Entrar

Plano de aula de Animais: Ciclo da Vida

Ciências

Original Teachy

'EF03CI05'

Animais: Ciclo da Vida

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Animais: Ciclo da Vida

Palavras ChaveCiclo de Vida Animal, Desenvolvimento Animal, Adaptações, Interdependência, Metodologia Ativa, Aprendizagem Colaborativa, Ecossistemas, Atividades Práticas, Teatro Educativo, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosCartões com imagens e descrições de animais e suas fases de vida, Caixas de papelão, Materiais recicláveis (palitos, algodão, tampas de garrafa), Figuras de animais variados, Papel e canetas para roteiro de teatro, Adereços para peças de teatro
Códigos BNCCEF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Nesta seção, os objetivos são delineados claramente para que todos os envolvidos tenham uma compreensão precisa do que se espera alcançar. Isso ajuda a garantir que as atividades subsequentes sejam alinhadas com as metas de aprendizado, maximizando assim a eficácia do tempo em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de ciclo de vida dos animais, identificando as fases e as mudanças que ocorrem em cada uma delas.

2. Analisar como o desenvolvimento saudável dos animais é crucial para a manutenção das espécies e do ecossistema.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e síntese ao comparar diferentes ciclos de vida animal.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que já estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática dos conceitos de ciclo de vida animal. Além disso, ao contextualizar a importância do tema com exemplos reais e curiosidades, busca-se despertar o interesse e mostrar a relevância do estudo do ciclo de vida na vida cotidiana e na ciência.

Situações Problema

1. Imagine que você é um cientista que descobriu uma nova espécie de inseto. Quais seriam os primeiros passos para entender o ciclo de vida desse inseto e como ele se adapta ao seu ambiente?

2. Pense em uma fazenda com diversos animais. Como o ciclo de vida de cada animal pode afetar o funcionamento da fazenda e a interação entre eles?

Contextualização

O estudo do ciclo de vida dos animais não é apenas fascinante, mas também crucial para entender como as diferentes espécies se adaptam e evoluem para sobreviver em seus ambientes. Por exemplo, a metamorfose das borboletas e o cuidado parental dos mamíferos mostram estratégias muito diferentes de sobrevivência que são moldadas ao longo dos milhões de anos de evolução. Além disso, esses conhecimentos são aplicados em diversas áreas, como na agricultura, para otimizar a criação de animais e plantas, e na conservação, para proteger espécies em perigo.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos aprendidos sobre o ciclo de vida dos animais. Trabalhando em grupos, os alunos deverão resolver desafios e criar projetos que envolvam a compreensão das fases de vida dos animais, suas adaptações e interações no ecossistema. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Ciclo da Vida

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão do ciclo de vida dos animais e a capacidade de análise e síntese.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos de até 5 pessoas e receberão cartões com imagens e descrições de diferentes animais e suas fases de vida. O desafio será organizar esses cartões em uma linha do tempo, identificando as fases de nascimento, crescimento, reprodução e morte, e discutir as adaptações de cada animal em seu ambiente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartões para cada grupo, cada um representando um animal e suas fases de vida.

  • Peça que organizem os cartões em uma linha do tempo, colocando as fases na ordem correta.

  • Cada grupo deve discutir as adaptações de cada animal em sua fase de vida e como essas ajudam na sobrevivência.

  • Cada grupo apresenta sua linha do tempo e explica suas escolhas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Ecossistema

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a interdependência dos animais em um ecossistema e aplicar o conhecimento sobre ciclo de vida na prática.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão projetar um pequeno modelo de um ecossistema em uma caixa utilizando materiais recicláveis e pequenas figuras de animais. Eles deverão representar as interações entre os diferentes animais, destacando como cada um contribui para o ciclo de vida do outro.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo uma caixa de papelão e materiais recicláveis variados, como palitos, algodão e tampas de garrafa.

  • Distribua figuras de diferentes animais para cada grupo.

  • Os grupos devem discutir e projetar como os diferentes animais e suas fases de vida se relacionam dentro do ecossistema.

  • Cada grupo apresenta seu modelo de ecossistema, explicando as interações observadas.

Atividade 3 - Teatro do Ciclo da Vida

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e lúdica o ciclo de vida dos animais, aprofundando o entendimento sobre suas características e adaptações.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar e apresentar pequenas peças de teatro que ilustrem o ciclo de vida de um animal específico. Eles deverão destacar as principais características e fases do ciclo, além de incluir como o animal se adapta ao seu ambiente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um animal e pesquisa sobre seu ciclo de vida e adaptações.

  • Os grupos escrevem um roteiro de teatro que ilustre as diferentes fases do ciclo de vida do animal escolhido.

  • Os grupos ensaiam e preparam adereços para a apresentação.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre o que aprenderam.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem insights e esclareçam dúvidas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do ciclo de vida animal. Além disso, essa etapa ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para a educação científica.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve revisão das atividades realizadas, perguntando como cada grupo abordou o ciclo de vida dos animais e quais foram as principais descobertas. Encoraje os alunos a compartilhar as dificuldades encontradas e como as superaram, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. Sugira que cada grupo apresente um aspecto interessante que tenha aprendido durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais fases do ciclo de vida dos animais que vocês exploraram e por que são importantes?

2. Como as adaptações dos animais influenciam sua sobrevivência no ambiente natural?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada ao realizar as atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave da aula. Além disso, visa reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos a aplicabilidade do conhecimento adquirido. Por fim, a Conclusão ajuda a estabelecer a importância do estudo do ciclo de vida animal, incentivando os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para a conservação da natureza.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o ciclo de vida dos animais, relembrando as diferentes fases (nascimento, crescimento, reprodução e morte) e as adaptações que os animais desenvolvem para cada uma delas.

Conexão com a Teoria

É importante destacar como as atividades práticas, como a organização em linha do tempo, a construção de ecossistemas e as peças de teatro, ajudaram a conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, reforçando o entendimento do ciclo de vida dos animais de maneira interativa e significativa.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do estudo do ciclo de vida animal, não apenas para a compreensão de como as espécies se mantêm e evoluem, mas também para a importância da conservação e manutenção de ecossistemas saudáveis, destacando como cada um pode contribuir para esse objetivo no dia a dia.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies