Entrar

Plano de aula de História da Sustentabilidade

Sustentabilidade

Original Teachy

História da Sustentabilidade

Objetivos

(10 - 15 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Introduzir o tópico da "História da Sustentabilidade", enfatizando a importância de entender como as práticas de sustentabilidade evoluíram e a interconexão entre o desenvolvimento humano, a economia, a sociedade e o ambiente natural.

Objetivos Secundários: 2. Estabelecer uma base sólida para a compreensão da sustentabilidade como conceito, seu desenvolvimento histórico, a mudança de paradigma para o crescimento sustentável, as crises ambientais e os movimentos de sustentabilidade, as políticas e regulamentações de sustentabilidade e as práticas sustentáveis no presente e no futuro. 3. Estimular o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, comunicação efetiva, resolução de problemas e tomada de decisão ética relacionadas à sustentabilidade.

Introdução

(20 - 25 minutos)

  • Revisão dos conceitos-chave da aula anterior: A aula deve começar com uma breve revisão dos conceitos-chave da aula anterior sobre "Introdução à Sustentabilidade". Isso pode incluir perguntas aos alunos para relembrar tópicos como o que é sustentabilidade e por que é importante.

  • Situações-problema: Para contextualizar a aula, o professor pode iniciar com algumas situações-problema. Por exemplo, "O que aconteceria se continuássemos a usar os recursos naturais ao ritmo atual?" ou "Como nossas ações diárias podem afetar as gerações futuras?".

  • Importância do tópico: O professor deve contextualizar a importância do tópico explicando como a sustentabilidade é um pilar fundamental para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e do nosso planeta. Isso pode incluir a discussão de exemplos reais de desafios ambientais, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição.

  • Atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode iniciar a aula com algumas curiosidades ou histórias. Por exemplo, "Vocês sabiam que a palavra 'sustentabilidade' foi usada pela primeira vez em um documento oficial em 1987?" ou "Vocês sabiam que a Revolução Industrial, que trouxe muitos avanços tecnológicos e melhorou a qualidade de vida, também é considerada como o início dos grandes problemas ambientais que enfrentamos hoje?".

Desenvolvimento

(45 - 55 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores:

  • O professor deve revisar brevemente os conceitos de sustentabilidade estudados nas aulas anteriores. Isso poderia incluir uma discussão sobre a interconexão entre as práticas humanas e o ambiente natural.

Apresentação da Teoria:

  • O professor deve introduzir a teoria da "História da Sustentabilidade". Isso deve começar com a definição de sustentabilidade da Comissão Brundtland e como o conceito evoluiu ao longo do tempo.
  • Examinar a mudança de paradigma de crescimento ilimitado para crescimento sustentável, destacando a necessidade de revisão de práticas econômicas, sociais e políticas.
  • Analisar as crises ambientais históricas e como elas levaram ao surgimento de movimentos e políticas de sustentabilidade.
  • Discutir os princípios do desenvolvimento sustentável centrado em pessoas, planeta, paz, parceria e prosperidade.
  • Finalmente, explorar as práticas sustentáveis atuais e discutir como elas podem ser aprimoradas para um futuro mais sustentável.

Atividades Práticas:

  1. Debate sobre Crises Ambientais: O professor divide a turma em grupos e atribui a cada grupo uma crise ambiental histórica para pesquisa (por exemplo, o Desastre de Bhopal, o Derramamento de Petróleo do Exxon Valdez, a Crise da Camada de Ozônio). Cada grupo deve apresentar um breve relatório sobre a crise, incluindo causas, impactos e como a sociedade reagiu a ela. Isso promoverá a compreensão de como as crises ambientais levaram ao movimento de sustentabilidade.
  2. Construção de uma Linha do Tempo: Para visualizar a evolução da sustentabilidade, os alunos podem ser solicitados a construir uma linha do tempo dos marcos históricos da sustentabilidade, incluindo crises ambientais, avanços na legislação e políticas de sustentabilidade e o surgimento de movimentos de sustentabilidade. Isso pode ser feito em papel ou digitalmente usando ferramentas online.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Papel e canetas para a construção da linha do tempo
  • Projetor ou quadro para apresentações dos grupos.

Retorno

(10 - 15 minutos)

  • Revisão da Aula: O professor deve pedir aos alunos que compartilhem as principais descobertas e aprendizados das atividades práticas. Isso pode incluir uma discussão sobre a relação entre as crises ambientais e o surgimento de movimentos de sustentabilidade, bem como a evolução das políticas e práticas de sustentabilidade ao longo do tempo.

  • Reflexão Individual: Proponha que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
  • Lista de Exercícios: O professor deve fornecer uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa. Estes exercícios devem ser projetados para reforçar a compreensão dos alunos sobre os tópicos abordados na aula e devem abordar questões como a definição de sustentabilidade, a história da sustentabilidade, a mudança de paradigma para o crescimento sustentável, as crises ambientais e os movimentos de sustentabilidade, as políticas e regulamentações de sustentabilidade e as práticas sustentáveis atuais e futuras.

  • Feedback dos Alunos: O professor deve encorajar o feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de uma breve pesquisa de satisfação ou simplesmente pedindo aos alunos para compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre a aula.

  • Próxima Aula: O professor deve dar uma prévia do que será abordado na próxima aula para manter o interesse dos alunos no tópico.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  • Resumo da Aula: O professor deve recapitular os principais pontos da aula, incluindo o conceito de sustentabilidade, a história da sustentabilidade, a evolução da sustentabilidade de uma preocupação com a conservação de recursos naturais para abranger os aspectos sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento. Deverá também ressaltar a mudança de paradigma para o crescimento sustentável e a importância das políticas e regulamentações de sustentabilidade.

  • Conexão com a Prática: O professor deve explicar como as atividades práticas da aula, como o debate sobre crises ambientais e a construção de uma linha do tempo, ajudaram os alunos a relacionar a teoria com a prática e a entender melhor a evolução e a importância da sustentabilidade.

  • Materiais Extras: O professor deve sugerir materiais adicionais para leitura e estudo, como artigos, livros e documentários sobre a história da sustentabilidade. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a compreensão dos alunos sobre o tópico.

  • Importância do Tópico: Por fim, o professor deve enfatizar a importância da sustentabilidade na vida cotidiana dos alunos, explicando como as ações que tomamos hoje afetam nossa capacidade de atender às necessidades futuras. Isso pode incluir a discussão de ações simples e práticas que os alunos podem tomar para promover a sustentabilidade, como reciclar, economizar água, reduzir o consumo de energia e fazer escolhas de consumo conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies