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Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Muscular

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sistema Muscular

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Corpo Humano: Sistema Muscular

Palavras ChaveSistema Muscular, Corpo Humano, Biologia, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Emoções, Músculos Esqueléticos, Músculos Cardíacos, Músculos Lisos, Funções Musculares, Estrutura Muscular, Contração Muscular, Respiração Profunda, Relaxamento Muscular, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosModelos anatômicos do corpo humano ou imagens detalhadas, Cadeiras confortáveis, Ambiente silencioso para a atividade de relaxamento, Material para escrita (papel e caneta) para a atividade de reflexão, Quadro branco e marcadores para anotações, Projetor (opcional, para exibir imagens ou vídeos explicativos), Cronômetro ou relógio para controle do tempo
Códigos BNCCEM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema do sistema muscular de maneira clara e objetiva, destacando as habilidades específicas que eles deverão desenvolver ao longo da aula. Isso ajudará a criar uma base sólida de conhecimento e expectativas, facilitando a compreensão e o engajamento com o conteúdo abordado. Além disso, esta etapa promove a conscientização dos alunos sobre a importância do sistema muscular para o funcionamento geral do corpo humano, incentivando uma visão holística e integrada do tema.

Objetivos Principais

1. Entender o funcionamento do sistema muscular e os componentes que o constituem.

2. Identificar as funções dos diferentes tipos de músculos no corpo humano.

3. Compreender a importância do sistema muscular para o movimento e outras funções vitais do corpo humano.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda e Relaxamento Muscular

A atividade de aquecimento emocional será uma sessão de Respiração Profunda e Relaxamento Muscular Progressivo. Esta atividade tem como objetivo promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, ajudando-os a se prepararem emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando no colo.

2. Explique que a atividade começará com uma série de respirações profundas. Instrua os alunos a inspirarem lentamente pelo nariz, contando até quatro, e depois expirarem pela boca, também contando até quatro. Repita este ciclo cinco vezes.

3. Após as respirações profundas, oriente os alunos a fecharem os olhos e começarem o relaxamento muscular progressivo. Peça que tensionem e depois relaxem diferentes grupos musculares, começando pelos pés e subindo gradualmente até a cabeça.

4. Para cada grupo muscular, peça que os alunos tensionem os músculos por cerca de cinco segundos e depois relaxem completamente, prestando atenção na diferença entre a tensão e o relaxamento.

5. Finalize a atividade pedindo aos alunos que façam mais três respirações profundas e, em seguida, abram os olhos lentamente, trazendo a atenção de volta para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

O sistema muscular é fundamental para todas as atividades que realizamos diariamente, desde os movimentos mais simples, como piscar os olhos, até ações mais complexas, como correr uma maratona. Entender como nossos músculos funcionam pode nos ajudar a cuidar melhor do nosso corpo e a prevenir lesões. Além disso, o estudo do sistema muscular nos permite apreciar a complexidade e a eficiência do corpo humano. Por exemplo, você sabia que o músculo mais forte proporcionalmente do corpo humano é o masseter, que usamos para mastigar? Ou que o músculo mais rápido é o orbicular dos olhos, que usamos para piscar? Essas curiosidades não só tornam o aprendizado mais interessante, mas também nos ajudam a valorizar e compreender melhor nosso próprio corpo.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 25 - 30 minutos

1. Componentes Principais do Sistema Muscular:

2. 1. Músculos Esqueléticos: São responsáveis pelo movimento voluntário do corpo. Anexados aos ossos por tendões, esses músculos permitem ações como caminhar, correr e levantar objetos. Exemplo: O bíceps braquial, que permite a flexão do cotovelo.

3. 2. Músculos Cardíacos: Encontrados apenas no coração, esses músculos são responsáveis por bombear o sangue por todo o corpo. Eles funcionam de maneira involuntária, sob controle do sistema nervoso autônomo. Exemplo: Miocárdio, o músculo principal do coração.

4. 3. Músculos Lisos: Localizados nas paredes de órgãos internos, como o estômago, intestinos e vasos sanguíneos. Eles controlam movimentos involuntários, como a digestão e a regulação do fluxo sanguíneo. Exemplo: Músculos do trato gastrointestinal que ajudam na peristalse.

5. 4. Funções dos Músculos: Incluem produzir movimento, manter a postura, estabilizar articulações e gerar calor. Por exemplo, durante o exercício físico, os músculos geram calor que ajuda a manter a temperatura corporal.

6. 5. Estrutura Muscular: Cada músculo é composto por fibras musculares (células musculares), que contêm miofibrilas. Essas miofibrilas têm unidades funcionais chamadas sarcômeros, que são responsáveis pela contração muscular.

7. 6. Contração Muscular: Envolve a interação entre filamentos de actina e miosina dentro dos sarcômeros. A contração resulta da deslizamento desses filamentos, encurtando o músculo e produzindo movimento. Analogias: Imagine a contração muscular como o ato de puxar uma corda para trazer um objeto mais próximo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Atividade de Reconhecimento e Expressão Muscular

Nesta atividade prática, os alunos irão identificar e nomear diferentes grupos musculares em si mesmos e em modelos anatômicos. Eles também discutirão as emoções associadas ao movimento desses músculos.

1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribua modelos anatômicos (ou imagens detalhadas) do corpo humano para cada grupo.

3. Peça que cada grupo identifique e rotule os principais músculos esqueléticos no modelo ou imagem.

4. Incentive os alunos a discutirem como se sentem quando utilizam certos músculos durante diferentes atividades (por exemplo, correr, levantar pesos, relaxar).

5. Cada grupo deve escolher um músculo e criar uma pequena apresentação sobre sua função e a emoção associada ao seu uso (por exemplo, alegria ao correr usando os músculos das pernas).

6. Os grupos devem apresentar suas descobertas para a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo usando o método RULER. Pergunte aos alunos como reconheceram as emoções associadas ao uso de diferentes músculos (Recognize). Discuta as causas das emoções durante atividades físicas e como elas afetam o bem-estar (Understand). Incentive os alunos a nomearem corretamente as emoções que sentem ao usar certos músculos (Label). Peça que compartilhem formas apropriadas de expressar essas emoções durante atividades físicas (Express). Finalmente, discutam estratégias para regular emoções durante o exercício físico, como a respiração profunda e o relaxamento muscular (Regulate).

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para finalizar a aula, sugira uma atividade de reflexão onde os alunos possam escrever sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e estratégias utilizadas para lidar com os desafios encontrados. O objetivo é promover um espaço seguro para que os alunos possam expressar suas emoções e aprender uns com os outros.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional entre os alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Essa prática contribui para o desenvolvimento do autoconhecimento e do autocontrole, habilidades essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Conduza uma breve discussão onde os alunos possam definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula sobre o sistema muscular. Incentive-os a pensar em como podem aplicar o que aprenderam em suas vidas cotidianas e em futuras atividades acadêmicas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar regularmente o conteúdo aprendido para consolidar o conhecimento.

2. Aplicar técnicas de relaxamento muscular em momentos de tensão e estresse.

3. Desenvolver uma rotina de exercícios físicos que envolvam diferentes grupos musculares.

4. Pesquisar mais sobre a importância dos músculos para a saúde geral do corpo.

5. Praticar a identificação e a nomeação das emoções em diferentes situações. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos para além da sala de aula. Isso promove um aprendizado contínuo e um maior engajamento com o conteúdo estudado.

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