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Questão sobre Geometria Analítica: Equação de Cônicas

Matemática

Originais Teachy

'EM13MAT510'

Geometria Analítica: Equação de Cônicas

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Matemática

Considere o sistema solar, onde diversos corpos celestes descrevem trajetórias elípticas em torno do Sol, obedecendo às leis de Kepler. Seja um objeto espacial hipotético que, durante um período de observação, forneça a seguinte posição em coordenadas retangulares tridimensionais (x, y, z) em função do tempo t: \[ \vec{r}(t) = (at^2, bt^3, ct) \] onde a, b e c são constantes reais e t é o tempo em segundos. Com base nessa informação e considerando que as trajetórias das órbitas planetárias possuem o formato de elipses, analise os seguintes itens: 1) Determine a equação da cônica que representa a projeção da órbita do objeto espacial no plano xy e identifique o tamanho dos semieixos e a excentricidade da elipse correspondente. 2) Se o objeto espacial passa pelas coordenadas (x, y, z) = (0, 0, 0) em um determinado tempo t0, determine uma equação paramétrica para a linha reta que conecta o objeto ao Sol, assumindo que o Sol esteja na origem do sistema de coordenadas.

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Na nossa rotina, usamos diferentes objetos que têm capacidade (como uma garrafa de água que pode segurar 1 litro) e massa (como uma melancia que pesa 2 quilogramas). Muitas vezes, precisamos escolher entre objetos de diferentes tamanhos ou pesos. Por exemplo, se você tem uma sacola e pode escolher entre uma caixa de suco que tem 1 litro e uma caixa de leite que tem 1 quilograma, como você decidiria qual levaria? Escreva um pequeno texto explicando como você compararia a capacidade e a massa desses dois objetos e qual deles você escolheria e por quê.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

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Maria e João têm uma coleção de figurinhas e decidem trocar entre si. Maria tem o triplo de figurinhas que João, mas ao trocar, eles percebem que Maria deu a João 50 figurinhas e ficou com o dobro do que ele tinha antes da troca. Após a troca, João conta suas figurinhas e descobre que tem um total de 240 figurinhas. Considerando que antes da troca Maria tinha o triplo de João, e que as figurinhas de Maria e João são números naturais, determine quantas figurinhas Maria tinha antes da troca. Explique o raciocínio e as operações envolvidas.

Operações: Números Naturais • 'EF06MA03'

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