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Questão sobre Conjuntos: Introdução

Matemática

Originais Teachy

Conjuntos: Introdução

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Em uma escola, os alunos do 8° ano estão organizando uma feira de ciências. Eles decidiram criar projetos com temas interdisciplinares, e um grupo optou por trabalhar com a matemática e a biologia. Para isso, eles planejam estudar a relação entre as espécies de árvores em um parque e os conjuntos matemáticos. Eles observaram que, em uma área específica do parque, há quatro espécies predominantes de árvores: Carvalho, Pinheiro, Eucalipto e Cerejeira. O grupo decidiu nomear um conjunto para cada uma dessas espécies: C = {Carvalho}, P = {Pinheiro}, E = {Eucalipto} e R = {Cerejeira}. Além disso, eles notaram que algumas árvores são comuns a dois tipos de solo diferentes, que eles chamaram de solo A e solo B. No solo A, as árvores Carvalho e Pinheiro são predominantes, e no solo B, as árvores Eucalipto e Cerejeira são as mais comuns. Com base nessa observação, responda: 1. Qual é o conjunto de árvores que pertencem tanto ao solo A quanto ao solo B? 2. Se um biólogo deseja estudar apenas as árvores que são exclusivas do solo A, qual é o conjunto que representa essas árvores? Justifique suas respostas com base nas operações de união, interseção e diferença de conjuntos.

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João e Maria decidiram fazer um jardim no formato de um quadrado. No entanto, eles querem que o jardim seja grande o suficiente para plantar flores e legumes. Sabendo disso, eles mediram os lados do quadrado e descobriram que cada lado mede 4 metros. a) Calcule a área do jardim. b) Eles resolveram aumentar em 1 metro cada lado do quadrado. Qual seria a nova área do jardim? c) Quantos metros quadrados a mais eles terão na nova área em relação à área inicial?

Área: Quadrado • 'EF07MA31'

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João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

Componentes dos Triângulos

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Na sala de aula, a professora Ana separou alguns brinquedos para mostrar aos alunos. Ela pegou um carrinho de brinquedo, uma bola e um barquinho de papel. O carrinho é maior que o barquinho, e a bola é menor que o carrinho. Qual dos três objetos é o mais pesado? Escreva o nome desse objeto e conte por que você acha que ele é o mais pesado.

Comparação de Tamanhos por Termos • 'EF01MA15'

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