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Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Esquelético

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sistema Esquelético

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sistema Esquelético

Palavras ChaveSistema Esquelético, Ossos, Funções dos Ossos, Atividades Práticas, Engajamento Estudantil, Aplicação do Conhecimento, Interatividade, Colaboração, Diagnóstico Médico, Engenharia, Anatomia e Fisiologia, Saúde e Bem-Estar
Materiais NecessáriosMateriais recicláveis (jornais, palitos de sorvete, fita adesiva), Papéis para identificação dos ossos, Fichas de pacientes com descrições de problemas de saúde, Macarrão cru, cola e pesos leves, Recursos de pesquisa (computadores, livros)
Códigos BNCCEM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos para os aspectos críticos do sistema esquelético. Através da descrição clara dos objetivos, os alunos poderão entender o que é esperado deles e como a aula irá contribuir para o desenvolvimento de seu conhecimento sobre anatomia e fisiologia. Esta seção também serve para estabelecer uma base sólida para as atividades práticas que seguirão, garantindo que os alunos apliquem o que aprenderam de forma eficaz e significativa.

Objetivos principais:

1. Descrever os componentes do sistema esquelético e suas funções principais, destacando a importância de cada parte para o suporte e movimentação do corpo humano.

2. Analisar a interação do sistema esquelético com outros sistemas do corpo humano e como ele contribui para a homeostase e a saúde geral.

Objetivos secundários:

  1. Identificar e diferenciar os tipos de ossos (longos, curtos, chatos e irregulares) e suas localizações no corpo humano.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática do conhecimento adquirido sobre o sistema esquelético. Além disso, ao contextualizar a importância do sistema esquelético com exemplos reais e curiosidades, os alunos podem perceber a relevância do tema em suas vidas e na sociedade, incentivando um aprendizado mais ativo e significativo.

Situações Problema

1. Imagine que um astronauta retorna de uma longa missão no espaço. Ele relata dificuldades em se adaptar à gravidade da Terra, especialmente em caminhar e mover os braços. Como o sistema esquelético pode estar afetando essas funções básicas do astronauta após sua estadia no espaço?

2. Considere um atleta que sofre uma lesão no tornozelo durante um jogo. Apesar de não haver fratura, o tornozelo continua dolorido e limita seus movimentos. Como seu conhecimento sobre o sistema esquelético pode ajudar a entender as possíveis estruturas afetadas e os tipos de tratamento que podem ser aplicados?

Contextualização

O sistema esquelético não é apenas um conjunto de ossos, mas um sistema dinâmico que desempenha papéis vitais no suporte, movimento e proteção do corpo humano. Curiosamente, o sistema esquelético evoluiu para suportar a gravidade terrestre e permitir uma mobilidade complexa, adaptando-se a diferentes ambientes ao longo de milhões de anos. Além disso, a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos, afeta milhões de pessoas globalmente, mostrando a relevância do entendimento do sistema esquelético para a saúde pública e individual.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre o sistema esquelético. Utilizando métodos que incentivam a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade, os alunos podem solidificar seu entendimento teórico através da prática. As atividades são desenhadas para serem tanto educativas quanto divertidas, garantindo que os alunos estejam engajados e motivados durante todo o processo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Esqueletos em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a estrutura e a função dos ossos de maneira prática e interativa, reforçando o conhecimento sobre o sistema esquelético.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá a tarefa de criar um esqueleto humano em tamanho real, utilizando materiais recicláveis como jornais, palitos de sorvete e fita adesiva. O esqueleto deve ser capaz de se manter de pé e simular movimentos básicos como andar, sentar e levantar os braços. Cada osso deve ser identificado com seu nome em um papel anexado.

- Instruções:

  • Dividir a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir materiais recicláveis para cada grupo.

  • Instruir os alunos a pesquisar rapidamente a posição e o nome dos ossos principais do corpo humano.

  • Orientar os alunos na construção do esqueleto, estimulando a criatividade na utilização dos materiais.

  • Fornecer tempo para que cada grupo apresente seu esqueleto e explique a função de cada osso.

Atividade 2 - Detetives Ósseos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos teóricos para diagnosticar problemas no sistema esquelético e entender a importância do sistema em contextos de saúde e bem-estar.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos receberão 'fichas de pacientes' com descrições de sintomas e históricos médicos que apontam para possíveis problemas no sistema esquelético. Os alunos deverão usar seus conhecimentos para diagnosticar qual parte do sistema esquelético está afetada e como isso pode ser tratado.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir fichas de pacientes com descrições de problemas de saúde relacionados ao sistema esquelético.

  • Permitir que os alunos discutam em grupo e utilizem recursos de pesquisa para ajudar no diagnóstico.

  • Cada grupo deve apresentar seus diagnósticos e o tratamento recomendado, justificando com base nos sintomas e na anatomia do sistema esquelético.

Atividade 3 - Construtores de Pontes Ósseas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a importância da estrutura óssea na sustentação e locomoção, aplicando conceitos de engenharia e física na construção de uma representação prática.

- Descrição: Os alunos, em grupos, deverão construir uma 'ponte' usando macarrão cru e cola. A estrutura da ponte deve simular a resistência e o suporte dos ossos, sendo capaz de sustentar um peso específico. O desafio final será testar a ponte para ver quantos 'carros' (pesos leves) ela pode suportar.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir macarrão cru, cola e pesos leves para cada grupo.

  • Desafiar os alunos a projetar e construir uma ponte que seja forte e leve.

  • Testar as pontes construídas para ver qual grupo consegue suportar o maior número de pesos sem colapsar.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento teórico em situações práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o aprendizado, permitindo que os alunos vejam diferentes abordagens e soluções para os mesmos problemas. Além disso, essa troca de experiências e ideias promove uma compreensão mais profunda do tema, incentivando uma aprendizagem colaborativa e crítica.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve primeiro reunir todos os alunos e explicar a importância de refletir sobre as atividades práticas realizadas. Em seguida, pede-se que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e desafios enfrentados durante a construção dos esqueletos, o diagnóstico dos problemas de saúde e a engenharia das pontes ósseas. O professor deve facilitar a discussão, assegurando que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e encorajando perguntas e comentários entre os colegas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao construir o esqueleto e como vocês as superaram?

2. Como os problemas de saúde diagnosticados refletem a importância do conhecimento do sistema esquelético na medicina?

3. De que maneira a atividade das pontes ósseas relaciona-se com o suporte e movimentação do corpo humano?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos tópicos discutidos. Além disso, visa a reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos a aplicabilidade do conhecimento adquirido e incentivando uma atitude proativa em relação ao cuidado com o próprio corpo e à busca por conhecimento contínuo sobre anatomia e fisiologia.

Resumo

Nesta etapa de conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre o sistema esquelético, enfatizando a estrutura e a função dos ossos, bem como sua importância para o movimento e suporte do corpo. É essencial revisitar os tipos de ossos (longos, curtos, chatos e irregulares) e suas funções específicas, garantindo que os alunos tenham consolidado esse conhecimento.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada com práticas interativas, como a construção de esqueletos e pontes ósseas, e a simulação de diagnósticos médicos. Essas atividades não apenas solidificaram o entendimento teórico, mas também mostraram aplicações reais e práticas do conhecimento do sistema esquelético em contextos variados, desde a medicina até a engenharia.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância do sistema esquelético para a saúde e o bem-estar, discutindo brevemente como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia para promover uma melhor compreensão do corpo humano e a prevenção de lesões. Esta reflexão final serve para reforçar a relevância do aprendizado contínuo sobre anatomia e fisiologia.

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