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Plano de aula de Referências Espaciais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE10'

Referências Espaciais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Referências Espaciais

Palavras ChaveReferências Espaciais, Metodologia Digital, Geografia, Localização, Posição de Objetos, Tecnologia Educacional, Mapas Virtuais, Tour Digital, Realidade Aumentada, Aprendizagem Ativa, Colaboração, Trabalho em Equipe, Feedback Construtivo
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de Mapas, Ferramentas de Desenho Digital, Aplicativos de Edição de Vídeo, Aplicativos de Realidade Aumentada, Projetor (para apresentações), Quadro Branco e Marcadores (opcional para instruções)
Códigos BNCCEF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o que será abordado na aula, para que possam aplicar de forma prática os conceitos de localização e posição de objetos. É importante que os alunos estejam cientes dos objetivos principais para que possam direcionar suas atenções e esforços de maneira eficaz durante as atividades propostas.

Objetivos principais:

1. Compreender e aplicar os conceitos de localização e posição de objetos utilizando as referências espaciais: frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora.

2. Desenvolver habilidades de observação e descrição através da representação espacial da sala de aula e da escola.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades.
  2. Estimular a capacidade de resolver problemas ao aplicar as referências espaciais no contexto da sala de aula e da escola.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente o que será abordado na aula, para que possam aplicar de forma prática os conceitos de localização e posição de objetos. É importante que os alunos estejam cientes dos objetivos principais para que possam direcionar suas atenções e esforços de maneira eficaz durante as atividades propostas.

Aquecendo

Para iniciar a aula de forma envolvente, peça aos alunos que utilizem seus celulares para encontrar um fato interessante sobre referências espaciais. Incentive-os a buscar exemplos práticos de como as noções de 'frente e atrás', 'esquerda e direita', 'em cima e embaixo', 'dentro e fora' são aplicadas no cotidiano, como em jogos de videogame, aplicativos de navegação ou até em suas próprias rotinas diárias. Depois de alguns minutos de pesquisa, convide-os a compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Como você usou referências espaciais na última vez que jogou um jogo no celular ou no videogame?

2. Você consegue lembrar de uma situação em que precisou seguir direções usando 'esquerda' e 'direita' recentemente?

3. Qual a importância de entender as noções de 'dentro' e 'fora' no seu dia a dia?

4. Como você acha que essas referências espaciais podem te ajudar em atividades dentro da escola, como organizar a sala de aula?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e interativa onde os alunos podem aplicar os conceitos de referências espaciais de forma contextualizada e divertida, utilizando tecnologias modernas para tornar o aprendizado mais engajador e relacionado com a vida cotidiana.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Espaciais: A Missão do Mapinha Virtual ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de referências espaciais na criação de um mapa virtual detalhado da sala de aula, desenvolvendo habilidades de observação e descrição.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão seus celulares para criar um mapa virtual da sala de aula, destacando elementos como 'frente e atrás', 'esquerda e direita', 'em cima e embaixo', 'dentro e fora'. Utilizando um aplicativo de mapas ou uma ferramenta de desenho digital, cada grupo representará a sala de aula de forma detalhada, incluindo as posições dos móveis, portas e janelas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar um mapa virtual da sala de aula usando um aplicativo de mapa ou ferramenta de desenho digital.

  • Peça aos alunos que identifiquem e marquem elementos específicos na sala, como a posição das cadeiras, mesas, portas e janelas, usando as referências espaciais.

  • Incentive os alunos a tirar fotos dos objetos e incluí-las no mapa para uma representação mais realista.

  • Após criar o mapa, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma e explicar as posições dos objetos, utilizando as referências espaciais.

Atividade 2 - Influenciador Digital: Tour Virtual pela Escola 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver capacidade de localização e orientação espacial por meio da criação de um tour virtual pela escola, estimulando a criatividade e habilidades de comunicação.

- Descrição: Os alunos se transformarão em influenciadores digitais e farão um tour virtual pela escola, explicando a localização e a posição de diversos objetos e locais usando referências espaciais. Eles gravarão vídeos com seus celulares, apresentando a escola e destacando as direções e posições.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será um time de influenciadores digitais e que devem criar um tour virtual pela escola.

  • Cada grupo deve escolher um caminho diferente pela escola para explorar.

  • Incentive os alunos a usar referências espaciais como 'frente e atrás', 'esquerda e direita', 'em cima e embaixo', 'dentro e fora' enquanto gravam o vídeo.

  • Peça que os grupos editem seus vídeos, adicionando textos ou stickers para destacar as referências espaciais utilizadas.

  • Os grupos apresentarão seus vídeos para a turma, explicando as direções e posições mencionadas.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro com Realidade Aumentada 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conceitos de referências espaciais em uma atividade lúdica e interativa, utilizando tecnologia para enriquecer o aprendizado.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro utilizando um aplicativo de realidade aumentada (RA). Eles devem encontrar objetos escondidos virtualmente pela sala de aula ou pela escola, seguindo dicas que utilizam referências espaciais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que eles participarão de uma caça ao tesouro usando um aplicativo de realidade aumentada.

  • Forneça as instruções sobre como utilizar o aplicativo de RA escolhido.

  • Dê aos alunos uma série de dicas e pistas que utilizem referências espaciais para encontrar os objetos virtuais.

  • Cada grupo deve seguir as pistas e encontrar todos os objetos escondidos no menor tempo possível.

  • Após a caça ao tesouro, peça que cada grupo explique como usaram as referências espaciais para encontrar os objetos.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é permitir aos alunos refletir sobre o aprendizado e as experiências práticas que tiveram durante a aula. Além disso, promove habilidades de comunicação e crítica construtiva através do feedback 360°, incentivando um ambiente de cooperação e respeito mútuo. Esse momento de retorno ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e fomenta o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para o trabalho em equipe.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Comece agradecendo a participação de todos e explique que este é um momento para refletir sobre o que foi aprendido e como trabalharam em equipe. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão: 1. Peça a cada grupo que descreva brevemente sua atividade e os desafios que encontraram. 2. Pergunte aos alunos o que mais gostaram ou acharam mais interessante em cada atividade. 3. Incentive os alunos a falar sobre como as referências espaciais foram aplicadas em suas atividades e a importância delas no contexto escolar e no cotidiano.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao aplicar as referências espaciais nas atividades? 2. Como vocês acham que a tecnologia ajudou a entender melhor as referências espaciais? 3. De que forma vocês podem utilizar o que aprenderam sobre referências espaciais em outras disciplinas ou situações do dia a dia?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, destacando tanto pontos positivos quanto sugestões de melhoria. Uma abordagem sugerida é solicitar que cada aluno mencione um aspecto positivo do colega e um ponto onde ele pode melhorar. Lembre-os de serem gentis e específicos em suas observações.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade 

A finalidade desta etapa de conclusão é reconhecer e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao recapitularmos os conceitos e discutirmos suas aplicações no mundo real, ajudamos os alunos a internalizar o aprendizado e a perceber a relevância prática das referências espaciais em suas vidas cotidianas. Isto não apenas reforça o conteúdo aprendido, mas também motiva os alunos a aplicar esse conhecimento em diversas situações.

Resumo

Conclusão 

Resumo: Hoje, nossas aventuras espaciais nos levaram a explorar a sala de aula e a escola de maneiras totalmente novas! Com as referências de frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora, aprendemos a nos posicionar e a localizar objetos como verdadeiros detetives . Nosso conhecimento de geografia ganhou vida através de mapas virtuais, tours digitais e até uma incrível caça ao tesouro em realidade aumentada! 

No Mundo

No Mundo 

Nossas atividades de hoje refletem como a tecnologia e as referências espaciais são fundamentais no mundo moderno. Mapas digitais, GPS, e aplicações de realidade aumentada estão presentes em nosso cotidiano, desde navegar por uma cidade nova até jogar um videogame. Compreender essas referências não só nos ajuda a nos orientarmos melhor, mas também a interagir de maneira mais eficiente com a tecnologia que nos rodeia.

Na Prática

Aplicações ️

Entender e aplicar referências espaciais é crucial para organizar espaços, seguir direções, e até para jogar e criar conteúdos digitais. No dia a dia, essas habilidades nos ajudam em tarefas simples, como encontrar um lugar na escola, e também em desafios mais complexos, como planejar uma viagem ou até mesmo criar um jogo eletrônico.

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