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Questão sobre Experimento: Densidade de Sólidos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Densidade de Sólidos

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Durante um experimento em laboratório, um aluno do primeiro ano do ensino médio é solicitado a determinar a densidade de um cubo de metal. O cubo tem uma massa conhecida de 500 gramas e as dimensões do lado do cubo são medidas como sendo 5 centímetros. Considerando que o aluno saiba que a fórmula para calcular a densidade de um objeto é a razão entre a massa e o volume, e que ele esteja ciente de que as unidades de medida devem ser consistentes na aplicação da fórmula, qual seria a densidade do cubo de metal em g/cm³ e como ele pode confirmar se suas unidades estão corretas?
a.
A densidade do cubo de metal é de 4g/cm^3 e as unidades estão corretas.
b.
A densidade do cubo de metal é de 5g/cm^3 e as unidades estão corretas.
c.
A densidade do cubo de metal é de 6g/cm^3 e as unidades estão corretas.
d.
A densidade do cubo de metal é de 3g/cm^3 e as unidades estão corretas.
e.
A densidade do cubo de metal é de 4g/m^3 e as unidades estão incorretas.

Gabarito:

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Um cilindro contendo 2 litros de gás está inicialmente a uma pressão de 3 atmosferas. Se o gás é comprimido para um volume de 1 litro, mantendo a temperatura constante, qual será a pressão resultante no cilindro, de acordo com a Lei de Boyle?

Experimento: Lei de Boyle

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Dificuldade Fácil

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Durante a elaboração de um projeto científico, um grupo de alunos do 1° ano do ensino médio decidiu investigar a influência de diferentes tipos de adubo na taxa de crescimento de plantas de feijão. Eles formularam a hipótese de que o adubo orgânico promoveria um crescimento mais significativo comparado ao adubo químico. Para testar essa hipótese, planejaram um experimento no qual cultivariam duas amostras de plantas de feijão, uma com adubo orgânico e outra com adubo químico, e monitorariam o crescimento durante um período de quatro semanas. O grupo estabeleceu critérios claros para medição do crescimento, como a altura das plantas e o número de folhas. Eles também definiram procedimentos detalhados para garantir que as condições de crescimento fossem as mesmas para ambas as amostras. Considerando o contexto apresentado, qual deveria ser o primeiro passo do grupo para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados obtidos no experimento?

Projetos de Pesquisa

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Ao realizar um experimento com um cilindro com pistão, mantendo a temperatura constante, um estudante observou que ao pressionar o pistão, o volume do gás contido no cilindro diminuía. Considerando as leituras iniciais de pressão e volume e a aplicação da Lei de Boyle, que descreve a relação inversa entre a pressão e o volume de um gás a temperatura constante, determine qual deverá ser a consequência no volume do gás se a pressão exercida sobre o pistão for reduzida pela metade, mantendo a temperatura constante.

Experimento: Lei de Boyle

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Durante um experimento de física em um laboratório escolar, um grupo de alunos foi instruído a medir o coeficiente de atrito cinético entre uma superfície de madeira e diferentes materiais. Utilizando o plano inclinado e uma polia para minimizar o atrito estático, os estudantes realizaram uma série de medições da aceleração de um corpo em repouso que começava a se mover ao sofrer a ação de uma força gravitacional descendo o plano. Após coletar os dados, que incluíam ângulo de inclinação do plano e aceleração do corpo, o grupo se deparou com uma divergência no cálculo do coeficiente de atrito cinético quando utilizavam diferentes métodos para analisar os resultados. Considerando a importância do método científico na realização de experimentos, assinale a alternativa que descreve o passo inicial que os alunos devem tomar para resolver essa discrepância, aplicando corretamente o princípio da revisão experimental e verificação das condições de segurança adequadas.

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