Plano de Aula | Metodologia Teachy | Comunidade: Tempo e Espaço
Palavras Chave | Comunidade, Geografia, Tempo, Espaço, Mudanças, Comparação, Redes Sociais, Tecnologia, Engajamento, História, Percepção, Análise Crítica, Colaboração, Influenciadores Digitais, Exploradores Virtuais, Caça ao Tesouro Digital |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores ou Tablets, Acesso à Internet, Google Earth, Google My Maps, Google Docs, PowerPoint ou Google Slides, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), QR Codes, Projetor ou tela para apresentações, Prêmio simbólico para caça ao tesouro |
Códigos BNCC | EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Física |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa visa preparar os alunos para entender como as comunidades evoluem ao longo do tempo e como diferentes lugares dentro de uma comunidade podem ter usos e significados variados. Ao comparar essas mudanças e diferenças, os alunos serão capazes de construir uma visão crítica e contextualizada sobre o ambiente onde vivem.
Objetivos principais:
1. Compreender as mudanças ocorridas na comunidade ao longo do tempo.
2. Comparar diferentes lugares dentro da comunidade, identificando suas características únicas.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
- Estimular a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupo.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade aquecer os alunos para o tema da aula, estimulando a curiosidade e o engajamento inicial. A busca por fatos interessantes e a discussão das perguntas chave proporcionam uma oportunidade para os alunos ativarem conhecimentos prévios e se prepararem para as atividades práticas que virão a seguir.
Aquecendo
Para iniciar a aula, explique aos alunos que o tema de hoje é 'Comunidade: Tempo e Espaço'. Destaque a importância de compreender como nossa comunidade mudou ao longo do tempo e como diferentes lugares dentro dela têm significados e usos variados. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a história ou alguma característica única da comunidade onde vivem.
Reflexões Iniciais
1. Como era a nossa comunidade há 10 anos?
2. Quais mudanças você percebe na infraestrutura da comunidade ao longo do tempo?
3. Quais são os lugares mais antigos e mais novos na comunidade?
4. De que forma as redes sociais influenciam a percepção dos lugares na comunidade?
5. Como diferentes lugares da comunidade atendem a diferentes necessidades das pessoas?
Desenvolvimento
Duração: 75 - 85 minutos
Esta etapa visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a comunidade, incentivando a análise crítica das mudanças ao longo do tempo e entre diferentes lugares. As atividades propostas utilizam tecnologias digitais para tornar o aprendizado mais interativo e relevante, estimulando o engajamento e a criatividade dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Exploradores Virtuais: Um Passeio pelo Passado e Presente
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Comparar diferentes momentos históricos de um ponto da comunidade e analisar como a tecnologia e as redes sociais influenciam na percepção e uso atual do espaço.
- Descrição: Os alunos atuarão como exploradores virtuais, utilizando ferramentas como Google Earth e redes sociais para comparar imagens e informações do passado e do presente de diferentes pontos da comunidade.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um ponto específico da comunidade (praça, escola, mercado, etc.).
-
Utilizando o Google Earth, os alunos devem buscar imagens e informações antigas e atuais desse ponto.
-
Os alunos devem pesquisar nas redes sociais (Instagram, Facebook, etc.) imagens recentes do local para compreender como ele é utilizado pela comunidade atualmente.
-
Criar uma apresentação digital (PowerPoint ou Google Slides) comparando as imagens e destacando as mudanças observadas.
-
Adicionar à apresentação informações sobre como as redes sociais influenciam a percepção e o uso atual do local.
-
Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.
Atividade 2 - Influenciadores do Bairro: Contando Histórias da Comunidade
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e storytelling digital, além de analisar a influência das redes sociais na percepção histórica e contemporânea dos lugares da comunidade.
- Descrição: Os alunos irão criar uma campanha de redes sociais simulando o trabalho de influenciadores digitais para contar a história de diferentes lugares da comunidade, destacando mudanças e curiosidades.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um lugar relevante da comunidade (parque, biblioteca, ponto turístico, etc.).
-
Os grupos devem pesquisar a história do local e coletar informações, imagens e curiosidades.
-
Utilizando aplicativos como Instagram e TikTok, os alunos devem criar conteúdos em formato de stories, posts ou vídeos curtos, simulando o trabalho de influenciadores digitais.
-
Os conteúdos devem destacar as mudanças ocorridas ao longo do tempo e curiosidades sobre o lugar.
-
Os grupos devem apresentar seus conteúdos para a turma, explicando a escolha de cada elemento e o impacto das redes sociais na disseminação dessas histórias.
Atividade 3 - Detetives do Tempo: Uma Caça ao Tesouro Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a colaboração, habilidades de pesquisa e a capacidade de resolver problemas, ao mesmo tempo que os alunos aprendem sobre a evolução da sua comunidade.
- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital para descobrir informações e resolver desafios relacionados às mudanças na comunidade ao longo do tempo.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Crie um mapa digital (usando Google My Maps ou similar) com diferentes pontos da comunidade e desafios associados a cada ponto.
-
Cada desafio deve incluir pistas sobre como o lugar mudou ao longo do tempo, que os alunos devem resolver para avançar para o próximo ponto.
-
Utilize QR codes nos pontos do mapa que, quando escaneados, revelarão informações adicionais, imagens antigas e perguntas para os alunos responderem.
-
Os alunos devem documentar suas descobertas em um diário digital colaborativo (Google Docs), incluindo respostas aos desafios e reflexões sobre as mudanças observadas.
-
O grupo que completar todos os desafios primeiro e com respostas mais completas ganha um prêmio simbólico.
Retorno
Duração: 20 - 30 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão e consolidar o aprendizado sobre as mudanças e características da comunidade. Através da discussão em grupo, feedback entre pares e questionamentos reflexivos, os alunos terão a oportunidade de reforçar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de comunicação e aprender a valorizar a diversidade de perspectivas. 易
Discussão em Grupo
Para a discussão em grupo, reúna todos os alunos e peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências obtidas durante as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Vamos agora compartilhar o que aprendemos sobre nossa comunidade em termos de tempo e espaço. Cada grupo pode falar sobre o lugar que escolheram, as mudanças observadas ao longo do tempo e como a percepção do local é influenciada pelas redes sociais. Alguém gostaria de começar?' ️
Reflexões
1. Quais foram as principais mudanças que vocês observaram no local escolhido? 2. Como as redes sociais influenciam a maneira como percebemos e utilizamos os lugares na nossa comunidade? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância de preservar a história dos diferentes lugares da comunidade?
Feedback 360°
Instrua os alunos a participarem de uma sessão de feedback 360°, onde cada aluno irá receber feedback dos colegas do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria. Uma sugestão de orientação é: 'Vamos agora dedicar um momento para refletir sobre o trabalho em equipe. Cada um de vocês irá compartilhar algo positivo que notaram no trabalho do colega e uma sugestão de melhoria. Lembrem-se de ser sempre respeitosos e construtivos.' ✨欄
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira divertida e reflexiva, conectando o conteúdo da aula à realidade moderna dos alunos. Ao resumir os principais pontos, relacionar com o mundo atual e destacar suas aplicações, reforça-se a importância do tema, promovendo uma compreensão integral e prática do assunto abordado. 易
Resumo
Para finalizar, vamos resumir nosso mergulho na comunidade com uma linha do tempo animada! Imagine que a comunidade é um grande álbum de fotos, onde cada imagem representa um momento específico do passado e do presente! Os alunos compararam fotos antigas e atuais, exploraram com suas lentes de influenciadores digitais e participaram de uma empolgante caça ao tesouro digital para descobrir as transformações locais! ️
No Mundo
Nosso mundo está em constante mudança, e assim também é a nossa comunidade! ✨ Redes sociais, tecnologia e o modo como interagimos com nossos espaços urbanos refletem essas mudanças. Ao usar ferramentas digitais, os alunos não só aprenderam sobre o passado, mas também entenderam o impacto das mídias modernas na percepção e uso dos lugares na comunidade.
Na Prática
Compreender como o tempo e o espaço moldam nossas comunidades é essencial para valorizar a história, preservar patrimônios e planejar melhorias futuras. O conhecimento adquirido ajuda a formar cidadãos conscientes e ativos, que percebem a importância de cada detalhe na construção de um ambiente mais sustentável e culturalmente rico.