Entrar

Plano de aula de Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Ciências

Original Teachy

'EF02CI01'

Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Identificar e reconhecer os materiais dos principais objetos de uso cotidiano: Os alunos serão capazes de identificar e nomear os diferentes materiais dos objetos que eles usam diariamente. Eles aprenderão a fazer distinções entre diferentes tipos de materiais, como plástico, metal, vidro, madeira, papel, entre outros.

  2. Compreender a origem dos materiais: Os alunos ganharão uma compreensão básica de onde vêm esses materiais. Aprenderão a diferença entre materiais naturais e artificiais e entenderão que alguns materiais são derivados de recursos naturais, enquanto outros são fabricados.

  3. Promover a conscientização sobre o uso e descarte consciente dos materiais: Os alunos aprenderão sobre a importância do uso consciente dos materiais e do descarte adequado dos objetos de uso cotidiano. Eles serão introduzidos ao conceito de reciclagem e à ideia de que o cuidado com os materiais que usamos contribui para a proteção do meio ambiente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor pode iniciar a aula relembrando os alunos sobre materiais e objetos que eles já conhecem e usam em seu cotidiano. Pode-se perguntar: "Quais são os materiais que vocês conhecem?"; "Você consegue identificar o material de que esse objeto é feito?". Esta revisão ajudará a preparar os alunos para o novo conteúdo que será abordado.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para engajar os alunos.

    • Situação 1: "Imaginem que nós somos cientistas e temos que descobrir de que material é feito um objeto desconhecido. Como poderíamos fazer isso?"
    • Situação 2: "Se eu tenho uma garrafa de plástico vazia, o que posso fazer com ela para ajudar o meio ambiente?"
  3. Contextualizando a importância do assunto: O professor pode explicar que entender os materiais que usamos todos os dias é muito importante. Pode-se usar exemplos práticos, como: "Se precisarmos escolher um material para construir um brinquedo, devemos saber se ele é forte, leve ou seguro. Se quisermos proteger o meio ambiente, devemos saber como descartar corretamente os materiais que usamos."

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode introduzir o tópico de forma interessante, por exemplo, contando curiosidades sobre materiais comuns.

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o vidro é feito de areia superaquecida? Sim, a mesma areia que encontramos na praia!"
    • Curiosidade 2: "E que o plástico foi inventado há menos de 200 anos, mas hoje é um dos materiais mais usados no mundo?"

Estas atividades devem despertar o interesse dos alunos e prepará-los para a exploração mais aprofundada do tópico da aula.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

O professor pode escolher entre uma das três atividades sugeridas abaixo. O objetivo delas é proporcionar uma experiência prática para os alunos explorarem e refletirem sobre os materiais dos objetos do cotidiano.

Atividade 1: "Cientistas em Ação"

  1. O professor divide os alunos em grupos de até cinco membros. Cada grupo recebe uma bolsa contendo vários objetos de diferentes materiais (plástico, metal, vidro, madeira e papel).

  2. O objetivo é que os alunos identifiquem o material dos objetos. Eles podem pegar, observar, tocar e até cheirar os objetos, se necessário, para identificar o material.

  3. Uma vez que identificaram o material, eles devem discutir e registrar seus pensamentos sobre a origem do material, tentando decidir se é natural ou artificial.

  4. No final da atividade, cada grupo faz uma apresentação rápida, apresentando cada objeto, o material e a origem que consideraram.

Atividade 2: "Inventores do Futuro"

  1. Nessa atividade os alunos, novamente em grupos de até cinco, recebem materiais recicláveis (como caixas de papelão, garrafas plásticas, latas de metal, retalhos de tecido, etc).

  2. Com estes materiais, eles são convidados a "inventar" um novo produto, considerando o uso consciente dos recursos e a importância da reciclagem.

