Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender o conceito de Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de definir o que é a Nova Ordem Mundial, identificando suas características principais. Isso inclui entender a transição do sistema bipolar para o unipolar, a influência das potências mundiais e a reorganização das relações internacionais.
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Analisar as implicações da Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de discutir como a Nova Ordem Mundial afeta as economias, a política, a cultura e a sociedade em geral. Eles devem ser capazes de identificar exemplos concretos de como essa nova ordem se manifesta no mundo atual.
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Refletir sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de avaliar o posicionamento do Brasil na Nova Ordem Mundial, identificando os desafios e as oportunidades que surgem a partir dessa reorganização geopolítica. Eles devem ser capazes de articular argumentos baseados em evidências para sustentar suas reflexões.
Objetivos secundários:
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Desenvolver o pensamento crítico: Através da análise e discussão do tema, os alunos devem ser capazes de aprimorar suas habilidades de pensamento crítico, avaliando diferentes perspectivas e formando suas próprias opiniões informadas.
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Estimular a participação ativa: O plano de aula deve incluir atividades que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo o diálogo e a troca de ideias.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula revisando com os alunos os conceitos de bipolaridade global, a Guerra Fria e o papel das potências mundiais nesse contexto. Esta revisão servirá como base para a Introdução do novo tópico, a Nova Ordem Mundial. (3 - 4 minutos)
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Situações problema: O professor deve propor duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado. As situações-problema podem ser:
- "Como a passagem de um mundo bipolar para um mundo unipolar afetou as relações internacionais e a dinâmica global?"
- "Quais são as implicações da Nova Ordem Mundial para um país como o Brasil, que historicamente esteve entre as grandes potências emergentes?" (3 - 4 minutos)
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Contextualização do tema: O professor deve explicar a importância do tema, relacionando-o com eventos atuais e recentes. Por exemplo, a crescente influência da China e a retração dos Estados Unidos no cenário mundial, o impacto da globalização e das novas tecnologias na economia e na sociedade, entre outros. (2 - 3 minutos)
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Introdução ao tópico: O professor deve apresentar o tópico da aula, a Nova Ordem Mundial, de maneira intrigante e interessante. Ele pode fazer isso através de curiosidades, como:
- "Você sabia que a expressão 'Nova Ordem Mundial' foi usada pela primeira vez pelo presidente George H. W. Bush em 1990, logo após o fim da Guerra Fria?"
- "Você sabia que, para alguns especialistas, a Nova Ordem Mundial pode ser vista como uma 'desordem' devido à instabilidade e conflitos que vem gerando?" (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Game of Powers" (10 - 12 minutos)
- Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar cartões com o nome de diferentes países, incluindo o Brasil, e características econômicas, políticas e culturais. Cada cartão deve ter uma ponderação (ex: 10 para economia, 5 para política, 3 para cultura). O professor também deve ter preparado um tabuleiro com diferentes regiões do mundo.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de cinco. Cada grupo receberá um conjunto de cartões. O objetivo do jogo é que os grupos "conquistem" as regiões do mundo, colocando seus cartões de países nelas. Isso é feito através de um sorteio de cartões (um por vez) e uma comparação das características do cartão com a região do mundo. O grupo que tiver o maior total de ponderações na característica correspondente "conquistará" a região. O jogo continua até que todas as regiões do mundo sejam conquistadas ou até que o tempo acabe.
- Objetivo pedagógico: Esta atividade tem como objetivo demonstrar a dinâmica do poder na Nova Ordem Mundial. Os alunos terão a oportunidade de discutir e refletir sobre o papel das diferentes características (economia, política, cultura) na distribuição do poder global.
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Atividade "O Brasil na Nova Ordem Mundial" (10 - 12 minutos)
- Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar uma lista de desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na Nova Ordem Mundial. Estes podem incluir questões como a ascensão da China, a influência dos Estados Unidos, a globalização, entre outros.
- Descrição: Os alunos, ainda em seus grupos, serão convidados a discutir e listar as principais desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na Nova Ordem Mundial. Eles devem usar as informações e reflexões adquiridas durante a aula, bem como seu conhecimento prévio. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas listas para a turma.
- Objetivo pedagógico: Esta atividade tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial. Os alunos terão a oportunidade de articular argumentos e apresentar suas perspectivas de uma maneira divertida e interativa.
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Discussão em grupo (5 - 6 minutos)
- Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar uma lista de perguntas para a discussão em grupo. Estas perguntas devem ser baseadas nas atividades anteriores e devem estimular a reflexão e a discussão.
- Descrição: No final das atividades, os alunos devem se reunir em um grande grupo para uma discussão final. O professor deve moderar a discussão, garantindo a participação de todos os alunos e mantendo o foco no tema. As perguntas podem incluir: "Quais foram as principais lições que vocês aprenderam hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como vocês se sentem sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial?".
- Objetivo pedagógico: Esta discussão final tem como objetivo consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e permitir que os alunos expressem suas opiniões e sentimentos sobre o tema.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em grupo (3 - 4 minutos)
- O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Durante essa discussão, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas para promover o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
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Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)
- Após as discussões em grupo, o professor deve fazer uma breve revisão das atividades, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula. Isso ajudará os alunos a entenderem como a prática se relaciona com o conteúdo teórico e a aplicabilidade do tema no mundo real.
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Reflexão individual (2 - 3 minutos)
- O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para guiá-los nessa reflexão, o professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você se sente sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial?". Os alunos devem anotar suas respostas em um caderno ou folha de papel.
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Compartilhamento das reflexões (1 minuto)
- O professor deve então convidar alguns alunos a compartilharem suas reflexões com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária ou o professor pode escolher alguns alunos para compartilhar. Esta etapa é importante para estimular a escuta ativa e a empatia entre os alunos, além de proporcionar uma oportunidade para que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.
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Encerramento da aula (1 minuto)
- O professor deve encerrar a aula ressaltando os principais pontos discutidos e aprendidos. Ele pode também mencionar as possíveis conexões do tema com outros conteúdos da disciplina e reforçar a importância do assunto para o entendimento do mundo contemporâneo.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor deve começar a etapa de Conclusão relembrando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele pode fazer um breve resumo das definições, características e implicações da Nova Ordem Mundial, reforçando a transição do sistema bipolar para o unipolar e a influência das potências mundiais.
- Ele também deve recapitular as principais conclusões das atividades práticas, destacando as reflexões sobre o papel do Brasil e as dinâmicas de poder na Nova Ordem Mundial.
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Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)
- O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode destacar como as atividades, como o jogo "Game of Powers" e a discussão sobre o papel do Brasil, permitiram aos alunos vivenciar e aplicar os conceitos teóricos de forma lúdica e interativa.
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Materiais extras (1 minuto)
- O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites e podcasts. O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A Nova Ordem Mundial", de Tariq Ali, ou o documentário "The New World Order", disponível na plataforma de streaming Netflix.
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Relevância do tema (1 - 2 minutos)
- Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode explicar como a Nova Ordem Mundial afeta diversos aspectos de suas vidas, como a economia, a política, a cultura e as relações internacionais.
- O professor deve também reforçar como o entendimento desse tema pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de compreender e analisar os desafios e oportunidades que o Brasil e o mundo enfrentam no atual cenário global.