Entrar

Plano de aula de Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

História da Arte

Original Teachy

Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

Objetivos

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Os objetivos do plano de aula são:

  1. Introduzir os movimentos artísticos Dadaísmo e Surrealismo, explicando o contexto histórico, social e político de seu surgimento, bem como as influências teóricas e filosóficas que moldaram esses movimentos. Os alunos devem ser capazes de entender como e por que esses movimentos surgiram e quais eram suas principais características e objetivos.

  2. Examinar algumas das principais obras e artistas associados ao Dadaísmo e ao Surrealismo. Os alunos devem ser capazes de reconhecer e descrever as características comuns e as diferenças na arte Dada e Surrealista, bem como identificar alguns dos artistas mais influentes e suas contribuições para os movimentos.

  3. Desenvolver habilidades de análise crítica de arte, permitindo que os alunos examinem e interpretem obras Dada e Surrealistas em termos de técnica, conteúdo temático e simbólico. Além disso, os alunos devem ser capazes de compreender como o Dadaísmo e o Surrealismo influenciaram movimentos artísticos subsequentes e a arte contemporânea.

Objetivos Secundários:

  1. Encorajar os alunos a refletir sobre o impacto e a relevância da arte moderna em sua própria vida e sociedade.

  2. Fomentar uma apreciação mais profunda da arte moderna e de seus valores estéticos, filosóficos e culturais.

  3. Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação, à medida que os alunos exploram e apresentam informações sobre o Dadaísmo e o Surrealismo.

Introdução

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

  • A aula deve começar com um breve resumo dos conceitos e movimentos artísticos discutidos na aula anterior, "Arte Moderna: Cubismo e Futurismo". Este recapitulativo irá ajudar a estabelecer uma base sólida para a introdução do Dadaísmo e do Surrealismo, e irá reforçar a compreensão dos alunos sobre a evolução e a diversidade da arte moderna.

  • Em seguida, o professor pode apresentar duas situações problema para engajar os alunos e preparar o terreno para o tema da aula. A primeira situação pode ser uma pergunta como "Como a arte pode ser usada como uma forma de protesto ou crítica social?" e a segunda "Como a arte pode explorar e expressar o mundo dos sonhos e do subconsciente?"

  • O professor pode então contextualizar a importância do Dadaísmo e do Surrealismo, explicando como esses movimentos refletiram e influenciaram as mudanças sociais, políticas e culturais de seu tempo. Ele pode mencionar, por exemplo, como a arte Dada foi uma reação à brutalidade e ao absurdo da Primeira Guerra Mundial, e como o Surrealismo foi inspirado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.

  • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre o Dadaísmo e o Surrealismo. Por exemplo, ele pode mencionar como os artistas Dada às vezes usavam métodos aleatórios, como jogar dados ou recortar palavras de um jornal e reorganizá-las ao acaso, para criar suas obras de arte. Ou como Salvador Dalí, um dos mais famosos surrealistas, era conhecido por suas excentricidades e táticas de autopromoção, como dar entrevistas enquanto usava um capacete de mergulho.

Desenvolvimento

Duração estimada: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

  • Iniciar com uma rápida revisão dos movimentos artísticos que precederam o Dadaísmo e o Surrealismo, incluindo o Cubismo e o Futurismo. Isso ajudará os alunos a entenderem como a arte moderna evoluiu ao longo do tempo e como cada movimento se relaciona com os outros. (5 - 10 minutos)

Apresentação da Teoria

  • Explicar as características e princípios fundamentais do Dadaísmo, como a ênfase na irracionalidade, no acaso e na negação dos valores tradicionais da arte. Destacar o uso de colagens, assemblages, performance art e poesia sonora pelos artistas Dada. (10 - 15 minutos)

  • Introduzir os principais artistas e obras associados ao Dadaísmo, como Marcel Duchamp, Max Ernst e Hannah Höch. Mostrar e analisar algumas de suas obras mais representativas. (10 - 15 minutos)

  • Explicar as características e princípios fundamentais do Surrealismo, como a influência das teorias psicanalíticas de Freud, a ênfase na importância dos sonhos e do subconsciente, e o desejo de reconciliar o mundo real com o mundo dos sonhos e do subconsciente. (10 - 15 minutos)

  • Introduzir os principais artistas e obras associados ao Surrealismo, como Salvador Dalí, René Magritte e Joan Miró. Mostrar e analisar algumas de suas obras mais representativas. (10 - 15 minutos)

Atividades Práticas

  1. Análise de Obras de Arte: Apresentar aos alunos várias obras de arte Dada e Surrealistas, e pedir-lhes para descrever o que veem e interpretar o que a obra pode significar. Isso pode incluir a identificação das técnicas usadas, a discussão dos temas e símbolos presentes, e a consideração de como a obra se relaciona com os princípios e objetivos do Dadaísmo ou do Surrealismo. (15 - 20 minutos)

  2. Criação de Arte Dada ou Surrealista: Fornecer aos alunos uma variedade de materiais artísticos, como papel, cola, tesoura, revistas para recortar, tintas e pincéis, e incentivá-los a criar sua própria obra de arte Dada ou Surrealista. Eles podem, por exemplo, fazer uma colagem Dada usando recortes de revistas e jornais, ou pintar um quadro Surrealista que represente uma cena de sonho. (20 - 30 minutos)

Materiais necessários para as atividades: Obras de arte Dada e Surrealistas para análise, papel, cola, tesoura, revistas e jornais para recortar, tintas, pincéis.

Retorno

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

  • Depois de concluídas as atividades práticas, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem e discutam suas criações de arte Dada ou Surrealista. Eles podem explicar suas escolhas de tema, técnica e material, e como essas escolhas se relacionam com os princípios e objetivos do Dadaísmo ou do Surrealismo. Isso ajudará a reforçar sua compreensão da teoria e permitirá que o professor avalie seu progresso e compreensão. (10 - 15 minutos)

  • Em seguida, o professor pode propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Isso incentivará a reflexão sobre o aprendizado e ajudará o professor a identificar quaisquer áreas de dificuldade ou confusão que possam precisar ser abordadas em futuras aulas. (5 minutos)

  • Por fim, o professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Isso pode incluir, por exemplo, a análise de outras obras de arte Dada e Surrealista, a pesquisa adicional sobre artistas e obras associadas a esses movimentos, ou a criação de mais arte Dada ou Surrealista. Isso permitirá que os alunos continuem aprendendo e praticando fora da sala de aula, reforçando ainda mais sua compreensão do Dadaísmo e do Surrealismo. (5 minutos)

Conclusão

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  • Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, reforçando a compreensão dos alunos sobre o Dadaísmo e o Surrealismo. Isso deve incluir resumir o contexto histórico, social e político desses movimentos, suas principais características e princípios, seus artistas e obras mais representativos, e suas influências e contribuições para a arte moderna e contemporânea. (5 - 7 minutos)

  • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, ajudando os alunos a entender não apenas o que é a arte Dada e Surrealista, mas também por que ela é importante e como ela pode ser aplicada. Por exemplo, ele pode destacar como a análise de obras de arte Dada e Surrealistas ajudou a desenvolver habilidades de pensamento crítico e compreensão estética, e como a criação de arte Dada ou Surrealista permitiu aos alunos expressar suas próprias ideias e emoções de maneiras novas e criativas. (3 - 5 minutos)

  • Para ajudar a aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras, como livros, documentários, exposições de arte ou sites. Por exemplo, ele pode recomendar o livro "Dada: Art and Anti-Art" por Hans Richter, o documentário "Dada and Surrealism" dirigido por David Thompson, ou o site oficial do Museu Salvador Dalí. (2 - 3 minutos)

  • Por fim, o professor deve resumir a importância do Dadaísmo e do Surrealismo para o dia a dia. Ele pode explicar, por exemplo, como esses movimentos mudaram nossa percepção e valorização da arte, desafiaram as convenções sociais e culturais, e influenciaram muitas formas de expressão artística contemporânea, desde a pintura e a escultura até o cinema, o design e a publicidade. (3 - 5 minutos)

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies