Entrar

Plano de aula de Formação Silábica

Português

Original Teachy

'EF01LP11'

Formação Silábica

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir o conceito de sílaba, que é a unidade fonológica básica da linguagem, e ensinar os alunos a identificar as sílabas em diferentes palavras.
  2. Praticar a identificação de sílabas, permitindo que os alunos identifiquem e separem as sílabas em palavras familiares e não familiares.
  3. Estimular a formação de palavras a partir da combinação de sílabas, incentivando os alunos a criar novas palavras ao combinar diferentes sílabas de forma lúdica e criativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores, como a identificação de letras, a formação de palavras simples e a compreensão de que as letras representam sons.
    • São feitas perguntas para estimular a participação dos alunos e garantir que eles tenham as bases necessárias para entender o novo conteúdo. Por exemplo: "Lembram como se escreve a palavra 'gato'?" ou "Quantas letras tem a palavra 'cachorro'?".
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações que vão instigar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula. Por exemplo: "Vocês já pensaram por que a palavra 'cachorro' tem três pedaços: 'ca', 'cho' e 'ro'?" e "O que aconteceria se juntássemos os pedaços das palavras 'ca', 'cho' e 'ro' com outros pedaços de palavras?".
    • Essas situações são projetadas para fazer com que os alunos pensem sobre a estrutura das palavras e iniciem a reflexão sobre a formação das sílabas.
  3. Contextualização:

    • O professor explica que a formação de sílabas é uma habilidade importante para a leitura e a escrita, pois ajuda a entender como as palavras são divididas em partes menores, facilitando a pronúncia e a compreensão.
    • Ele também menciona que conhecer as sílabas ajuda a descobrir novas palavras, pois ao combinar diferentes sílabas, podemos criar palavras novas e interessantes.
    • Para tornar a contextualização mais clara, o professor pode dar exemplos de palavras que os alunos conhecem e que podem ser divididas em sílabas, como "ca-chor-ro", "ga-to", "ma-ça", entre outras.

Essa introdução visa despertar o interesse dos alunos pelo assunto, fazendo com que eles se sintam motivados a explorar a formação de sílabas de maneira divertida e interativa. Além disso, reforça a importância do conteúdo para o seu dia a dia, facilitando a compreensão e a assimilação do novo conhecimento.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

  1. Jogo das Sílabas:

    • O professor propõe um jogo interativo em que os alunos devem formar palavras a partir de sílabas que são apresentadas aleatoriamente.
    • Para isso, o professor prepara previamente um conjunto de cartões, cada um contendo uma sílaba. Esses cartões são embaralhados e colocados em um monte no centro da mesa.
    • Na sua vez, cada aluno retira um cartão do monte. Ele deve então tentar formar uma palavra com a sílaba do cartão e outras sílabas que já foram retiradas anteriormente. Por exemplo, se o cartão retirado for "ca", o aluno pode formar a palavra "casa" se houver um cartão com a sílaba "sa".
    • O objetivo do jogo é formar o maior número possível de palavras.
    • Esse jogo permite que os alunos pratiquem a formação de palavras a partir de sílabas, estimulando a criatividade e a associação de ideias.
  2. Criação de Palavras Fantásticas:

    • O professor propõe um desafio aos alunos: eles devem usar as sílabas que conhecem para criar palavras "fantásticas" que não existem no dicionário.
    • Para isso, cada aluno recebe um papel e um lápis. Eles são encorajados a escrever uma lista de sílabas que conhecem, por exemplo: "ca", "cha", "ro", "li", "tam", etc.
    • Depois, os alunos devem combinar essas sílabas de diferentes maneiras para criar palavras novas. Por exemplo, "ca - cha - ro" pode se tornar "cacharo", "carocha", "choraca", entre outras.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os alunos e celebrando as palavras "fantásticas" que eles conseguirem formar.
  3. Caça às Sílabas:

    • O professor espalha pelo espaço da sala de aula ou no pátio algumas figuras ou objetos que correspondam a palavras simples, como "sol", "casa", "gato", "pato", entre outras. Cada figura ou objeto é acompanhado de uma placa que tem uma sílaba correspondente.
    • Os alunos são divididos em grupos e, em cada rodada, um representante de cada grupo deve correr para encontrar o objeto ou figura desejada e, em seguida, pegar a placa com a sílaba correspondente.
    • Depois de coletar as placas, os alunos devem tentar formar palavras com as sílabas que coletaram, por exemplo, "sol + ca + sa" para formar "casasola".
    • O grupo que conseguir formar o maior número de palavras ganha a rodada.
    • Esse jogo ajuda os alunos a identificarem e separarem as sílabas em palavras, além de praticar a formação de palavras a partir de sílabas.

Essas atividades são projetadas para serem lúdicas e divertidas, incentivando os alunos a explorar e a experimentar com as sílabas de maneira ativa e prática. Além disso, elas promovem o trabalho em equipe e a cooperação, habilidades importantes no ambiente escolar.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo tem a oportunidade de compartilhar as palavras que conseguiram formar durante as atividades práticas.
    • Os alunos são encorajados a explicar como eles chegaram a essas palavras, discutindo as sílabas que usaram e como elas se uniram para formar as palavras.
    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos. Por exemplo: "Por que você decidiu juntar essas duas sílabas para formar essa palavra?" ou "Você pode tentar formar outra palavra com essas sílabas?".
    • O professor também pode aproveitar esse momento para destacar as palavras mais criativas ou interessantes que os alunos conseguiram formar, elogiando seus esforços e reforçando a ideia de que a formação de palavras é um processo divertido e criativo.
  2. Reflexão Individual:

    • Após a discussão em grupo, o professor propõe um momento de reflexão individual. Cada aluno recebe um pequeno papel e é solicitado a escrever duas coisas: uma palavra nova que aprenderam a formar durante a aula e uma sílaba que acharam mais fácil de identificar e separar.
    • O professor pode orientar os alunos, fazendo perguntas como: "Vocês se lembram de uma palavra nova que conseguiram formar hoje? Como vocês a formaram?" ou "Qual sílaba vocês acharam mais fácil de identificar e por quê?".
    • Essa reflexão individual dá aos alunos a oportunidade de pensar sobre o que aprenderam e de expressar seus sentimentos e descobertas de maneira individual. Além disso, permite ao professor avaliar o progresso dos alunos e identificar quais conceitos precisam ser reforçados ou revisados.
  3. Encerramento da Aula:

    • Para encerrar a aula, o professor agradece a participação de todos e reforça a importância do que foi aprendido. Ele pode dizer, por exemplo, "Vocês todos fizeram um ótimo trabalho hoje, formando palavras novas e reconhecendo sílabas em diferentes palavras. Isso vai ajudar muito na leitura e na escrita!".
    • O professor também pode sugerir algumas atividades para os alunos continuarem praticando em casa, como brincar de "Caça às Sílabas" com a família ou criar mais palavras "fantásticas" usando as sílabas que já conhecem.

Essa etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no futuro. Além disso, proporciona ao professor a oportunidade de avaliar o progresso dos alunos e planejar futuras lições de acordo com suas necessidades e interesses.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies