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Plano de aula de Matéria: Propriedades Físicas, Químicas e Organolépticas

Química

Original Teachy

Matéria: Propriedades Físicas, Químicas e Organolépticas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Matéria: Propriedades Físicas, Químicas e Organolépticas

Palavras ChavePropriedades Físicas, Propriedades Químicas, Propriedades Organolépticas, Atividades Práticas, Culinária, Perfumaria, Método Científico, Aplicação de Conhecimento, Discussão em Grupo, Aprendizado Colaborativo, Sala de Aula Invertida, Ensino Médio, Química
Materiais NecessáriosIngredientes para culinária (variados), Utensílios de cozinha (diversos tipos), Óleos essenciais (diversos tipos), Materiais para testes (sem identificação), Fichas descritivas das propriedades dos materiais, Listas de pratos para a culinária, Material para anotações e apresentações, Equipamento de projeção para apresentações
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos serve para estabelecer claramente o que os alunos devem ser capazes de fazer ao final da aula. Ao definir os objetivos, o professor guia a preparação e as expectativas dos alunos, assegurando que o foco esteja direcionado para as habilidades essenciais de reconhecimento e classificação das propriedades da matéria. Esta clareza ajuda na estruturação do conteúdo preestudado e na aplicação prática durante as atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar as propriedades específicas da matéria das propriedades gerais.

2. Classificar as propriedades da matéria em físicas, químicas ou organolépticas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao classificar propriedades da matéria.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem o propósito de engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o conteúdo a ser explorado em sala de aula. As situações problema são projetadas para fazer os alunos pensarem criticamente sobre como aplicar as propriedades da matéria em situações reais, preparando-os para a discussão e aplicação prática. A contextualização, por sua vez, busca mostrar a relevância do tema no dia a dia, aumentando o interesse dos alunos e a percepção da importância do estudo das propriedades da matéria.

Situações Problema

1. Imagine que você está preparando uma refeição e precisa decidir se deve utilizar uma panela de ferro ou de alumínio para cozinhar diferentes alimentos. Que propriedades específicas desses materiais você consideraria para fazer essa escolha?

2. Ao limpar uma mancha em uma camisa, você utiliza um produto que remove apenas manchas de óleo, não danificando o tecido. Que tipo de propriedade química do produto permite essa ação seletiva?

Contextualização

As propriedades físicas, químicas e organolépticas da matéria estão presentes em nosso cotidiano de maneiras variadas e frequentes. Desde a escolha de materiais para cozinhar até a seleção de perfumes, a compreensão dessas propriedades é crucial. Por exemplo, o fato de que o alumínio é um bom condutor de calor o torna ideal para utensílios de cozinha, enquanto o ferro retém o calor por mais tempo, sendo melhor para pratos que precisam ser mantidos quentes. A organoleptia, que é a propriedade que permite percebermos o sabor e o odor dos alimentos, pode ser influenciada por reações químicas que ocorrem durante a preparação dos alimentos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e contextualizada o conhecimento adquirido sobre as propriedades da matéria. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos são encorajados a pensar criticamente, trabalhar em equipe e aprofundar a compreensão das propriedades físicas, químicas e organolépticas. As atividades propostas visam tanto a consolidação do aprendizado quanto o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Culinária Química: Escolhendo o Melhor Material

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre propriedades físicas, químicas e organolépticas para escolher o material ideal na culinária.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5, assumirão o papel de chefs em um desafio culinário. Cada grupo receberá ingredientes e equipamentos com diferentes propriedades físicas e químicas, e deverão decidir qual combinação é a mais adequada para cozinhar pratos específicos, considerando aspectos como condutividade térmica, reatividade e organoleptia. Por exemplo, decidir entre usar uma panela de cobre ou de vidro para fazer um caramelo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os ingredientes e equipamentos, cada um com uma ficha descrevendo suas propriedades específicas.

  • Apresente aos alunos uma lista de pratos que devem ser preparados e peça que escolham os ingredientes e equipamentos ideais para cada um, justificando com base nas propriedades dos materiais.

  • Cada grupo deve preparar um prato, aplicando o conhecimento das propriedades dos materiais.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu prato e explica as escolhas feitas.

Atividade 2 - O Perfume do Sucesso

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar propriedades organolépticas e químicas para criar uma fragrância harmoniosa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão formar grupos e assumir o papel de perfumistas. Cada grupo receberá uma variedade de óleos essenciais, sendo que cada um possui diferentes propriedades organolépticas e químicas. O desafio é criar uma fragrância única e agradável considerando a interação de cada óleo e suas propriedades químicas e organolépticas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Forneça a cada grupo diferentes óleos essenciais, cada um com uma descrição de suas propriedades organolépticas e químicas.

  • Os alunos devem combinar os óleos para criar uma fragrância que seja agradável e que respeite as propriedades químicas e organolépticas dos óleos utilizados.

  • Cada grupo apresenta sua fragrância, justificando as escolhas com base nas propriedades dos óleos.

  • Realize uma votação anônima para escolher o perfume mais bem-sucedido.

Atividade 3 - Detectives das Propriedades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e aplicar conhecimentos sobre propriedades da matéria para resolver um mistério.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão diversos materiais e substâncias sem identificação. Eles deverão analisar as propriedades físicas, químicas e organolépticas de cada um para determinar sua identidade. Este exercício promove a aplicação prática do conhecimento adquirido sobre as propriedades da matéria.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma série de materiais sem identificação.

  • Os alunos devem realizar testes simples para determinar as propriedades de cada material e, assim, deduzir sua identidade.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões e o processo de raciocínio usado para chegar nelas.

  • Finalize com uma discussão em classe sobre o método científico utilizado e as propriedades que foram decisivas para a identificação de cada material.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas de seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão das propriedades da matéria e a importância de aplicar o conhecimento teórico em situações práticas. Além disso, permite ao professor avaliar a eficácia das atividades e o grau de entendimento dos alunos sobre o tema.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar o que cada grupo aprendeu e quais desafios enfrentaram. Incentive os alunos a discutir como aplicaram o conhecimento sobre as propriedades da matéria em suas atividades e o que descobriram de novo. Utilize perguntas orientadoras para facilitar a conversa e assegurar que todos os aspectos das propriedades físicas, químicas e organolépticas foram devidamente explorados.

Perguntas Chave

1. Quais foram as propriedades específicas dos materiais que mais influenciaram suas decisões nas atividades culinárias ou de perfumaria?

2. Como o conhecimento sobre as propriedades físicas, químicas e organolépticas da matéria pode ser aplicado em situações do dia a dia?

3. Houve alguma surpresa ou desafio ao tentar aplicar o conhecimento teórico em uma situação prática?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo apresentado, estabelecer a conexão entre teoria e prática, e destacar a importância das propriedades da matéria no dia a dia. Este momento também serve para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e reforçar a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em situações reais, preparando os alunos para futuras aplicações do conhecimento em suas vidas.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais conceitos abordados sobre as propriedades físicas, químicas e organolépticas da matéria, destacando as classificações e exemplos discutidos durante a aula. Este momento serve para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada do conteúdo.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas que simularam situações reais, como a culinária e a perfumaria. Essas aplicações práticas permitiram aos alunos observar diretamente como as propriedades da matéria influenciam decisões e resultados em contextos do dia a dia, consolidando o entendimento teórico por meio de experiências palpáveis.

Fechamento

Finalmente, é crucial ressaltar a relevância do estudo das propriedades da matéria no cotidiano. Compreender essas propriedades não apenas enriquece o conhecimento acadêmico em Química, mas também capacita os indivíduos a fazerem escolhas mais informadas e eficazes em diversas situações práticas, desde a escolha de utensílios de cozinha até a produção de perfumes ou a identificação de substâncias desconhecidas.

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