Entrar

Plano de aula de Gestão de Carteira

Finanças

Original Teachy

Gestão de Carteira

Objetivos

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Nesta etapa inicial, o objetivo principal é introduzir o tema da Gestão de Carteira e garantir que os alunos entendam as habilidades essenciais que serão desenvolvidas ao longo da aula.

Os objetivos específicos são:

  1. Introdução ao Tópico: Apresentar o conceito de Gestão de Carteira e sua importância no campo das finanças. Explicar como a gestão de carteira vai além de simplesmente comprar e vender ativos e requer uma compreensão abrangente da teoria financeira, análise de risco e retorno, construção e gestão de carteira, monitoramento de desempenho e tomada de decisões de ajuste.

  2. Descrever as Habilidades Necessárias: Identificar e explicar em detalhes as habilidades que os alunos devem dominar para serem bem-sucedidos na gestão de carteira. Isso inclui a compreensão da teoria financeira, a capacidade de analisar e avaliar riscos e retornos, a habilidade de construir e gerenciar uma carteira de investimentos, a competência para monitorar o desempenho da carteira e tomar decisões de ajuste, o entendimento dos produtos de investimento, o conhecimento sobre regulamentos e ética e a habilidade de comunicação.

  3. Estabelecer Expectativas para a Aula: Comunicar claramente as expectativas para a aula, incluindo os principais tópicos que serão cobertos, as atividades planejadas e os resultados de aprendizagem desejados.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que será abordado na aula e quais habilidades eles irão desenvolver.

Introdução

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

Nesta etapa, o professor irá:

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: Recapitular a aula anterior sobre "Finanças Comportamentais", focando nos conceitos de vieses cognitivos e emocionais que podem afetar as decisões de investimento. Essa revisão ajudará os alunos a entenderem como a gestão eficaz da carteira requer não só o conhecimento técnico, mas também a consciência e o controle das próprias emoções e preconceitos.

  2. Situações Problema: Apresentar duas situações hipotéticas para iniciar a discussão sobre a gestão de carteira. Por exemplo, um investidor que precisa diversificar sua carteira para minimizar o risco ou um gestor de fundos que precisa ajustar a composição de sua carteira em resposta a mudanças no mercado.

  3. Contextualização: Mostrar como a gestão de carteira é aplicada no mundo real, usando exemplos de gestores de fundos de investimento e investidores individuais. Explicar como uma gestão de carteira eficaz pode ajudar a alcançar os objetivos financeiros e minimizar os riscos.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Contar a história de Warren Buffet, um dos mais bem-sucedidos gestores de carteira do mundo, e como ele usa a teoria financeira, análise de risco, e um profundo conhecimento dos produtos de investimento para tomar suas decisões de investimento. Além disso, compartilhar uma curiosidade sobre como a gestão de carteira pode ser influenciada pela psicologia e pelo comportamento humano, ligando ao conteúdo da aula anterior sobre Finanças Comportamentais.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar engajados e prontos para aprender mais sobre a gestão de carteira.

Desenvolvimento

Duração estimada: (45 - 55 minutos)

Nesta etapa, o professor irá:

  1. Revisão de Conhecimentos Anteriores: Relembrar conceitos financeiros fundamentais como valor presente líquido, taxa interna de retorno, risco e retorno, e diversificação. Isso é importante para estabelecer a base teórica necessária para a gestão de carteira. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

  2. Apresentação da Teoria: Explicar a teoria do portfólio moderna, que é a base para a gestão de carteira. Discutir como a diversificação pode ajudar a reduzir o risco sem afetar necessariamente o retorno esperado. Falar sobre como calcular e interpretar medidas de risco e retorno, como o desvio padrão e o coeficiente de variação. Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  3. Construção de uma Carteira de Investimentos: Ensinar os alunos a escolher ativos que se alinhem com a estratégia de investimento e os objetivos de risco/retorno do investidor. Mostrar como alocar ativos na carteira e como rebalancear a carteira conforme necessário. Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  4. Atividade Prática - Simulação de Gestão de Carteira: Dividir os alunos em pequenos grupos e fornecer-lhes um conjunto de ativos fictícios. Cada grupo terá que construir e gerenciar uma carteira de investimentos utilizando os conceitos aprendidos. Eles terão que tomar decisões de investimento, monitorar o desempenho da carteira e fazer ajustes conforme necessário. Duração estimada: (20 - 25 minutos)

  5. Revisão e Discussão: Após a atividade prática, realizar uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e os resultados obtidos. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Materiais necessários para esta etapa incluem:

  • Apresentação de slides para explicar a teoria do portfólio moderna e a construção de uma carteira de investimentos.
  • Conjuntos de ativos fictícios para a atividade prática. Estes podem ser preparados em folhas de papel ou em uma planilha digital.
  • Calculadoras para calcular medidas de risco e retorno.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter um entendimento sólido da teoria da gestão de carteira e como aplicá-la na prática.

Retorno

Duração estimada: (20 - 25 minutos)

Nesta etapa final, o professor irá:

  1. Síntese dos Aprendizados: Revisar os conceitos-chave abordados durante a aula, destacando como eles se conectam e se aplicam à gestão de carteira. Revisar também os resultados da atividade prática, destacando as estratégias bem-sucedidas e as lições aprendidas. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

  2. Feedback dos Alunos: Pedir aos alunos que escrevam em um papel, durante um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas? Esta atividade ajudará o professor a avaliar o que foi aprendido e identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos. Duração estimada: (5 - 10 minutos)
  3. Atividade para Casa: Sugerir uma lista de exercícios sobre gestão de carteira para que os alunos resolvam em casa. Os exercícios devem abranger os conceitos e habilidades abordados durante a aula, permitindo aos alunos praticar e consolidar o que aprenderam. Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula e do que é esperado deles para a próxima aula. Além disso, o professor terá um feedback valioso sobre o progresso dos alunos e qualquer área que possa precisar de reforço ou revisão adicional.

Conclusão

Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Nesta etapa final, o professor irá:

  1. Resumo dos Principais Conteúdos: Recapitular os conceitos mais importantes da aula, como a teoria do portfólio moderna, a análise de risco e retorno, a construção e gestão de uma carteira de investimentos, o monitoramento do desempenho da carteira e a tomada de decisões de ajuste. Esta recapitulação ajudará a solidificar os aprendizados dos alunos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Explicar como a teoria financeira foi aplicada na prática durante a atividade de simulação de gestão de carteira. Destacar como a compreensão teórica informou as decisões de investimento e como a experiência prática ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos aplicarem o que aprenderam.

  3. Materiais Complementares: Sugerir materiais extras para os alunos explorarem e aprofundarem seu conhecimento sobre gestão de carteira. Isso pode incluir artigos de pesquisa, livros, vídeos de aulas online e software de simulação de investimentos.

  4. Importância da Gestão de Carteira no Dia a Dia: Finalizar a aula destacando a relevância prática da gestão de carteira. Explicar como uma gestão de carteira eficaz pode ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos financeiros, seja para a aposentadoria, a compra de uma casa, a educação dos filhos ou outros objetivos de longo prazo. Além disso, ressaltar como a gestão de carteira é uma habilidade vital para profissionais de finanças, gestores de fundos de investimento e consultores financeiros.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida dos conceitos e habilidades abordados durante a aula e apreciar a relevância prática da gestão de carteira. Além disso, eles terão recursos adicionais à sua disposição para continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades em gestão de carteira.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies