Entrar

Questão sobre Experimento: Lei de Boyle

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Lei de Boyle

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Um estudante deseja investigar a relação entre a pressão e o volume de um gás mantido a temperatura constante, de acordo com a Lei de Boyle. Para isso, ele utiliza uma seringa com um êmbolo móvel, onde o volume inicial do gás é V1 e a pressão inicial é P1. Ele empurra o êmbolo com força constante, reduzindo o volume para V2, e verifica a pressão final P2. Sabendo que a temperatura permanece constante durante todo o processo, a questão é: Qual equação representa adequadamente a situação descrita e como pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão, V1 e P1, bem como a variação de volume, V1 - V2, são conhecidos? Desconsidere quaisquer efeitos de fricção entre o êmbolo e a seringa, bem como variações de temperatura durante a compressão do gás.
a.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = (P1V2) / V1, que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão V2 e P1 forem conhecidos.
b.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V1 + V2), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a soma de volume V1 + V2 for conhecida.
c.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V2 - V1), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a diferença de volume V2 - V1 for conhecida.
d.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = P1(V1 - V2), que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se a diferença de volume V1 - V2 for conhecida.
e.
A equação que representa adequadamente a situação descrita é P2 = (P1V1) / V2, que pode ser utilizada para determinar a pressão final P2 se os valores iniciais de volume e pressão, V1 e P1, bem como a variação de volume, V1 - V2, são conhecidos.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio observou o crescimento de fungos em diferentes temperaturas e umidades. Eles perceberam que, em uma placa de Petri, os fungos se desenvolviam de maneira mais rápida em temperaturas mais elevadas e altos níveis de umidade, enquanto em condições mais secas e com temperaturas mais baixas o crescimento era significativamente mais lento. Baseando-se nas observações realizadas, qual seria a condição ideal para o crescimento acelerado de fungos em um ambiente controlado no laboratório?

Experimento: Crescimento de fungus

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Ao misturar uma solução de nitrato de prata com uma solução de cloreto de sódio, observamos a formação de um precipitado branco. Este é um exemplo clássico da 'Reação em Solução' e pode ser representado pela seguinte equação química balanceada: AgNO3(aq) + NaCl(aq) -> AgCl(s) + NaNO3(aq). Considerando a estequiometria da reação e o Princípio de Conservação da Massa, determine quantos mols de nitrato de sódio (NaNO3) são necessários para reagir completamente com 0,25 mols de cloreto de prata (AgCl) formado. Utilize as massas molares dos elementos: Ag = 107,87 g/mol, N = 14,01 g/mol, O = 16,00 g/mol, Na = 22,99 g/mol, Cl = 35,45 g/mol. Desconsidere as proporções em massa dos elementos na formação dos compostos e considere que todas as substâncias estão em solução aquosa na reação.

Experimento: Reações de químicas

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um cilindro contendo 2 litros de gás está inicialmente a uma pressão de 3 atmosferas. Se o gás é comprimido para um volume de 1 litro, mantendo a temperatura constante, qual será a pressão resultante no cilindro, de acordo com a Lei de Boyle?

Experimento: Lei de Boyle

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de Química, os alunos observaram um experimento em que uma amostra de gelo foi aquecida. Inicialmente, a amostra estava no estado sólido e, à medida que recebia calor, ia se transformando em líquido. O professor explicou que essa mudança de estado era devido à absorção de energia térmica, que fazia com que as moléculas do gelo ganhassem energia e passassem a se mover mais, diminuindo as forças de atração intermoleculares até que o gelo se transformasse completamente em água. Com base nessa experiência e no conhecimento sobre as mudanças de estado físico da matéria, identifique qual seria o procedimento experimental adequado para verificar que a água também pode mudar de volta para o estado sólido com a remoção de calor.

Experimento: Calor e Mudança de Estado

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies