Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos
Palavras Chave | Composição de Textos, Entrevista, Diagrama, Jornalismo Escolar, Habilidades de Escrita, Estrutura de Textos, Comunicação, Criatividade, Colaboração, Aplicação Prática |
Materiais Necessários | Papel pardo, Materiais de desenho, Cartolinas, Canetas coloridas, Material de escrita, Recursos para apresentação (computador, projetor, etc.) |
Códigos BNCC | EF01LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para definir as metas de aprendizagem que guiarão as atividades em sala. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e compreender a relevância do tema. Nesta seção, detalham-se os objetivos principais, que visam não só o aprendizado técnico de como compor textos em formatos específicos, mas também a compreensão da importância da escrita clara e coerente em diferentes contextos. Isso prepara os alunos para serem capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e relevante.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a produzir textos simples em formatos como diagramas e entrevistas, adequando-se à situação e ao tema propostos.
2. Desenvolver habilidades de expressão escrita dos alunos, focando na clareza e coesão textual.
Objetivos secundários:
- Incentivar a criatividade dos alunos na elaboração de textos.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante as atividades práticas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente e prepará-los para as atividades práticas que realizarão em sala. Ao propor situações-problema, os alunos são incentivados a aplicar o conhecimento de forma criativa e prática, enquanto a contextualização ajuda a perceber a utilidade dos textos em suas vidas. Esta etapa também visa a estabelecer uma conexão afetiva e prática com o tema, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.
Situações Problema
1. Imagine que vocês são repórteres de um jornal da escola e precisam escrever uma entrevista com o diretor sobre as novas regras de convivência na escola. Como estruturariam essa entrevista?
2. Pensem que estão participando de um concurso de desenho e precisam explicar, em um diagrama, o processo criativo que os levou a finalizar o desenho vencedor. Como organizariam as informações no diagrama para que qualquer pessoa pudesse entender?
Contextualização
Entender a importância de saber compor diferentes tipos de texto é fundamental, não apenas na escola, mas em muitas situações da vida cotidiana e profissional. Por exemplo, um bom diagrama pode ajudar a explicar um conceito complexo mais claramente, enquanto uma entrevista bem feita pode informar e entreter ao mesmo tempo. Na história, grandes avanços científicos e tecnológicos muitas vezes foram comunicados efetivamente por meio de textos claros e bem estruturados, destacando a relevância prática do que será aprendido hoje.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre a composição de textos em formatos específicos. As atividades propostas visam não apenas consolidar o conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade. A escolha de uma das atividades permite que a aprendizagem seja focada e aprofundada, garantindo que os alunos possam explorar o tema de maneira envolvente e significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Entrevistando o Herói da Cartola
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e comunicação através da criação de uma entrevista estruturada e coerente.
- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, assumirão o papel de jornalistas de um jornal escolar. Eles devem elaborar uma entrevista com um 'herói imaginário' que usa uma cartola mágica para resolver problemas na escola. A entrevista deve abordar questões como o dia a dia do herói, suas responsabilidades e como ele usa sua cartola mágica para solucionar conflitos.
- Instruções:
-
Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolhe um 'herói da cartola' e elabora um breve perfil com nome, aparência e superpoderes.
-
Os grupos preparam uma lista de perguntas para a entrevista, considerando os aspectos do perfil criado.
-
Realizar a simulação da entrevista, onde cada grupo representa um jornalista e outro grupo representa o 'herói da cartola'.
-
Após a simulação, discutir as diferentes abordagens e o que cada grupo aprendeu sobre a importância da estrutura de uma entrevista.
Atividade 2 - Diagramando um Dia na Vida do Herói
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprimorar a capacidade de síntese e organização de informações em um formato visual.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um diagrama que represente um dia na vida do 'herói da cartola'. O diagrama deve incluir os momentos em que o herói usa sua cartola mágica, as situações que encontra e como resolve os problemas. O objetivo é que o diagrama seja não apenas informativo, mas também visualmente atrativo e claro.
- Instruções:
-
Formar grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo recebe papel pardo e materiais de desenho.
-
Os alunos discutem e decidem quais momentos do dia do herói desejam incluir no diagrama.
-
Desenhar e colorir o diagrama, destacando os momentos chave do dia do herói.
-
Apresentar o diagrama para a classe, explicando cada parte e como elas se conectam.
Atividade 3 - Debate dos Heróis
> Duração: (20 - 30 minutos)
- Objetivo: Fomentar habilidades de argumentação e oratória, além de promover a apreciação e crítica construtiva dos trabalhos dos colegas.
- Descrição: Após a criação dos textos e diagramas, os alunos participarão de um debate onde defenderão a importância de seu herói e como seus textos e diagramas retratam efetivamente suas ações e impacto na comunidade escolar.
- Instruções:
-
Organizar a sala em um formato de debate, com cadeiras em círculo.
-
Cada grupo apresenta seu herói, texto e diagrama para a classe.
-
Iniciar o debate com uma rodada de apresentações curtas de cada grupo.
-
Permitir que os outros grupos façam perguntas ou comentários sobre os heróis apresentados.
-
Concluir com uma votação simbólica sobre qual herói e apresentação foi mais convincente.
Atividade 4 - O Jornal dos Heróis
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a integração de habilidades de escrita, desenho e apresentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam em um projeto finalizado e tangível.
- Descrição: Por fim, os grupos irão compilar suas entrevistas, diagramas e debates em um 'Jornal dos Heróis', que será apresentado para outras turmas ou mesmo a direção da escola. Este jornal irá contar não só as histórias dos heróis imaginários, mas também refletirá o aprendizado sobre a estrutura e a importância dos diferentes tipos de texto.
- Instruções:
-
Reunir todo o material produzido pelos grupos: entrevistas, diagramas e anotações do debate.
-
Escolher um aluno de cada grupo para ser o editor do jornal, responsável por organizar o conteúdo.
-
Utilizar cartolinas e outros materiais de arte para criar as páginas do jornal.
-
Revisar e corrigir o conteúdo final do jornal antes da apresentação.
-
Agendar uma apresentação do jornal para a escola, convidando outras turmas a participar.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights e desafios. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e reflexão crítica, além de reforçar a compreensão dos conceitos de composição textual. Este momento também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou aprofundamento.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo, reunindo todos os alunos em um círculo. Comece com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de ser jornalistas e heróis, vamos refletir sobre o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e descobertas. Vamos começar com o Grupo 1. O que vocês acharam mais desafiador ao criar a entrevista e o diagrama do herói?' Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a ouvirem atentamente uns aos outros.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios ao criar a estrutura da entrevista e do diagrama?
2. Como vocês aplicaram o conhecimento sobre composição textual em suas atividades?
3. Houve alguma parte do processo que vocês acharam mais divertida ou interessante?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham compreendido os conceitos chave da aula e possam vincular o que aprenderam com situações práticas e relevantes. Além disso, busca-se reforçar a importância do tema estudado, incentivando os alunos a reconhecerem a aplicabilidade do conhecimento adquirido em seu dia a dia. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento geral dos alunos e identificar quaisquer pontos que possam necessitar de revisão adicional.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a composição de textos, destacando as técnicas utilizadas na criação de entrevistas e diagramas. Este momento é crucial para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas, como a simulação de uma entrevista com um 'herói da cartola' e a criação de diagramas representando um dia na vida desse personagem. Essas práticas permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações que simulam o uso real dos textos em contextos variados.
Fechamento
Por fim, é importante destacar a relevância do estudo da composição de textos na vida diária, enfatizando como a habilidade de comunicar efetivamente através da escrita é essencial em diversas situações, desde o ambiente escolar até o profissional. Este entendimento ajuda os alunos a valorizar e aplicar o que aprenderam em contextos reais fora da sala de aula.