Entrar

Plano de aula de Atletismo: Introdução

Educação Física

Original Teachy

Atletismo: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Atletismo: Introdução

Palavras ChaveAtletismo, Corridas, Marcha Atlética, Lançamentos, Saltos, Regras, Impactos no Corpo Humano, Desenvolvimento Socioemocional, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Mindfulness, RULER, Educação Física, 6º ano, Circuito de Atletismo
Materiais NecessáriosCones, Pesos, Dardos, Discos, Martelos, Barra de Salto, Espaço para Corrida de 50 Metros, Apito, Cadernos, Canetas, Vídeos de Competições de Atletismo
Códigos BNCC-
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico de atletismo, criando uma base sólida de conhecimento sobre as diferentes modalidades e suas regras. Além disso, visa promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos ao incentivá-los a reconhecer e entender as emoções associadas à prática esportiva, contribuindo para um melhor autocontrole e tomada de decisão responsável.

Objetivos Principais

1. Reconhecer as principais modalidades de atletismo, incluindo corridas, marchas, lançamentos e saltos.

2. Compreender as regras básicas das modalidades de atletismo e os impactos que essas atividades têm no corpo humano.

3. Desenvolver habilidades socioemocionais através da identificação, compreensão e regulação das emoções durante a prática das modalidades de atletismo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Foco e Concentração

A atividade de Mindfulness consiste em trazer a atenção plena para o momento presente, ajudando os alunos a se concentrar no aqui e agora. Isso pode ser feito através de uma série de respirações profundas e conscientes, focando nas sensações do corpo e na respiração. Esta prática promove o foco, a presença e a concentração, preparando os alunos emocionalmente para a aula.

1. Passo 1: Peça aos alunos que se sentem confortavelmente, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão.

2. Passo 2: Instrua os alunos a fecharem os olhos ou fixarem o olhar em um ponto no chão.

3. Passo 3: Oriente os alunos a colocarem uma mão no abdômen e a outra no peito, sentindo a respiração entrar e sair do corpo.

4. Passo 4: Peça aos alunos que inspirem profundamente pelo nariz, contando até quatro, segurem a respiração contando até quatro, e depois exalem lentamente pela boca contando até quatro.

5. Passo 5: Repita este ciclo de respiração profunda de três a cinco vezes, incentivando os alunos a focarem apenas nas sensações da respiração.

6. Passo 6: Após o último ciclo de respiração, instrua os alunos a lentamente abrirem os olhos e trazerem a atenção de volta à sala de aula, prontos para começar a aula.

Contextualização do Conteúdo

O atletismo é uma das formas mais antigas de competição esportiva, com raízes que remontam aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Cada modalidade, seja corrida, salto ou lançamento, não apenas desafia o corpo, mas também a mente. Por exemplo, atletas de corrida precisam de foco e determinação para manter um ritmo constante e superarem seus limites físicos. Da mesma forma, aqueles que praticam salto ou lançamento devem controlar suas emoções e concentrar-se na técnica para conseguir melhores resultados. Ao explorar o atletismo, os alunos não apenas aprenderão sobre as regras e técnicas, mas também desenvolverão habilidades socioemocionais essenciais, como autocontrole e tomada de decisão responsável. Essas competências são fundamentais não apenas no esporte, mas em todas as áreas da vida, ajudando a lidar com desafios e a alcançar objetivos pessoais e acadêmicos.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Corridas: As corridas são subdivididas em diversas modalidades, como corridas de velocidade, corridas de meio-fundo e corridas de longa distância. Cada uma dessas modalidades tem suas especificidades e técnicas. A corrida de velocidade, por exemplo, requer explosão muscular e técnica apurada de largada e progressão. A corrida de meio-fundo e longa distância, por sua vez, demandam resistência e estratégia de ritmo.

2. Marcha Atlética: A marcha atlética é uma modalidade que exige dos atletas um caminhar constante e rápido, sem que ambos os pés estejam fora do chão ao mesmo tempo. A técnica correta e o controle corporal são essenciais para evitar desclassificações por infrações técnicas.

3. Lançamentos: As modalidades de lançamentos incluem o arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco e lançamento de martelo. Cada tipo de lançamento requer uma combinação específica de força, técnica e coordenação. Por exemplo, no arremesso de peso, a técnica de rotação ou de deslocamento é usada para maximizar a distância do arremesso.

4. Saltos: As modalidades de saltos incluem salto em altura, salto com vara, salto em distância e salto triplo. Cada salto possui técnicas próprias que misturam força, velocidade e coordenação. No salto em altura, por exemplo, técnicas como o estilo Fosbury Flop são usadas para superar a barra.

5. Explique as regras básicas de cada modalidade, como as distâncias das corridas, as infrações na marcha atlética, o peso do arremesso de peso e as técnicas de salto. Use exemplos visuais ou vídeos curtos para ilustrar cada modalidade, se possível.

6. Detalhe os impactos no corpo humano de cada modalidade, incluindo os benefícios para o sistema cardiovascular, muscular e esquelético. Por exemplo, explique como a corrida de longa distância melhora a capacidade cardiovascular e como os lançamentos trabalham a força muscular.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Circuito de Atletismo

Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um circuito que inclui mini-atividades de cada modalidade de atletismo abordada. Esta atividade prática permitirá que os alunos experimentem as técnicas e regras discutidas na teoria.

1. Passo 1: Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos.

2. Passo 2: Organize quatro estações diferentes no espaço disponível, uma para cada modalidade de atletismo (corrida, marcha, lançamento e salto).

3. Passo 3: Em cada estação, forneça os materiais necessários para a prática (cones, pesos, dardos, etc.) e explique brevemente a atividade que será realizada. Por exemplo, na estação de corrida, marque uma pequena pista para uma corrida de 50 metros.

4. Passo 4: Dê a cada grupo um tempo determinado (aproximadamente 10 minutos) em cada estação, incentivando-os a praticar as técnicas e regras discutidas.

5. Passo 5: Após o término do tempo em cada estação, toque um apito para sinalizar a troca de estação.

6. Passo 6: Ao final do circuito, reúna os alunos para uma discussão em grupo sobre as experiências vivenciadas.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão e feedback socioemocional, utilize o método RULER para guiar a conversa.  Reconhecer: Peça aos alunos que compartilhem como se sentiram em cada estação do circuito. Incentive-os a identificar emoções como entusiasmo, frustração, alegria ou cansaço.

Compreender: Ajude os alunos a refletirem sobre as causas dessas emoções. Por exemplo, a frustração pode ter surgido ao não conseguir realizar uma técnica corretamente, enquanto a alegria pode ter vindo de um desempenho bem-sucedido.

Nomear: Durante a discussão, incentive os alunos a nomearem suas emoções corretamente. Por exemplo, em vez de dizer que se sentiram mal, podem especificar que se sentiram ansiosos ou desapontados.

Expressar: Discuta com os alunos a importância de expressar suas emoções de maneira apropriada. Por exemplo, falar calmamente sobre uma frustração em vez de gritar ou se isolar.

‍♂️ Regular: Encoraje os alunos a compartilharem estratégias que usaram ou poderiam usar para regular suas emoções. Por exemplo, respirar fundo para se acalmar antes de tentar novamente uma atividade.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula de atletismo e como geriram suas emoções. Peça que escrevam ou falem sobre um momento específico em que sentiram uma emoção forte, como frustração ou alegria, e descrevam como lidaram com essa emoção. Incentive-os a pensar em estratégias que usaram ou poderiam ter usado para regular suas emoções de maneira eficaz.

Objetivo: O objetivo dessa atividade é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Essa reflexão promove o desenvolvimento do autoconhecimento e do autocontrole, competências essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno estabeleça uma meta pessoal (por exemplo, melhorar a técnica de corrida ou trabalhar a paciência durante os treinos) e uma meta acadêmica (como estudar mais sobre as regras do atletismo ou assistir a vídeos de competições para aprender novas técnicas). Encoraje os alunos a compartilharem suas metas com a turma ou escrevê-las em seus cadernos, para que possam revisá-las e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a técnica de corrida e a resistência física.

2. Estudar as regras e técnicas das diferentes modalidades de atletismo.

3. Assistir a vídeos de competições de atletismo para aprender novas estratégias.

4. Praticar a regulação emocional durante os treinos e competições.

5. Desenvolver um plano de treino semanal para aprimorar habilidades específicas do atletismo. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos em atletismo. Definir metas claras e alcançáveis ajuda os alunos a se manterem motivados e focados, promovendo um crescimento contínuo tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies