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Questão sobre Experimento: Difusão em Líquidos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Difusão em Líquidos

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de química, um estudante observa a difusão de corante em um copo de água. Inicialmente, o corante é pingado em um ponto específico na água clara e, ao longo do tempo, o estudante observa que a cor se espalha uniformemente por todo o copo. Baseado nesse experimento simples, como o estudante poderia explicar o fenômeno da difusão que está acontecendo no copo de água? Ele deve considerar a movimentação das moléculas de corante e a variação de concentração para elaborar sua explicação.
a.
A difusão acontece somente em meios gasosos, e não é observada em líquidos como a água. No experimento com o corante, o estudante está, na verdade, observando a gravidade agindo sobre o corante, puxando-o para baixo e espalhando a cor de forma uniforme no fundo do copo.
b.
A difusão é um processo ativo que requer energia para as moléculas se moverem, e é observado como um efeito de bombeamento de corante no copo de água. A alta concentração de corante no ponto de inserção permanece constante ao longo do tempo.
c.
A difusão é o processo pelo qual as moléculas de uma substância se organizam em estruturas regulares, como um cristal, ao serem dissolvidas em um líquido. No copo de água, o corante se cristaliza a partir do ponto de inserção, formando um padrão de cor uniforme que se espalha para o restante da água.
d.
A difusão é o movimento das moléculas de uma substância de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração, causando a separação de componentes no meio. No experimento, as moléculas de água movem o corante até que ele se concentre em um ponto específico.
e.
A difusão é o movimento das moléculas de uma substância de uma área de alta concentração para uma área de baixa concentração, levando à homogeneização da substância no meio. No experimento, as moléculas de corante se movem aleatoriamente e colidem entre si e com as moléculas de água, espalhando a cor de forma uniforme pelo copo de água.

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Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

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