Entrar

Plano de aula de Ideia de Temporalidade

História

Original Teachy

'EF01HI01'

Ideia de Temporalidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ideia de Temporalidade

Palavras ChaveTemporalidade, Memórias pessoais, Linha do tempo, Atividades práticas, Interatividade, Expressão criativa, História, Educação fundamental, Família, Identidade pessoal, Dramatização, Mapa de memórias, Caixa do tempo, Discussão em grupo, Conexão emocional
Materiais NecessáriosCartolinas, Canetas coloridas, Lápis de cor, Recortes de revistas, Cola, Tesoura, Caixas de papelão ou madeira, Relógios (desenhados ou colados), Fotos, Adereços para dramatização, Materiais para escrita (etiquetas, marcadores)
Códigos BNCCEF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor se preparar mentalmente e revisitar o conteúdo estudado em casa de forma mais direcionada. Isso otimiza o uso do tempo em sala para atividades práticas e discussões, garantindo que todos os participantes estejam alinhados com os propósitos educacionais da aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e registrar eventos significativos de seu crescimento pessoal e de sua comunidade, utilizando memórias próprias e relatos de familiares.

2. Desenvolver a compreensão da temporalidade, permitindo que os alunos reconheçam a sequência de eventos ao longo de um período de tempo.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a interação entre os alunos e seus familiares, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecido pela diversidade de experiências pessoais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido em casa com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema propostas estimulam o pensamento crítico e a conexão emocional, enquanto a contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo da temporalidade na vida cotidiana e na compreensão de grandes contextos históricos.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que desenhem ou descrevam um evento importante que tenha ocorrido em suas vidas e que tenha mudado algo significativo. Por exemplo, um primeiro dia de escola, um aniversário especial ou uma viagem marcante. Eles devem tentar colocar esses eventos em uma linha do tempo, indicando quando algo aconteceu e o que mudou após esse evento.

2. Solicite que os alunos conversem com um familiar sobre um evento importante que tenha ocorrido na vida desse familiar, como o nascimento de um irmão, uma mudança de casa ou um casamento. Peça para que anotem ou desenhem o evento e, em seguida, tentem conectar esses eventos em uma grande linha do tempo, incluindo eventos de sua própria vida e de outros membros da família.

Contextualização

A compreensão de como os eventos se conectam no tempo é uma habilidade fundamental para entender a História, seja a história pessoal ou a história coletiva. Contar com exemplos simples e próximos da realidade dos alunos, como seus próprios aniversários ou mudanças na família, ajuda a contextualizar a importância de compreender a temporalidade. Além disso, histórias de personagens históricos ou de figuras públicas que passaram por eventos marcantes podem ser utilizadas para ilustrar como estes eventos moldaram o mundo ao redor deles e, por consequência, a realidade dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula tem como finalidade permitir que os alunos apliquem de forma prática o conhecimento adquirido sobre a Ideia de Temporalidade, utilizando suas próprias memórias e interações familiares. As atividades propostas visam consolidar a compreensão da sequência temporal dos eventos, além de estimular a expressão criativa, a interação social e a capacidade de organização e apresentação. Escolhendo apenas uma das atividades, o professor pode adaptar a aula para atender às necessidades e interesses específicos de sua turma, garantindo uma aprendizagem mais efetiva e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mapa das Memórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de organizar eventos em uma linha do tempo pessoal e familiar, além de estimular a expressão criativa através de desenhos e escrita.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um mapa cronológico de suas memórias pessoais e familiares, utilizando desenhos e pequenos textos descritivos. Cada aluno receberá uma cartolina e diversos materiais de arte, como canetas coloridas, lápis de cor e recortes de revistas para ilustrar suas memórias.

- Instruções:

  • Os alunos devem dividir a cartolina em seções, representando diferentes períodos de suas vidas, como 'Infância', 'Pré-escola', 'Primeiro Ano na Escola', etc.

  • Em cada seção, eles devem desenhar ou colar imagens que representem eventos significativos, como aniversários, viagens, mudanças, formaturas, entre outros.

  • Abaixo de cada imagem, devem escrever uma pequena descrição do evento, incluindo a data aproximada e por que foi importante para eles ou para sua família.

  • Ao final da atividade, cada aluno apresentará seu 'Mapa das Memórias' para a classe, explicando as escolhas de imagens e o que cada memória representa para ele.

Atividade 2 - A Caixa do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a conexão entre objetos e memórias, incentivando os alunos a pensar sobre o significado do tempo e das experiências passadas em suas vidas.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar uma 'caixa do tempo', onde colocarão objetos ou fotos que representem eventos importantes de suas vidas ou de suas famílias. Esta atividade promove a interação com seus familiares, que podem ajudar na escolha dos itens a serem incluídos na caixa.

- Instruções:

  • Cada aluno receberá uma pequena caixa de papelão ou madeira e deverá decorá-la com elementos que remetam à ideia de tempo, como relógios desenhados ou colados, ou frases sobre o passar do tempo.

  • Com a ajuda de seus familiares, deverão escolher até cinco itens que representem eventos significativos, como uma foto de um aniversário, um desenho de quando eram mais novos, um bilhete de um parente, entre outros.

  • Cada item deve ser acompanhado por uma etiqueta onde o aluno escreverá o nome da pessoa ou o evento representado, e uma pequena descrição do motivo pelo qual aquele objeto foi escolhido para estar na 'caixa do tempo'.

  • Ao final, cada aluno apresentará sua 'caixa do tempo' para a classe, compartilhando as histórias por trás de cada item colocado.

Atividade 3 - Dramatização do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão de continuidade e mudança ao longo do tempo, além de desenvolver habilidades de colaboração e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão pequenas peças teatrais baseadas em eventos históricos ou de suas próprias vidas, representando como esses eventos se relacionam e influenciam uns aos outros ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos e atribua a cada grupo um evento significativo para pesquisar e representar, como a invenção da roda, a chegada de um membro novo na família ou a descoberta de um brinquedo favorito.

  • Os grupos deverão criar um pequeno roteiro que inclua a representação do evento, seu impacto na vida das pessoas envolvidas e como isso se conecta a outros eventos representados por outros grupos.

  • Utilize materiais simples de teatro, como roupas e adereços improvisados, para ajudar na representação.

  • Cada grupo apresentará sua peça para a classe, e ao final, discutirão em conjunto como os eventos representados se conectam e influenciam a maneira como vivemos hoje.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta seção de Retorno é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre suas experiências. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de temporalidade e a importância de conectar eventos passados com o presente e o futuro. Além disso, promove habilidades de comunicação e expressão, essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução sobre a importância de compartilhar memórias e compreender a temporalidade. Encoraje cada aluno a falar sobre o que aprenderam ao criar seus mapas de memórias, suas caixas do tempo ou ao participar das dramatizações. Incentive-os a discutir como os eventos que representaram se conectam e influenciam suas vidas diárias. Use perguntas abertas para facilitar a conversa e permitir que todos participem ativamente.

Perguntas Chave

1. Quais foram os desafios ao tentar colocar seus eventos em uma linha do tempo e como vocês os superaram?

2. Como os eventos que vocês representaram podem ter influenciado outros eventos ou situações em suas vidas ou na história?

3. O que vocês descobriram de novo sobre si mesmos ou sobre seus familiares ao compartilhar essas memórias?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para sintetizar os aprendizados da aula, reforçar a conexão entre teoria e prática e destacar a relevância do tema para a vida dos alunos. Ao resumir as atividades realizadas e os conceitos discutidos, esta etapa ajuda os alunos a consolidar o conhecimento adquirido e a perceber sua aplicabilidade em diferentes contextos. Além disso, enfatiza a importância de refletir sobre o passado e o presente para uma melhor compreensão do futuro.

Resumo

Para encerrar, é crucial ressaltar que a Ideia de Temporalidade, explorada através das atividades de criação de mapas de memórias, caixas do tempo e dramatizações, permitiu aos alunos conectar-se de forma prática e emocional com o conceito de sequência temporal. Através destas atividades, os alunos puderam visualizar e compreender como os eventos se desdobram no tempo e influenciam suas próprias vidas e as daqueles ao seu redor.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi desenhada para vincular teoria e prática de maneira integrada. As atividades propostas não apenas ajudaram a solidificar o entendimento teórico de temporalidade, mas também proporcionaram um espaço para aplicar esse conhecimento em contextos reais e significativos para os alunos. A conexão com suas próprias memórias e com as de seus familiares facilitou a compreensão da importância do estudo da História e da passagem do tempo.

Fechamento

Entender a temporalidade é fundamental não apenas para a disciplina de História, mas para o cotidiano dos alunos. A habilidade de situar eventos em uma linha temporal ajuda na organização pessoal, na compreensão de consequências e no planejamento para o futuro. Além disso, esta aula reforçou a importância de preservar e compartilhar memórias, formando uma base sólida para a construção da identidade individual e coletiva.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies