Entrar

Plano de aula de Nova Ordem Mundial

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Nova Ordem Mundial

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de definir o que é a Nova Ordem Mundial, identificando suas características principais. Isso inclui entender a transição do sistema bipolar para o unipolar, a influência das potências mundiais e a reorganização das relações internacionais.

  2. Analisar as implicações da Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de discutir como a Nova Ordem Mundial afeta as economias, a política, a cultura e a sociedade em geral. Eles devem ser capazes de identificar exemplos concretos de como essa nova ordem se manifesta no mundo atual.

  3. Refletir sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial: Os alunos devem ser capazes de avaliar o posicionamento do Brasil na Nova Ordem Mundial, identificando os desafios e as oportunidades que surgem a partir dessa reorganização geopolítica. Eles devem ser capazes de articular argumentos baseados em evidências para sustentar suas reflexões.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver o pensamento crítico: Através da análise e discussão do tema, os alunos devem ser capazes de aprimorar suas habilidades de pensamento crítico, avaliando diferentes perspectivas e formando suas próprias opiniões informadas.

  • Estimular a participação ativa: O plano de aula deve incluir atividades que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo o diálogo e a troca de ideias.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula revisando com os alunos os conceitos de bipolaridade global, a Guerra Fria e o papel das potências mundiais nesse contexto. Esta revisão servirá como base para a Introdução do novo tópico, a Nova Ordem Mundial. (3 - 4 minutos)

  2. Situações problema: O professor deve propor duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado. As situações-problema podem ser:

    • "Como a passagem de um mundo bipolar para um mundo unipolar afetou as relações internacionais e a dinâmica global?"
    • "Quais são as implicações da Nova Ordem Mundial para um país como o Brasil, que historicamente esteve entre as grandes potências emergentes?" (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização do tema: O professor deve explicar a importância do tema, relacionando-o com eventos atuais e recentes. Por exemplo, a crescente influência da China e a retração dos Estados Unidos no cenário mundial, o impacto da globalização e das novas tecnologias na economia e na sociedade, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor deve apresentar o tópico da aula, a Nova Ordem Mundial, de maneira intrigante e interessante. Ele pode fazer isso através de curiosidades, como:

    • "Você sabia que a expressão 'Nova Ordem Mundial' foi usada pela primeira vez pelo presidente George H. W. Bush em 1990, logo após o fim da Guerra Fria?"
    • "Você sabia que, para alguns especialistas, a Nova Ordem Mundial pode ser vista como uma 'desordem' devido à instabilidade e conflitos que vem gerando?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Game of Powers" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar cartões com o nome de diferentes países, incluindo o Brasil, e características econômicas, políticas e culturais. Cada cartão deve ter uma ponderação (ex: 10 para economia, 5 para política, 3 para cultura). O professor também deve ter preparado um tabuleiro com diferentes regiões do mundo.
    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de cinco. Cada grupo receberá um conjunto de cartões. O objetivo do jogo é que os grupos "conquistem" as regiões do mundo, colocando seus cartões de países nelas. Isso é feito através de um sorteio de cartões (um por vez) e uma comparação das características do cartão com a região do mundo. O grupo que tiver o maior total de ponderações na característica correspondente "conquistará" a região. O jogo continua até que todas as regiões do mundo sejam conquistadas ou até que o tempo acabe.
    • Objetivo pedagógico: Esta atividade tem como objetivo demonstrar a dinâmica do poder na Nova Ordem Mundial. Os alunos terão a oportunidade de discutir e refletir sobre o papel das diferentes características (economia, política, cultura) na distribuição do poder global.
  2. Atividade "O Brasil na Nova Ordem Mundial" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar uma lista de desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na Nova Ordem Mundial. Estes podem incluir questões como a ascensão da China, a influência dos Estados Unidos, a globalização, entre outros.
    • Descrição: Os alunos, ainda em seus grupos, serão convidados a discutir e listar as principais desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na Nova Ordem Mundial. Eles devem usar as informações e reflexões adquiridas durante a aula, bem como seu conhecimento prévio. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas listas para a turma.
    • Objetivo pedagógico: Esta atividade tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial. Os alunos terão a oportunidade de articular argumentos e apresentar suas perspectivas de uma maneira divertida e interativa.
  3. Discussão em grupo (5 - 6 minutos)

    • Preparação: Antes da aula, o professor deve preparar uma lista de perguntas para a discussão em grupo. Estas perguntas devem ser baseadas nas atividades anteriores e devem estimular a reflexão e a discussão.
    • Descrição: No final das atividades, os alunos devem se reunir em um grande grupo para uma discussão final. O professor deve moderar a discussão, garantindo a participação de todos os alunos e mantendo o foco no tema. As perguntas podem incluir: "Quais foram as principais lições que vocês aprenderam hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como vocês se sentem sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial?".
    • Objetivo pedagógico: Esta discussão final tem como objetivo consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e permitir que os alunos expressem suas opiniões e sentimentos sobre o tema.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Durante essa discussão, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas para promover o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as discussões em grupo, o professor deve fazer uma breve revisão das atividades, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula. Isso ajudará os alunos a entenderem como a prática se relaciona com o conteúdo teórico e a aplicabilidade do tema no mundo real.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para guiá-los nessa reflexão, o professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você se sente sobre o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial?". Os alunos devem anotar suas respostas em um caderno ou folha de papel.
  4. Compartilhamento das reflexões (1 minuto)

    • O professor deve então convidar alguns alunos a compartilharem suas reflexões com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária ou o professor pode escolher alguns alunos para compartilhar. Esta etapa é importante para estimular a escuta ativa e a empatia entre os alunos, além de proporcionar uma oportunidade para que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.
  5. Encerramento da aula (1 minuto)

    • O professor deve encerrar a aula ressaltando os principais pontos discutidos e aprendidos. Ele pode também mencionar as possíveis conexões do tema com outros conteúdos da disciplina e reforçar a importância do assunto para o entendimento do mundo contemporâneo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a etapa de Conclusão relembrando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele pode fazer um breve resumo das definições, características e implicações da Nova Ordem Mundial, reforçando a transição do sistema bipolar para o unipolar e a influência das potências mundiais.
    • Ele também deve recapitular as principais conclusões das atividades práticas, destacando as reflexões sobre o papel do Brasil e as dinâmicas de poder na Nova Ordem Mundial.
  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode destacar como as atividades, como o jogo "Game of Powers" e a discussão sobre o papel do Brasil, permitiram aos alunos vivenciar e aplicar os conceitos teóricos de forma lúdica e interativa.
  3. Materiais extras (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites e podcasts. O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A Nova Ordem Mundial", de Tariq Ali, ou o documentário "The New World Order", disponível na plataforma de streaming Netflix.
  4. Relevância do tema (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode explicar como a Nova Ordem Mundial afeta diversos aspectos de suas vidas, como a economia, a política, a cultura e as relações internacionais.
    • O professor deve também reforçar como o entendimento desse tema pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de compreender e analisar os desafios e oportunidades que o Brasil e o mundo enfrentam no atual cenário global.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies