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Plano de aula de Características da Terra

Ciências

Original Teachy

'EF03CI07'

Características da Terra

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Características da Terra

Palavras Chavecamadas da Terra, crosta terrestre, manto, núcleo, litosfera, hidrosfera, biosfera, atmosfera, modelagem prática, interação geológica, ciclo da água, ecossistemas, atividades interativas, discussão em grupo, aplicação do conhecimento
Materiais Necessáriosmassinha, areia, pedras, recipientes grandes e transparentes, fonte de calor (lâmpada), plástico, solo, sementes, água, pequenos animais de plástico, kit de construção de ecossistemas
Códigos BNCCEF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos de aprendizagem que guiarão as atividades em sala. Ao identificar claramente o que se espera que os alunos aprendam, facilita-se o planejamento e a execução de atividades que promovam a compreensão das características da Terra. Além disso, ao delinear os objetivos, garante-se que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao foco das discussões e práticas.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as diferentes camadas que compõem a estrutura interna da Terra: crosta terrestre, manto e núcleo.

2. Reconhecer e diferenciar as divisões externas da Terra: litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de observação e raciocínio crítico dos alunos ao relacionar as camadas da Terra com fenômenos geológicos e ambientais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conhecimento prévio que adquiriram sobre as camadas da Terra, utilizando situações problema que estimulem o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo. Além disso, a contextualização ajuda a conectar o tema com o mundo real, mostrando a relevância do estudo das camadas da Terra em diversas situações do dia a dia e em contextos históricos e científicos.

Situações Problema

1. Suponha que uma grande caverna foi descoberta e dentro dela há rochas que possuem características diferentes de todas as conhecidas. Como as camadas internas da Terra poderiam ajudar a explicar a formação dessas rochas?

2. Imaginem que um barco de pesca navegando no oceano Atlântico de repente encontra uma área onde a água está muito mais quente do que em qualquer outro lugar. Como as camadas externas da Terra poderiam influenciar essa variação de temperatura na água?

Contextualização

Para entender a importância das camadas internas e externas da Terra, é crucial conectar esses conceitos com situações práticas e curiosidades do cotidiano. Por exemplo, a composição da litosfera é essencial para a agricultura, pois determina os tipos de solo encontrados em diferentes regiões. Além disso, a atmosfera, composta por várias camadas, é responsável por fenômenos como a aurora boreal, que fascina e intriga cientistas e observadores há séculos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre as camadas internas e externas da Terra. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos explorarão a estrutura e a interação das camadas terrestres, consolidando seu aprendizado e desenvolvendo habilidades de observação, raciocínio crítico e trabalho em equipe. Cada atividade proposta visa solidificar o conhecimento teórico de maneira visual e envolvente, preparando os alunos para uma compreensão mais profunda e duradoura do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Expedição ao Centro da Terra

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e descrever as camadas internas da Terra de forma prática e interativa, promovendo a compreensão das diferenças entre crosta, manto e núcleo.

- Descrição: Os alunos irão simular uma expedição geológica ao 'centro da Terra'. O objetivo é explorar as camadas internas da Terra, desde a crosta terrestre até o núcleo, usando materiais como massinha, areia e pedras para representar cada camada e suas características geológicas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo massinha (representando a crosta), areia (representando o manto) e pedras (representando o núcleo).

  • Peça que cada grupo construa um modelo em camadas, identificando e descrevendo as características de cada uma.

  • Oriente os alunos a apresentarem seus modelos para a classe, explicando como cada camada influencia fenômenos geológicos conhecidos.

  • Promova uma discussão em classe para comparar os modelos e discutir as variações nas características das camadas, baseando-se no que foi aprendido previamente.

Atividade 2 - O Ciclo da Água e as Camadas da Terra

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender o papel da hidrosfera e das outras camadas externas da Terra no ciclo da água, e como variações podem ocorrer devido a diferentes condições geológicas e climáticas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão explorar a interação entre as camadas externas da Terra, com foco na hidrosfera, e o ciclo da água. Utilizando materiais simples, eles criarão um sistema fechado que simula o ciclo da água, observando como as camadas influenciam este processo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo um recipiente grande, uma fonte de calor (como uma lâmpada) e um recipiente menor para coletar a água evaporada.

  • Instrua os alunos a encher o recipiente grande com água e a colocar o recipiente menor no centro, cobrindo todo o sistema com plástico para criar um efeito de estufa.

  • Peça que liguem a lâmpada próxima ao recipiente grande para simular o sol, e observem o ciclo da água (evaporação, condensação e precipitação).

  • Discuta em grupo como as diferentes camadas da Terra influenciam este processo e o que poderia alterar o ciclo da água em diferentes partes do mundo.

Atividade 3 - Construtores de Ecossistemas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a interconexão das camadas externas da Terra e como pequenas mudanças podem ter efeitos significativos no equilíbrio dos ecossistemas.

- Descrição: Os alunos irão criar mini-ecossistemas em recipientes transparentes para observar como as camadas da Terra (litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera) interagem e suportam a vida. Esta atividade visa demonstrar a interdependência das camadas externas e como pequenas mudanças podem afetar todo o sistema.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 participantes.

  • Distribua para cada grupo um kit com solo, sementes, água, pequenos animais de plástico e um recipiente transparente.

  • Oriente os alunos a construir um pequeno ecossistema dentro do recipiente, posicionando cada componente (litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera) de maneira que possam ser observados.

  • Peça que mantenham registros diários das mudanças observadas no ecossistema e discutam como a alteração de um componente afeta os outros.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu ecossistema para a classe, explicando as interações e aprendizados obtidos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem verbalmente o que aprenderam e ouçam as perspectivas de outros grupos. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão das interações entre as camadas da Terra e a importância de cada uma delas, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Além disso, permite ao professor avaliar o grau de compreensão dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode utilizar a seguinte abordagem: 'Agora que todos exploraram as camadas da Terra através de diferentes atividades, vamos compartilhar nossas descobertas. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar um resumo do que construiu e observou em suas maquetes ou experimentos. Vamos discutir também como essas camadas interagem umas com as outras e com o ambiente ao nosso redor.'

Perguntas Chave

1. Quais são as principais diferenças entre as camadas internas e externas da Terra, e como elas influenciam fenômenos naturais que observamos?

2. Como as alterações em uma camada da Terra podem afetar as outras e o equilíbrio global?

3. Há alguma surpresa ou descoberta interessante que você fez durante as atividades que gostaria de compartilhar?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido ao longo da aula, garantindo que os alunos possam conectar as informações teóricas com as práticas e entendam a relevância do estudo das camadas da Terra. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas finais, assegurando que os objetivos de aprendizagem tenham sido alcançados de maneira eficaz.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reiterando as características das camadas internas (crosta terrestre, manto e núcleo) e externas (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera) da Terra. Deve-se enfatizar as interações entre essas camadas e como elas influenciam fenômenos naturais e a vida no planeta.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a construção dos modelos das camadas internas e a simulação do ciclo da água e ecossistemas, ajudaram a conectar a teoria com a prática. Destaque como essas experiências reforçam o aprendizado e a compreensão dos conceitos geológicos e ambientais.

Fechamento

Por fim, reforce a importância do estudo das camadas da Terra para o entendimento de fenômenos naturais e para a preservação do meio ambiente. Discuta como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no cotidiano, seja na agricultura ao entender os tipos de solo, seja na prevenção de desastres naturais.

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