Objetivos
< (15 - 20 minutos) >
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Compreensão dos Conceitos de Sustentabilidade: Fornecer aos alunos uma compreensão clara e sólida dos conceitos e princípios fundamentais de sustentabilidade e como eles se aplicam aos sistemas financeiros e econômicos.
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Familiaridade com Regulamentações e Políticas ESG: Ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão detalhada das regulamentações ESG e como elas influenciam as práticas de finanças sustentáveis.
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Entendimento e Avaliação de Risco ESG: Preparar os alunos para avaliar efetivamente os riscos associados a questões ambientais, sociais e de governança corporativa em investimentos e operações financeiras.
Objetivos Secundários:
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Análise de Tendências de Mercado: Instruir os alunos sobre as atuais tendências de mercado sustentável e como elas podem ser usadas para tomar decisões de investimento informadas.
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Domínio de Técnicas Analíticas Financeiras: Ensinar aos alunos como usar técnicas analíticas financeiras para avaliar o desempenho de investimentos sustentáveis.
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Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação: Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação eficazes para explicar conceitos complexos de sustentabilidade e finanças a diferentes públicos.
Introdução
< (10 - 15 minutos) >
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Revisão de Conteúdos Anteriores: Inicialmente, será feita uma recapitulação da aula anterior sobre "Ética em Finanças", relembrando os pontos-chave e como eles se relacionam com o tópico atual, "Finanças Sustentáveis". Isso irá garantir que todos os alunos estejam no mesmo nível de compreensão antes de iniciar o novo conteúdo.
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Situações Problemas: Apresentação de duas situações reais em que empresas tiveram que considerar aspectos ESG em suas decisões financeiras. Esses exemplos servirão como ponto de partida para a introdução dos conceitos de finanças sustentáveis.
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Contextualização: Explicação de como as finanças sustentáveis estão se tornando cada vez mais importantes no mundo dos negócios e investimentos. Exemplos de empresas que obtiveram sucesso ao adotar práticas de finanças sustentáveis serão apresentados, bem como exemplos de falhas de empresas que não consideraram os aspectos ESG em suas estratégias financeiras.
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Ganhar Atenção dos Alunos: Para captar a atenção dos alunos, serão compartilhadas duas curiosidades interessantes sobre finanças sustentáveis. A primeira é que o mercado de títulos verdes, uma forma popular de financiamento sustentável, cresceu de praticamente nada em 2007 para mais de $200 bilhões em 2019. A segunda é que estudos mostram que empresas com melhor desempenho em critérios ESG tendem a ter melhor desempenho financeiro a longo prazo, desafiando a noção de que a sustentabilidade e o lucro são mutuamente exclusivos.
Desenvolvimento
< (50 - 60 minutos) >
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Revisão dos Conceitos Fundamentais < (10 - 15 minutos) >
- O professor deve revisar os conceitos fundamentais de sustentabilidade, e como eles se aplicam aos sistemas financeiros e econômicos. Isso incluirá uma discussão sobre a importância de considerar os impactos ambientais, sociais e de governança (ESG) nas decisões financeiras e de investimento.
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Apresentação da Teoria das Finanças Sustentáveis < (15 - 20 minutos) >
- O professor deve então apresentar a teoria das finanças sustentáveis, explicando como as considerações ESG podem ser integradas nas práticas empresariais e de investimento.
- Deve-se explicar como as regulamentações e políticas ESG influenciam as práticas de finanças sustentáveis.
- O professor deve destacar a importância da avaliação de risco ESG, discutindo como os riscos associados a questões ESG podem afetar o desempenho financeiro e a sustentabilidade de um investimento ou operação financeira.
- O professor deve introduzir as atuais tendências de mercado sustentável e como elas podem ser usadas para tomar decisões de investimento informadas.
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Atividades Práticas < (20 - 25 minutos) >
- Atividade 1 - Análise de Caso:
- O professor deve dividir a classe em pequenos grupos e fornecer a cada um deles um estudo de caso de uma empresa que tenha implementado práticas de finanças sustentáveis.
- Cada grupo deve analisar o estudo de caso, identificando as considerações ESG que a empresa levou em conta, como elas afetaram as decisões financeiras da empresa e quais foram os resultados.
- Os alunos devem usar as técnicas analíticas financeiras que aprenderam para avaliar o desempenho do investimento sustentável da empresa.
- Cada grupo deve então apresentar suas descobertas para a classe, explicando os conceitos de sustentabilidade e finanças envolvidos. Isso ajudará a desenvolver as habilidades de comunicação dos alunos.
- Atividade 2 - Simulação de Investimento Sustentável:
- O professor deve fornecer aos alunos um conjunto de dados de potenciais investimentos, incluindo informações sobre o desempenho financeiro e as considerações ESG de cada investimento.
- Os alunos devem, então, usar essas informações para desenvolver uma estratégia de investimento sustentável, tomando decisões com base em suas avaliações de risco ESG e considerando as atuais tendências de mercado sustentável.
- Os alunos devem justificar suas decisões de investimento, explicando como elas atendem tanto aos objetivos financeiros quanto aos de sustentabilidade.
- Atividade 1 - Análise de Caso:
Materiais Necessários
Para a realização dessas atividades, serão necessários os seguintes materiais:
- Estudos de caso de empresas que implementaram práticas de finanças sustentáveis.
- Conjunto de dados de potenciais investimentos, incluindo informações sobre o desempenho financeiro e as considerações ESG de cada investimento.
- Equipamento de apresentação (por exemplo, projetor, computador, quadro branco) para permitir que os alunos apresentem suas descobertas e estratégias de investimento.
Retorno
< (15 - 20 minutos) >
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Discussão e Síntese < (10 - 15 minutos) >
- Após as apresentações dos grupos, o professor deve liderar uma discussão em sala de aula, comparando e contrastando as análises de cada grupo. Isso permitirá que os alunos vejam como diferentes empresas aplicam os princípios de finanças sustentáveis de maneiras únicas.
- Esta discussão também permitirá que os alunos vejam como as decisões financeiras sustentáveis podem ter uma variedade de resultados, dependendo das circunstâncias específicas de cada empresa.
- O professor deve, então, sintetizar as principais lições aprendidas, reforçando os principais conceitos e princípios de finanças sustentáveis discutidos durante a aula.
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Verificação de Aprendizado < (5 minutos) >
- Para verificar o que foi aprendido, o professor deve pedir aos alunos que escrevam, em um papel, respostas para as seguintes perguntas em um minuto:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- O professor deve, então, recolher as respostas e usá-las para ajustar as futuras aulas, conforme necessário.
- Para verificar o que foi aprendido, o professor deve pedir aos alunos que escrevam, em um papel, respostas para as seguintes perguntas em um minuto:
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Exercícios para Casa < (0 - 5 minutos) >
- Finalmente, o professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Isso ajudará a reforçar o que foi aprendido e a preparar os alunos para a próxima aula.
Conclusão
< (5 - 10 minutos) >
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Resumo da Aula: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, recapitulando os conceitos fundamentais de sustentabilidade, regulamentações ESG, avaliação de risco ESG, tendências do mercado sustentável, técnicas analíticas financeiras e desenvolvimento de habilidades de comunicação. Isso ajudará a reforçar o conhecimento adquirido pelos alunos.
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Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria às práticas empresariais, enfatizando a importância de integrar a sustentabilidade nas decisões financeiras e de investimento. O professor pode usar exemplos das atividades práticas para ilustrar como os conceitos teóricos foram aplicados.
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Materiais Extras: O professor deve sugerir materiais adicionais para estudo, tais como livros, artigos, sites e vídeos que fornecem informações mais detalhadas sobre finanças sustentáveis. Isso permitirá que os alunos aprofundem seu conhecimento e compreensão do tópico da aula.
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Importância do Assunto para o Dia a Dia: Por fim, o professor deve ressaltar a relevância das finanças sustentáveis para o dia a dia dos alunos, considerando suas aplicações na vida real. O professor pode explicar como a adoção de práticas de finanças sustentáveis pode levar a melhores resultados financeiros, reduzir o risco de perdas devido a questões ESG e contribuir para um futuro mais sustentável. Além disso, o professor deve destacar que as habilidades adquiridas durante a aula serão úteis não apenas para aqueles que buscam uma carreira em finanças ou investimentos, mas também para qualquer indivíduo que deseje tomar decisões financeiras informadas e responsáveis.