Nesta etapa, o professor irá:

  1. Revisão de Conhecimentos Anteriores: Relembrar conceitos financeiros fundamentais como valor presente líquido, taxa interna de retorno, risco e retorno, e diversificação. Isso é importante para estabelecer a base teórica necessária para a gestão de carteira. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

  2. Apresentação da Teoria: Explicar a teoria do portfólio moderna, que é a base para a gestão de carteira. Discutir como a diversificação pode ajudar a reduzir o risco sem afetar necessariamente o retorno esperado. Falar sobre como calcular e interpretar medidas de risco e retorno, como o desvio padrão e o coeficiente de variação. Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  3. Construção de uma Carteira de Investimentos: Ensinar os alunos a escolher ativos que se alinhem com a estratégia de investimento e os objetivos de risco/retorno do investidor. Mostrar como alocar ativos na carteira e como rebalancear a carteira conforme necessário. Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  4. Atividade Prática - Simulação de Gestão de Carteira: Dividir os alunos em pequenos grupos e fornecer-lhes um conjunto de ativos fictícios. Cada grupo terá que construir e gerenciar uma carteira de investimentos utilizando os conceitos aprendidos. Eles terão que tomar decisões de investimento, monitorar o desempenho da carteira e fazer ajustes conforme necessário. Duração estimada: (20 - 25 minutos)

  5. Revisão e Discussão: Após a atividade prática, realizar uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e os resultados obtidos. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Materiais necessários para esta etapa incluem:

  • Apresentação de slides para explicar a teoria do portfólio moderna e a construção de uma carteira de investimentos.
  • Conjuntos de ativos fictícios para a atividade prática. Estes podem ser preparados em folhas de papel ou em uma planilha digital.
  • Calculadoras para calcular medidas de risco e retorno.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter um entendimento sólido da teoria da gestão de carteira e como aplicá-la na prática.

Retorno

Duração estimada: (20 - 25 minutos)

Nesta etapa final, o professor irá:

  1. Síntese dos Aprendizados: Revisar os conceitos-chave abordados durante a aula, destacando como eles se conectam e se aplicam à gestão de carteira. Revisar também os resultados da atividade prática, destacando as estratégias bem-sucedidas e as lições aprendidas. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

  2. Feedback dos Alunos: Pedir aos alunos que escrevam em um papel, durante um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas? Esta atividade ajudará o professor a avaliar o que foi aprendido e identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos. Duração estimada: (5 - 10 minutos)
  3. Atividade para Casa: Sugerir uma lista de exercícios sobre gestão de carteira para que os alunos resolvam em casa. Os exercícios devem abranger os conceitos e habilidades abordados durante a aula, permitindo aos alunos praticar e consolidar o que aprenderam. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula e do que é esperado deles para a próxima aula. Além disso, o professor terá um feedback valioso sobre o progresso dos alunos e qualquer área que possa precisar de reforço ou revisão adicional.

Conclusão

Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Nesta etapa final, o professor irá:

  1. Resumo dos Principais Conteúdos: Recapitular os conceitos mais importantes da aula, como a teoria do portfólio moderna, a análise de risco e retorno, a construção e gestão de uma carteira de investimentos, o monitoramento do desempenho da carteira e a tomada de decisões de ajuste. Esta recapitulação ajudará a solidificar os aprendizados dos alunos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Explicar como a teoria financeira foi aplicada na prática durante a atividade de simulação de gestão de carteira. Destacar como a compreensão teórica informou as decisões de investimento e como a experiência prática ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos aplicarem o que aprenderam.

  3. Materiais Complementares: Sugerir materiais extras para os alunos explorarem e aprofundarem seu conhecimento sobre gestão de carteira. Isso pode incluir artigos de pesquisa, livros, vídeos de aulas online e software de simulação de investimentos.

  4. Importância da Gestão de Carteira no Dia a Dia: Finalizar a aula destacando a relevância prática da gestão de carteira. Explicar como uma gestão de carteira eficaz pode ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos financeiros, seja para a aposentadoria, a compra de uma casa, a educação dos filhos ou outros objetivos de longo prazo. Além disso, ressaltar como a gestão de carteira é uma habilidade vital para profissionais de finanças, gestores de fundos de investimento e consultores financeiros.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida dos conceitos e habilidades abordados durante a aula e apreciar a relevância prática da gestão de carteira. Além disso, eles terão recursos adicionais à sua disposição para continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades em gestão de carteira.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies