Entrar

Questão sobre Experimento: Calor e Mudança de Estado

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Calor e Mudança de Estado

Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Fácil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de Química, os alunos observaram um experimento em que uma amostra de gelo foi aquecida. Inicialmente, a amostra estava no estado sólido e, à medida que recebia calor, ia se transformando em líquido. O professor explicou que essa mudança de estado era devido à absorção de energia térmica, que fazia com que as moléculas do gelo ganhassem energia e passassem a se mover mais, diminuindo as forças de atração intermoleculares até que o gelo se transformasse completamente em água. Com base nessa experiência e no conhecimento sobre as mudanças de estado físico da matéria, identifique qual seria o procedimento experimental adequado para verificar que a água também pode mudar de volta para o estado sólido com a remoção de calor.
a.
Para verificar que a água pode mudar de volta para o estado sólido, adicione álcool à água e observe a formação de cristais de gelo com a evaporação do álcool.
b.
Para verificar que a água pode mudar de volta para o estado sólido, o procedimento experimental adequado é aquecer a água até o estado líquido e, em seguida, resfriá-la até que se torne gelo.
c.
Para verificar que a água pode mudar de volta para o estado sólido, basta deixar a água em repouso à temperatura ambiente até que congele.
d.
Para verificar que a água pode mudar de volta para o estado sólido, misture o gelo com sal para diminuir a temperatura de fusão.
e.
Para verificar que a água pode mudar de volta para o estado sólido, aqueça o gelo até que ele atinja o ponto de ebulição.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um projeto de pesquisa para determinar a eficácia de diferentes tipos de fertilizantes na produção de milho, um grupo de alunos decidiu avaliar o crescimento das plantas em três tipos de solo: argiloso, arenoso e misto. Eles planejaram o experimento de forma a manter a quantidade de água, a exposição à luz e a temperatura constantes entre os grupos de plantas em cada tipo de solo. Após um mês, as plantas de milho foram medidas e os dados coletados. Com base no projeto original, determine a variável independente e uma possível hipótese que poderia ser testada para avaliar a eficácia dos fertilizantes no crescimento do milho.

Execução de Projetos de Pesquisa

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio observou o crescimento de fungos em diferentes temperaturas e umidades. Eles perceberam que, em uma placa de Petri, os fungos se desenvolviam de maneira mais rápida em temperaturas mais elevadas e altos níveis de umidade, enquanto em condições mais secas e com temperaturas mais baixas o crescimento era significativamente mais lento. Baseando-se nas observações realizadas, qual seria a condição ideal para o crescimento acelerado de fungos em um ambiente controlado no laboratório?

Experimento: Crescimento de fungus

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de química, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio realizou um experimento para observar uma reação química. Eles combinaram ácido clorídrico (HCl) e carbonato de cálcio (CaCO3) em um béquer, e notaram a formação imediata de um gás borbulhante, seguido por uma mudança na cor e textura da mistura. Com base nas observações, qual deve ser o produto sólido dessa reação? Considere as informações sobre as substâncias envolvidas e o conhecimento sobre tipos de reações químicas.

Experimento: Reações de químicas

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies