Objetivos
(10 - 15 minutos)
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Compreensão de Dados: Os alunos devem ser capazes de entender a natureza de seus dados. Eles devem saber quais dados são quantitativos, qualitativos, contínuos, discretos, etc. Isso os ajudará a escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar esses dados.
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Criação e Personalização de Gráficos: Os alunos devem aprender a criar e personalizar gráficos no Google Sheets. Isso inclui inserir dados em células, criar cabeçalhos de tabela, formatar células e linhas, selecionar o tipo de gráfico apropriado, criar o gráfico e personalizá-lo.
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Interpretação e Apresentação de Gráficos: Finalmente, os alunos devem ser capazes de interpretar e apresentar os gráficos que criaram. Eles devem ser capazes de ler o gráfico, entender o que ele representa, identificar tendências, outliers e padrões. Eles também devem aprender a incorporar o gráfico em uma apresentação, relatório ou documento.
Objetivos Secundários:
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Análise de Dados: Além de criar e interpretar o gráfico, os alunos devem ser capazes de analisar os dados apresentados para tirar conclusões e fazer previsões.
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Aplicação Prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, criando gráficos para apresentar dados e informações de forma clara e eficaz.
Introdução
(10 - 15 minutos)
Para iniciar a aula, relembraremos o conteúdo da aula anterior sobre "Criação de Planilhas no Google Sheets", focando em como os dados são inseridos e organizados em uma planilha.
Depois, apresentaremos duas situações problema. Na primeira, uma escola precisa organizar e apresentar os resultados de um concurso de redação, onde os alunos foram avaliados em diferentes categorias como gramática, criatividade e estrutura. Na segunda situação, uma empresa quer apresentar suas vendas e lucros nos últimos cinco anos para identificar tendências e fazer previsões.
Estas situações servem para contextualizar a importância do assunto. Gráficos são ferramentas poderosas não só para apresentação de dados, mas também para análise. Eles são amplamente usados em diversas áreas, como educação, negócios, ciência, governo, entre outras.
Para ganhar a atenção dos alunos, compartilharemos duas curiosidades sobre gráficos. Primeiro, a invenção do gráfico de barras e de linhas é atribuída a William Playfair, um engenheiro e economista escocês, que os usou pela primeira vez no final do século XVIII. Segundo, um dos gráficos mais famosos da história é o gráfico de rosas de Florence Nightingale, que ela usou para convencer o governo britânico a melhorar as condições de saúde nos hospitais durante a Guerra da Crimeia.
Com isso, introduziremos o tópico da aula de hoje: "Gráficos no Google Sheets".
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
Revisão de Conhecimentos Anteriores (10 - 15 minutos)
- O professor deverá revisar os conceitos básicos do Google Sheets, como a inserção de dados, criação de tabelas, formatação de células e linhas.
- O professor também deverá revisar conceitos básicos de estatística e análise de dados, tais como a diferença entre dados quantitativos e qualitativos, e a importância de compreender a natureza dos dados para escolher o gráfico mais adequado.
Apresentação da Teoria (15 - 20 minutos)
- O professor deverá apresentar os diferentes tipos de gráficos disponíveis no Google Sheets (barras, colunas, linhas, pizza, área, dispersão, etc.) e discutir quando cada um é mais apropriado.
- O professor explicará o passo a passo para a criação de gráficos no Google Sheets, incluindo a seleção dos dados, a navegação até o menu de gráficos, a escolha do tipo de gráfico e a personalização do gráfico.
- O professor também discutirá a importância da personalização de gráficos, incluindo a alteração da cor de linhas e barras, a adição de títulos ao gráfico e aos eixos, a alteração da escala dos eixos, a adição de rótulos de dados, etc.
- Por fim, o professor deverá explicar como interpretar gráficos, identificando tendências, outliers e padrões, e como apresentar gráficos em uma apresentação, relatório ou documento.
Atividades Práticas (20 - 25 minutos)
- Atividade 1: Os alunos serão divididos em grupos e receberão a primeira situação problema apresentada na introdução (a escola organizando os resultados de um concurso de redação). Eles deverão criar uma tabela com os dados e escolher o gráfico mais adequado para representá-los. Depois, eles deverão personalizar o gráfico e apresentá-lo ao professor e à turma, explicando a escolha do gráfico e as tendências identificadas.
- Atividade 2: Na segunda atividade, os grupos receberão a segunda situação problema (a empresa apresentando suas vendas e lucros). Eles seguirão o mesmo processo, mas agora também terão que fazer uma análise dos dados, identificando tendências e fazendo previsões para os próximos anos.
Materiais Necessários
- Computadores com acesso à internet e ao Google Sheets.
- Dados para as atividades práticas.
Retorno
(10 - 15 minutos)
Após as atividades práticas, o professor deve promover uma discussão em sala para conectar a teoria apresentada com as atividades realizadas. Os alunos deverão compartilhar suas experiências, desafios encontrados, soluções adotadas e resultados obtidos. O professor deverá, então, reforçar os conceitos e técnicas utilizados e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido.
Para verificar o que foi aprendido, o professor deverá propor que cada aluno escreva em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
As respostas serão coletadas e analisadas pelo professor para ajustar as próximas aulas, se necessário.
Por fim, o professor deverá sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Os exercícios devem incluir situações que exijam a aplicação dos conceitos e habilidades aprendidos, como a compreensão de dados, a criação e personalização de gráficos, a interpretação e apresentação de gráficos e a análise de dados. A lista de exercícios será discutida e corrigida na próxima aula.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
Para concluir a aula, faremos uma recapitulação dos pontos mais importantes abordados. Revisaremos a importância de compreender a natureza dos dados antes de escolher o tipo de gráfico a ser utilizado. Em seguida, relembraremos o processo de criação de tabelas e gráficos no Google Sheets, destacando a variedade de opções de personalização disponíveis.
Vamos também reiterar a relevância da interpretação e apresentação de gráficos, ressaltando que um gráfico bem construído e apresentado pode revelar tendências, padrões e outliers que podem ser fundamentais para a tomada de decisões.
A conexão entre a teoria e a prática foi estabelecida através das atividades em grupo. Estas atividades permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos para resolver situações reais, desenvolvendo assim habilidades práticas que podem ser utilizadas fora do ambiente de sala de aula.
Para continuar aprimorando as habilidades adquiridas na aula de hoje, sugerimos alguns recursos extras. Sites como Khan Academy e Coursera oferecem cursos gratuitos em análise de dados e visualização de dados que podem ser de grande valor. Além disso, o próprio suporte do Google Sheets tem vários tutoriais e guias que podem auxiliar no aprendizado de novas funcionalidades.
Por fim, é importante enfatizar que a habilidade de criar, personalizar, interpretar e apresentar gráficos não é apenas útil para a disciplina de Informática. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, essas habilidades são fundamentais em várias áreas, como negócios, ciências, educação e muito mais. Dominar o uso de gráficos no Google Sheets é, portanto, um passo importante para se tornar um profissional bem preparado para o século 21.