Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir e familiarizar os alunos com as regras básicas dos jogos Pique-Esconde e Pega-Pega, promovendo a compreensão de como esses jogos são jogados e quais são os objetivos de cada um.
  2. Desenvolver habilidades motoras fundamentais, como correr, esquivar, perseguir e se esconder, por meio da prática desses jogos.
  3. Promover o desenvolvimento das habilidades sociais, como cooperação, respeito às regras, resolução de conflitos e empatia, através da interação e do trabalho em equipe durante os jogos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos de "brincadeira" e "jogo", que eles já aprenderam em aulas anteriores. Ele faz perguntas como: "O que é uma brincadeira?" e "O que é um jogo?". Os alunos são encorajados a compartilhar suas respostas e experiências.

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema que envolvem os jogos Pique-Esconde e Pega-Pega. Por exemplo, ele pode dizer: "Imagine que você está brincando de Pique-Esconde e não consegue encontrar nenhum bom lugar para se esconder, o que você faz?" e "E se você estiver brincando de Pega-Pega e não conseguir pegar ninguém, o que você pode fazer para melhorar suas chances?".

  3. O professor contextualiza a importância desses jogos para a vida cotidiana, explicando que eles ajudam a desenvolver habilidades físicas, como correr e esquivar, além de habilidades sociais, como respeitar as regras e trabalhar em equipe.

  4. Para despertar o interesse dos alunos, o professor conta duas curiosidades sobre os jogos. Primeiro, ele explica que o Pique-Esconde é um jogo muito antigo, que existe há mais de 200 anos, e que é jogado em muitos países ao redor do mundo. Em seguida, ele conta que o Pega-Pega também é um jogo muito antigo, que os antigos gregos já brincavam uma versão dele, chamada "Cócegas".

  5. Por fim, o professor introduz o tópico da aula, dizendo: "Hoje, vamos aprender a jogar Pique-Esconde e Pega-Pega de uma maneira muito divertida e ativa. E, o mais importante, vamos aprender a importância de respeitar as regras e trabalhar em equipe. Vocês estão prontos para essa aventura?". Ele encoraja os alunos a expressarem sua empolgação e expectativas para a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor deve escolher entre os jogos Pique-Esconde e Pega-Pega aquele que melhor se adequa à turma e ao espaço disponível. Como esses jogos são amplamente conhecidos, não é necessário apresentar as regras de ambos, mas sim escolher um deles para a prática.

O objetivo é que os alunos se divirtam enquanto exploram as regras, os movimentos e as estratégias do jogo escolhido. Para isso, o professor pode seguir as seguintes etapas:

  1. Aquecimento (5 - 7 minutos): Neste momento, os alunos devem ser preparados para a atividade principal. O professor pode organizar um pequeno circuito de atividades que envolvam correr, pular, desviar e se esconder.

    • Corrida de saco: Divida a turma em pequenos grupos e forneça sacos para cada aluno. Eles devem entrar nos sacos e correr até a linha de chegada, sem sair do saco. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

    • Pular corda: O professor pode demonstrar diferentes maneiras de pular corda (pular com um pé, pular com os dois pés, pular para trás) e os alunos podem tentar imitar. Isso ajuda a desenvolver a agilidade e a coordenação.

  2. Explicação do Jogo (2 - 3 minutos): O professor explica brevemente as regras do jogo escolhido, as funções de cada participante (pegador e fugitivos, no caso do Pique-Esconde) e o objetivo do jogo. Além disso, ele pode destacar a importância do respeito às regras e do trabalho em equipe.

  3. Prática do Jogo (13 - 15 minutos): Neste momento, os alunos são encorajados a se envolverem no jogo. O professor deve observar e orientar ativamente os alunos durante o jogo, incentivando-os a aplicar as habilidades aprendidas durante o aquecimento.

    • Pique-Esconde: O professor pode definir um espaço seguro para o jogo e designar uma área de "base" para os fugitivos. O objetivo dos fugitivos é se esconderem sem serem pegos pelo pegador. Se um fugitivo for pego, ele se torna o pegador. O jogo continua até que todos os fugitivos sejam pegos ou até que o tempo acabe.

    • Pega-Pega: O professor pode definir um espaço para o jogo e designar uma área de "segurança". O objetivo do pegador é tocar em outro aluno e torná-lo o novo pegador. O objetivo dos demais alunos é evitar serem pegos e correrem para a área segura se forem ameaçados.

  4. Discussão Pós-Jogo (5 - 7 minutos): Após o jogo, é importante que os alunos tenham um momento para refletir e discutir sobre a experiência.

    • Como você se sentiu durante o jogo? Os alunos são encorajados a expressar suas emoções e sentimentos durante o jogo.

    • Quais estratégias você usou para se esconder/escapar/pegar outros jogadores? Eles devem refletir sobre as estratégias que usaram e como isso afetou seu desempenho no jogo.

    • Como foi trabalhar em equipe/respeitar as regras? O professor deve guiar a discussão para que os alunos percebam a importância do trabalho em equipe e do respeito às regras no jogo e na vida.

O professor pode variar as atividades de acordo com o interesse e a capacidade da turma, garantindo que todos os alunos sejam desafiados e se divirtam ao mesmo tempo. Ele deve estar atento para garantir um ambiente seguro e respeitoso durante todo o jogo, intervindo se necessário para resolver conflitos ou reforçar a importância do respeito mútuo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor reúne todos os alunos e inicia uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido durante a aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi a parte mais divertida do jogo?" e "O que você aprendeu sobre trabalhar em equipe e respeitar as regras?". Todos os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências e reflexões.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): O professor, então, conecta as experiências práticas dos alunos com a teoria. Ele pode dizer: "Lembrem-se quando conversamos sobre a importância de se exercitar e de brincar? Hoje, ao jogarmos Pique-Esconde ou Pega-Pega, nós não só nos divertimos, mas também nos exercitamos e aprendemos a importância de respeitar as regras e de trabalhar em equipe". Ele pode fazer perguntas como: "Como os jogos de hoje nos ajudaram a desenvolver nossas habilidades físicas?" e "Como o respeito às regras e o trabalho em equipe fizeram diferença no jogo?".

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:

    • O que você aprendeu hoje que pode usar em outras brincadeiras ou jogos?: Os alunos são incentivados a pensar sobre como as habilidades e aprendizados adquiridos durante a aula podem ser aplicados em outras situações de brincadeiras ou jogos.

    • O que você mais gostou na aula de hoje e por quê?: O professor encoraja os alunos a expressarem suas preferências e sentimentos, ajudando assim a avaliar o engajamento e a eficácia da aula.

  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor dá um breve feedback sobre a participação e o desempenho dos alunos durante a aula. Ele pode elogiar os esforços individuais e coletivos, destacar os pontos fortes observados e sugerir áreas de melhoria para as próximas aulas. Ele também pode reforçar a importância do respeito às regras, do trabalho em equipe e da prática regular de atividades físicas.

Este retorno é uma oportunidade para os alunos consolidarem o que aprenderam, refletirem sobre suas experiências e se engajarem no processo de aprendizagem. Além disso, permite ao professor avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes, se necessário, para as próximas aulas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (1 - 2 minutos): O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos da aula. Ele reitera as regras e os objetivos do jogo escolhido (Pique-Esconde ou Pega-Pega), destacando as habilidades motoras e sociais que foram desenvolvidas durante a atividade. Além disso, ele relembra a importância do respeito às regras e do trabalho em equipe.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor, então, faz a conexão entre a teoria, a prática e as experiências dos alunos. Ele explica que, ao jogarem Pique-Esconde ou Pega-Pega, eles aplicaram na prática o que aprenderam sobre brincadeiras e jogos, habilidades motoras e sociais. Ele destaca que a aula proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa, na qual os alunos puderam vivenciar e experimentar os conceitos apresentados.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Esses materiais podem incluir livros sobre jogos e brincadeiras, vídeos educativos online, sites com ideias de jogos para brincar em grupo, entre outros. Ele também pode sugerir que os alunos pratiquem os jogos Pique-Esconde e Pega-Pega com amigos e familiares, aplicando o que aprenderam na aula.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor ressalta a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças. Ele explica que, além de serem divertidos, os jogos ajudam a desenvolver habilidades essenciais, como coordenação motora, agilidade, resistência e sociabilidade. Ele também enfatiza que, ao participarem de jogos, as crianças aprendem a respeitar as regras, a lidar com a vitória e a derrota, a trabalhar em equipe e a resolver conflitos, habilidades que são fundamentais para a vida em sociedade.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor encerra a aula agradecendo a participação e o esforço de todos os alunos. Ele reforça a importância de se manter ativo e de continuar brincando e se divertindo. Ele também antecipa a próxima aula, dizendo: "Na próxima aula, vamos continuar explorando o mundo dos jogos e das brincadeiras, mas dessa vez com um foco especial na criatividade. Vocês não podem perder!".

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies