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Questão sobre Experimento: Lei de Boyle

Experimentos científicos

Originais Teachy

Experimento: Lei de Boyle

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Experimentos científicos

Um cilindro contendo 2 litros de gás está inicialmente a uma pressão de 3 atmosferas. Se o gás é comprimido para um volume de 1 litro, mantendo a temperatura constante, qual será a pressão resultante no cilindro, de acordo com a Lei de Boyle?
a.
A pressão resultante no cilindro, quando o gás é comprimido para 1 litro, será de 8 atmosferas.
b.
A pressão resultante no cilindro, quando o gás é comprimido para 1 litro, será de 2 atmosferas.
c.
A pressão resultante no cilindro, quando o gás é comprimido para 1 litro, será de 6 atmosferas.
d.
A pressão resultante no cilindro, quando o gás é comprimido para 1 litro, será de 4 atmosferas.
e.
A pressão resultante no cilindro, quando o gás é comprimido para 1 litro, será de 3 atmosferas.

Gabarito:

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Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

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Durante a realização de um experimento em laboratório, um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio verificou que a eletricidade pode ser conduzida através de água, ao observar a luz emitida por um pequeno LED ao aplicar uma corrente elétrica em um recipiente com água desmineralizada. Em seguida, o grupo decidiu testar a condutividade elétrica de outros materiais. Para tanto, utilizaram um circuito simples, composto por uma fonte de energia, fios condutores, um LED e os materiais a serem testados, e observaram se o LED acendia ou não ao ser conectado aos materiais. Após conduzirem os experimentos com diferentes materiais, eles puderam classificá-los como condutores ou isolantes de acordo com o comportamento observado. Considerando o contexto do experimento e os princípios que regem a condução da eletricidade, qual é a maneira correta de diferenciar um condutor de um isolante? Qual propriedade fundamental dos materiais determina se eles são bons condutores ou isolantes de eletricidade?

Experimento: Condução de eletricidade

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Um estudante do ensino médio deseja determinar a densidade de um metal desconhecido. Para isso, ele utiliza uma balança para medir a massa do metal e um recipiente graduado para medir o volume de água deslocado quando o metal é submerso. Após realizar o experimento, ele deve calcular a densidade do metal e comparar com a densidade de outros materiais que ele pesquisou previamente. Qual a densidade do metal se ele mediu uma massa de 200 gramas e o volume de água deslocado foi de 50 mL? Considere que a densidade da água é de 1 g/mL e que o recipiente possui uma precisão de leitura de 1 mL. Dado adicional: O estudante utilizou cálculos de estequiometria aprendidos em Química para entender o conceito de densidade e realizar as conversões necessárias para a unidade de medida adequada.

Experimento: Densidade de Sólidos

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Ao realizar um experimento com um cilindro com pistão, mantendo a temperatura constante, um estudante observou que ao pressionar o pistão, o volume do gás contido no cilindro diminuía. Considerando as leituras iniciais de pressão e volume e a aplicação da Lei de Boyle, que descreve a relação inversa entre a pressão e o volume de um gás a temperatura constante, determine qual deverá ser a consequência no volume do gás se a pressão exercida sobre o pistão for reduzida pela metade, mantendo a temperatura constante.

Experimento: Lei de Boyle

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