  3. Durante a criação, os alunos são incentivados a discutir sobre as propriedades dos materiais e seu uso consciente.

  4. No final, cada grupo apresenta o seu "invento", explicando do que é feito e como se preocuparam com o uso consciente dos materiais durante o processo.

Atividade 3: "Era uma vez..."

  1. O professor propõe ao grupo de alunos criar uma história em quadrinhos que tenha como tema o uso consciente de materiais no cotidiano.
  2. Cada grupo recebe uma folha de cartolina, marcadores e recortes de diversos materiais, como papel, plástico, tecido, etc.
  3. Os alunos devem criar personagens e uma história, desenhando e utilizando os recortes para ilustrar suas ideias.
  4. No final, todos os quadrinhos são afixados na sala, e cada grupo tem a chance de contar a sua história, enfatizando as mensagens sobre o uso consciente dos materiais.

Todas estas atividades, além de introduzir o tema de maneira lúdica, incentivam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos sobre as questões do cotidiano relacionadas aos materiais.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: Após as atividades, o professor reunirá todos os alunos no grande grupo para um momento de compartilhamento e discussão. Cada grupo apresentará brevemente suas descobertas, soluções ou criações, explicando suas decisões e reflexões. O professor orientará a discussão, fazendo perguntas para ajudar a aprofundar o entendimento e promover o pensamento crítico.

  2. Conexão com a teoria: O professor pode então fazer a ponte entre as atividades práticas e a teoria. Por exemplo, o professor pode reforçar a distinção entre materiais naturais e artificiais, discutir a importância da reciclagem e do uso consciente dos materiais, e relembrar a origem dos diferentes materiais. O professor pode usar exemplos concretos das atividades para ilustrar esses pontos.

  3. Reflexão individual: Para encerrar a aula, o professor pedirá aos alunos que façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Para isso, o professor pode fazer duas perguntas simples, que os alunos podem responder mentalmente ou por escrito:

    • Pergunta 1: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre os materiais dos objetos que usamos todos os dias?"
    • Pergunta 2: "Por que é importante usarmos e descartarmos os materiais de maneira consciente?"

Essa etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado, permitindo aos alunos refletir sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com o mundo ao seu redor. O professor pode usar as respostas e discussões desta etapa para avaliar o entendimento dos alunos e planejar futuras lições.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação: O professor faz um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula, recapitulando os diferentes tipos de materiais, suas origens e usos, bem como o conceito de descarte consciente e reciclagem. O professor pode fazer perguntas rápidas para os alunos para verificar o entendimento e consolidação do conteúdo.

  2. Conexão entre teoria e prática: O professor deve destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a conectar a teoria com a prática. Pode-se ressaltar como as descobertas feitas durante as atividades ajudaram a ilustrar os conceitos teóricos. O professor pode lembrar a importância de conhecer os materiais e suas propriedades para poder fazer escolhas conscientes e sustentáveis.

  3. Materiais complementares: O professor pode sugerir materiais extras para os alunos explorarem em casa ou durante o tempo livre. Isso pode incluir livros infantis sobre materiais e reciclagem, websites educativos, ou vídeos com experimentos ou demonstrações relacionados aos materiais. O objetivo é incentivar o aprendizado contínuo e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tópico da aula.

  4. Relevância do tópico: Finalmente, o professor deve enfatizar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Pode-se discutir como o conhecimento sobre materiais e suas propriedades pode ser útil em várias situações cotidianas, desde escolher o material certo para uma tarefa específica até fazer escolhas de consumo mais sustentáveis. Além disso, pode-se lembrar aos alunos que cada um de nós tem um papel a desempenhar na proteção do meio ambiente, e que o uso consciente dos materiais é uma maneira importante de contribuir para isso.

Este encerramento ajuda a solidificar o conteúdo aprendido durante a aula, além de estimular a reflexão e a continuidade do aprendizado fora da sala de aula. Além disso, ao destacar a relevância do tópico para o cotidiano, a aula se torna mais significativa e relevante para os alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies