Entrar

Plano de aula de Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

História da Arte

Original Teachy

Arte Moderna: Dadaísmo e Surrealismo

Objetivos

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Os objetivos do plano de aula são:

  1. Introduzir os movimentos artísticos Dadaísmo e Surrealismo, explicando o contexto histórico, social e político de seu surgimento, bem como as influências teóricas e filosóficas que moldaram esses movimentos. Os alunos devem ser capazes de entender como e por que esses movimentos surgiram e quais eram suas principais características e objetivos.

  2. Examinar algumas das principais obras e artistas associados ao Dadaísmo e ao Surrealismo. Os alunos devem ser capazes de reconhecer e descrever as características comuns e as diferenças na arte Dada e Surrealista, bem como identificar alguns dos artistas mais influentes e suas contribuições para os movimentos.

  3. Desenvolver habilidades de análise crítica de arte, permitindo que os alunos examinem e interpretem obras Dada e Surrealistas em termos de técnica, conteúdo temático e simbólico. Além disso, os alunos devem ser capazes de compreender como o Dadaísmo e o Surrealismo influenciaram movimentos artísticos subsequentes e a arte contemporânea.

Objetivos Secundários:

  1. Encorajar os alunos a refletir sobre o impacto e a relevância da arte moderna em sua própria vida e sociedade.

  2. Fomentar uma apreciação mais profunda da arte moderna e de seus valores estéticos, filosóficos e culturais.

  3. Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação, à medida que os alunos exploram e apresentam informações sobre o Dadaísmo e o Surrealismo.

Introdução

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

  • A aula deve começar com um breve resumo dos conceitos e movimentos artísticos discutidos na aula anterior, "Arte Moderna: Cubismo e Futurismo". Este recapitulativo irá ajudar a estabelecer uma base sólida para a introdução do Dadaísmo e do Surrealismo, e irá reforçar a compreensão dos alunos sobre a evolução e a diversidade da arte moderna.

  • Em seguida, o professor pode apresentar duas situações problema para engajar os alunos e preparar o terreno para o tema da aula. A primeira situação pode ser uma pergunta como "Como a arte pode ser usada como uma forma de protesto ou crítica social?" e a segunda "Como a arte pode explorar e expressar o mundo dos sonhos e do subconsciente?"

  • O professor pode então contextualizar a importância do Dadaísmo e do Surrealismo, explicando como esses movimentos refletiram e influenciaram as mudanças sociais, políticas e culturais de seu tempo. Ele pode mencionar, por exemplo, como a arte Dada foi uma reação à brutalidade e ao absurdo da Primeira Guerra Mundial, e como o Surrealismo foi inspirado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.

  • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre o Dadaísmo e o Surrealismo. Por exemplo, ele pode mencionar como os artistas Dada às vezes usavam métodos aleatórios, como jogar dados ou recortar palavras de um jornal e reorganizá-las ao acaso, para criar suas obras de arte. Ou como Salvador Dalí, um dos mais famosos surrealistas, era conhecido por suas excentricidades e táticas de autopromoção, como dar entrevistas enquanto usava um capacete de mergulho.

Desenvolvimento

Duração estimada: (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

  • Iniciar com uma rápida revisão dos movimentos artísticos que precederam o Dadaísmo e o Surrealismo, incluindo o Cubismo e o Futurismo. Isso ajudará os alunos a entenderem como a arte moderna evoluiu ao longo do tempo e como cada movimento se relaciona com os outros. (5 - 10 minutos)

Apresentação da Teoria

  • Explicar as características e princípios fundamentais do Dadaísmo, como a ênfase na irracionalidade, no acaso e na negação dos valores tradicionais da arte. Destacar o uso de colagens, assemblages, performance art e poesia sonora pelos artistas Dada. (10 - 15 minutos)

  • Introduzir os principais artistas e obras associados ao Dadaísmo, como Marcel Duchamp, Max Ernst e Hannah Höch. Mostrar e analisar algumas de suas obras mais representativas. (10 - 15 minutos)

  • Explicar as características e princípios fundamentais do Surrealismo, como a influência das teorias psicanalíticas de Freud, a ênfase na importância dos sonhos e do subconsciente, e o desejo de reconciliar o mundo real com o mundo dos sonhos e do subconsciente. (10 - 15 minutos)

  • Introduzir os principais artistas e obras associados ao Surrealismo, como Salvador Dalí, René Magritte e Joan Miró. Mostrar e analisar algumas de suas obras mais representativas. (10 - 15 minutos)

Atividades Práticas

  1. Análise de Obras de Arte: Apresentar aos alunos várias obras de arte Dada e Surrealistas, e pedir-lhes para descrever o que veem e interpretar o que a obra pode significar. Isso pode incluir a identificação das técnicas usadas, a discussão dos temas e símbolos presentes, e a consideração de como a obra se relaciona com os princípios e objetivos do Dadaísmo ou do Surrealismo. (15 - 20 minutos)

  2. Criação de Arte Dada ou Surrealista: Fornecer aos alunos uma variedade de materiais artísticos, como papel, cola, tesoura, revistas para recortar, tintas e pincéis, e incentivá-los a criar sua própria obra de arte Dada ou Surrealista. Eles podem, por exemplo, fazer uma colagem Dada usando recortes de revistas e jornais, ou pintar um quadro Surrealista que represente uma cena de sonho. (20 - 30 minutos)

Materiais necessários para as atividades: Obras de arte Dada e Surrealistas para análise, papel, cola, tesoura, revistas e jornais para recortar, tintas, pincéis.

Retorno

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

  • Depois de concluídas as atividades práticas, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem e discutam suas criações de arte Dada ou Surrealista. Eles podem explicar suas escolhas de tema, técnica e material, e como essas escolhas se relacionam com os princípios e objetivos do Dadaísmo ou do Surrealismo. Isso ajudará a reforçar sua compreensão da teoria e permitirá que o professor avalie seu progresso e compreensão. (10 - 15 minutos)

  • Em seguida, o professor pode propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Isso incentivará a reflexão sobre o aprendizado e ajudará o professor a identificar quaisquer áreas de dificuldade ou confusão que possam precisar ser abordadas em futuras aulas. (5 minutos)

  • Por fim, o professor pode sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Isso pode incluir, por exemplo, a análise de outras obras de arte Dada e Surrealista, a pesquisa adicional sobre artistas e obras associadas a esses movimentos, ou a criação de mais arte Dada ou Surrealista. Isso permitirá que os alunos continuem aprendendo e praticando fora da sala de aula, reforçando ainda mais sua compreensão do Dadaísmo e do Surrealismo. (5 minutos)

Conclusão

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  • Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, reforçando a compreensão dos alunos sobre o Dadaísmo e o Surrealismo. Isso deve incluir resumir o contexto histórico, social e político desses movimentos, suas principais características e princípios, seus artistas e obras mais representativos, e suas influências e contribuições para a arte moderna e contemporânea. (5 - 7 minutos)

  • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, ajudando os alunos a entender não apenas o que é a arte Dada e Surrealista, mas também por que ela é importante e como ela pode ser aplicada. Por exemplo, ele pode destacar como a análise de obras de arte Dada e Surrealistas ajudou a desenvolver habilidades de pensamento crítico e compreensão estética, e como a criação de arte Dada ou Surrealista permitiu aos alunos expressar suas próprias ideias e emoções de maneiras novas e criativas. (3 - 5 minutos)

  • Para ajudar a aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras, como livros, documentários, exposições de arte ou sites. Por exemplo, ele pode recomendar o livro "Dada: Art and Anti-Art" por Hans Richter, o documentário "Dada and Surrealism" dirigido por David Thompson, ou o site oficial do Museu Salvador Dalí. (2 - 3 minutos)

  • Por fim, o professor deve resumir a importância do Dadaísmo e do Surrealismo para o dia a dia. Ele pode explicar, por exemplo, como esses movimentos mudaram nossa percepção e valorização da arte, desafiaram as convenções sociais e culturais, e influenciaram muitas formas de expressão artística contemporânea, desde a pintura e a escultura até o cinema, o design e a publicidade. (3 - 5 minutos)

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies