Entrar

Plano de aula de Sociologia no Brasil: História

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Sociologia no Brasil: História

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a Importância Histórica da Sociologia no Brasil:

    • Os alunos devem ser capazes de entender a relevância dos estudos de sociologia na formação do pensamento social brasileiro, compreendendo a influência deste campo do conhecimento na sociedade brasileira.
    • Este objetivo envolve a exploração dos principais acontecimentos históricos que marcaram o desenvolvimento da sociologia no Brasil, a fim de proporcionar aos alunos uma visão mais ampla sobre o contexto em que surgiu e se consolidou a sociologia brasileira.
  2. Identificar os Principais Ideólogos da Sociologia Brasileira:

    • Os alunos devem ser capazes de reconhecer os principais pensadores e suas respectivas contribuições para a sociologia no Brasil.
    • Este objetivo envolve a análise das principais teorias e conceitos propostos por esses ideólogos, a fim de que os alunos possam compreender como essas ideias influenciaram e continuam a influenciar a sociologia e a sociedade brasileira.
  3. Analisar a Aplicabilidade da Sociologia na Realidade Brasileira Atual:

    • Os alunos devem ser capazes de correlacionar o conhecimento adquirido sobre a sociologia brasileira com a realidade atual do país.
    • Este objetivo envolve a discussão sobre como as teorias e conceitos da sociologia podem ser aplicados para a compreensão e análise dos problemas sociais contemporâneos do Brasil.

Os objetivos secundários podem incluir incentivar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos sobre questões sociológicas e sociais, bem como promover a capacidade de reflexão e debate sobre essas questões.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve relembrar os conceitos básicos de sociologia, explicando brevemente o que é a sociologia, seu objeto de estudo e sua relevância para a compreensão da sociedade.
    • A revisão deve também incluir uma breve explanação sobre a origem da sociologia no mundo e como ela se difundiu para outros países, incluindo o Brasil.
  2. Situações-Problema:

    • Apresentar para os alunos duas situações que envolvem dilemas sociológicos presentes na sociedade brasileira atual, como por exemplo, a desigualdade social e a questão da diversidade cultural.
    • Estes problemas devem ser expostos de forma a incentivar os alunos a pensar sobre como a sociologia pode contribuir para a compreensão e resolução destes dilemas.
  3. Contextualização do Assunto:

    • O professor deve explicar como a sociologia se desenvolveu no Brasil, destacando o papel desta disciplina na análise e entendimento das particularidades da sociedade brasileira.
    • Além disso, deve-se enfatizar como o estudo da sociologia pode proporcionar ferramentas para a compreensão dos problemas atuais do país.
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor deve apresentar o tema "Sociologia no Brasil: História", explicando que os alunos irão aprender sobre como a sociologia surgiu e se desenvolveu no Brasil, além de conhecerem os principais pensadores que contribuíram para a formação do pensamento sociológico brasileiro.
    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre o assunto, como por exemplo, o fato de que a sociologia foi banida das escolas durante a ditadura militar no Brasil, e só voltou a ser ensinada nas escolas com a democratização do país. Outra curiosidade pode ser sobre algum sociólogo brasileiro famoso e uma de suas contribuições relevantes para a sociologia no Brasil.

Este processo de introdução é fundamental para preparar o terreno para a exploração mais profunda e detalhada do tópico durante o desenvolvimento da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Linha do Tempo da Sociologia Brasileira" (10 - 15 minutos)

    Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos visualizem a evolução da sociologia no Brasil, desde a sua origem até os dias atuais. Para realizar esta atividade, siga os passos abaixo:

    • Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 integrantes.
    • Cada grupo receberá uma cartolina, canetas de cores diferentes e recortes de figuras representativas de cada período histórico.
    • Os grupos deverão construir uma linha do tempo, marcando os principais eventos que influenciaram o desenvolvimento da sociologia no Brasil.
    • Eles devem incluir também os principais sociólogos brasileiros, destacando suas obras e contribuições para a sociologia.
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar sua linha do tempo para a classe, explicando os eventos e personagens que escolheu incluir.
  2. Atividade: "Debates Sociológicos" (10 - 15 minutos)

    Esta atividade tem como objetivo promover a discussão e reflexão dos alunos sobre temas sociológicos relevantes para a sociedade brasileira. Para realizar esta atividade, siga os passos abaixo:

    • Apresentar para a turma dois temas sociológicos atuais e relevantes, como por exemplo, a questão da desigualdade social e a diversidade cultural no Brasil.
    • Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por um dos temas.
    • Cada grupo deverá pesquisar sobre seu tema, utilizando as teorias e conceitos da sociologia brasileira que foram abordados durante a aula.
    • Após a pesquisa, os grupos deverão debater entre si sobre os temas, utilizando os argumentos baseados nas teorias e conceitos sociológicos que pesquisaram.
    • O professor deverá mediar o debate, garantindo a participação de todos os alunos e orientando a discussão.
    • Ao final do debate, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias discutidas, destacando a importância da sociologia para a compreensão e análise destes temas.

Estas atividades visam promover a interação e colaboração entre os alunos, bem como a aplicação prática do conhecimento sociológico para a análise e compreensão da sociedade brasileira. Além disso, essas atividades também estimulam o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre questões sociológicas relevantes.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos em círculo para uma discussão em grupo. Nesta discussão, cada grupo deve compartilhar suas principais conclusões ou soluções encontradas durante a atividade "Debates Sociológicos".
    • O professor deve encorajar todos os alunos a participar da discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos sobre os temas abordados.
    • Esta discussão em grupo é importante para que os alunos possam aprender com as perspectivas e ideias uns dos outros, além de fortalecer a compreensão coletiva sobre a importância da sociologia para a análise e entendimento da sociedade brasileira.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma revisão dos principais conceitos e teorias sociológicas abordados durante a aula, e como eles se relacionam com as discussões e conclusões dos alunos.
    • O professor deve destacar como a análise sociológica pode ser aplicada para a compreensão dos problemas sociais contemporâneos do Brasil, reforçando a relevância e aplicabilidade da sociologia na realidade brasileira atual.
    • Esta conexão com a teoria é essencial para que os alunos possam perceber a relevância do conhecimento sociológico para a compreensão e análise da sociedade em que vivem.
  3. Reflexão Individual:

    • Para concluir a aula, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Durante este momento, cada aluno deve pensar sobre o que aprendeu durante a aula e identificar possíveis questões ou dúvidas que ainda tenham.
    • O professor deve encorajar os alunos a pensar sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Após a reflexão individual, os alunos devem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, anotando as principais dúvidas ou questões para serem abordadas em aulas futuras.
    • Este momento de reflexão individual é crucial para que os alunos possam consolidar o que aprenderam, reconhecer as áreas que ainda precisam de mais estudo ou compreensão, e se preparar para as próximas aulas.

Este processo de retorno é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, estimular a reflexão e o pensamento crítico, e preparar os alunos para as próximas aulas sobre sociologia. Além disso, este retorno também permite ao professor avaliar a eficácia da aula e identificar possíveis áreas de melhoria para aulas futuras.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo:

    • O professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados na aula, destacando a importância da sociologia no Brasil, os principais sociólogos e suas contribuições, e como a sociologia pode ser aplicada para a compreensão dos problemas sociais atuais do país.
    • Este resumo serve para reforçar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula.
  2. Conexão Teoria-Prática:

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria da sociologia com a prática, através das atividades realizadas, como a construção da linha do tempo e os debates sociológicos.
    • Deve-se enfatizar como estas atividades permitiram aos alunos aplicar e experimentar o conhecimento sociológico na análise e compreensão de questões sociais relevantes para a sociedade brasileira.
  3. Materiais Extras:

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a sociologia no Brasil. Estes materiais podem incluir livros, artigos, documentários ou sites de referência sobre o assunto.
    • Estes materiais extras são importantes para que os alunos possam complementar e expandir o conhecimento adquirido durante a aula, além de estimular a pesquisa e o estudo autônomo.
  4. Relevância do Assunto:

    • Por fim, o professor deve destacar a relevância da sociologia para o dia a dia dos alunos. Pode-se explicar, por exemplo, como a sociologia pode ajudar a entender e analisar os problemas sociais que afetam a vida dos alunos, como a desigualdade social, a violência, a discriminação, entre outros.
    • Além disso, deve-se ressaltar como a sociologia pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de compreender e transformar a sociedade em que vivem.

Esta etapa de conclusão é crucial para fechar a aula de forma clara e consistente, reforçando o aprendizado dos alunos, estimulando a continuidade dos estudos e destacando a relevância e aplicabilidade da sociologia na vida dos alunos.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies