Objetivos (5 - 7 minutos)
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Desenvolver a coordenação motora: Os alunos devem ser capazes de controlar os movimentos do corpo durante a brincadeira, pulando a corda ou participando da ciranda. A coordenação motora é fundamental para a realização de várias atividades do dia a dia e deve ser estimulada desde cedo.
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Estimular a interação e o trabalho em equipe: Durante a aula, os alunos devem aprender a importância de respeitar o espaço e o ritmo do colega, além de colaborar uns com os outros para o bom andamento das brincadeiras. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais importantes.
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Promover o movimento de forma lúdica: Através das brincadeiras, os alunos devem se movimentar e se exercitar, mas de uma maneira divertida e lúdica. Isso ajuda a evitar o sedentarismo e a promover um estilo de vida ativo desde a infância.
Objetivos secundários:
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Estimular a criatividade: Além das regras tradicionais, os alunos devem ser encorajados a experimentar novas formas de brincar, criando suas próprias variações e adaptações das brincadeiras propostas.
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Desenvolver o raciocínio lógico: Durante as brincadeiras, os alunos devem tomar decisões rápidas e resolver pequenos problemas, o que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de tomada de decisões.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Relembrando conteúdos: O professor começa a aula recordando os alunos sobre a importância dos movimentos e atividades físicas para a saúde e o bem-estar. Ele pode relembrar algumas atividades físicas que já foram realizadas anteriormente em outras aulas, como correr, pular e dançar. O professor também pode explicar brevemente sobre os benefícios dessas atividades para o corpo e a mente.
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Situações Problema: O professor então apresenta duas situações problemas para instigar a curiosidade e a participação dos alunos:
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Situação 1: "Vocês já repararam como os dançarinos conseguem se mover de um jeito tão bonito e coordenado? Como será que eles conseguem fazer isso? Será que podemos aprender a nos mover assim também?"
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Situação 2: "Quando vocês brincam de pular corda, às vezes é difícil pular no ritmo certo, não é? Vocês acham que existem formas de facilitar isso? Como podemos fazer para pular corda de um jeito mais divertido e desafiador?"
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Contextualização: O professor explica que na aula de hoje eles irão aprender duas brincadeiras muito divertidas que vão ajudá-los a melhorar a coordenação motora, a trabalhar em equipe e a se movimentar de uma maneira lúdica e prazerosa. Ele também explica que essas brincadeiras, a ciranda e a corda, são muito antigas e fazem parte da cultura e da tradição de nosso país, sendo praticadas por muitas gerações.
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Ganhando a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar brevemente a história de como essas brincadeiras surgiram: a ciranda, por exemplo, é uma dança de roda muito antiga, que surgiu na Europa e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores. Já a corda, é um brinquedo muito simples, que pode ser feito com qualquer tipo de corda, e que surgiu há milhares de anos, sendo praticado por crianças de várias culturas ao redor do mundo.
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Introdução do tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender a jogar a ciranda e a brincar de pular corda de maneira divertida e desafiadora. Ele pode mostrar imagens ou vídeos dessas brincadeiras, destacando os movimentos e as regras básicas, para que os alunos já possam ter uma ideia de como serão as atividades.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Ciranda (10 - 12 minutos)
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Explicação da Brincadeira (2 - 3 minutos): O professor deve começar explicando as regras básicas da "Ciranda". Deve ser explicado que todos os alunos irão formar um grande círculo de mãos dadas, e que uma criança, chamada de "rainha" ou "rei", ficará no centro do círculo. A "rainha" ou "rei" irá cantar uma música e, durante a canção, irá escolher outra criança para entrar no círculo e dançar com ela. A brincadeira continua até que todas as crianças tenham tido a chance de dançar no centro do círculo.
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Demonstração (3 - 4 minutos): O professor deve então demonstrar a brincadeira, convidando um aluno para ser a "rainha" ou "rei" e outro para dançar com ele(a) no centro do círculo. Durante a demonstração, o professor deve ressaltar a importância de manter o ritmo da música, de respeitar o espaço do colega e de se movimentar de maneira coordenada e graciosa.
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Prática (5 - 6 minutos): Após a demonstração, os alunos devem ter a chance de praticar. O professor deve dividir a turma em grupos menores, de acordo com o número de alunos, e cada grupo deve formar seu próprio círculo. As crianças devem então escolher, de forma democrática, quem será a "rainha" ou "rei" e quem dançará no centro do círculo. O professor deve caminhar entre os grupos, orientando e ajudando quando necessário.
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Pular Corda (10 - 12 minutos)
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Explicação do Jogo (2 - 3 minutos): O professor deve começar explicando as regras básicas de "Pular Corda". Deve ser explicado que duas crianças irão segurar as pontas da corda e girá-la, enquanto outra criança irá pular. O objetivo é pular a corda sem encostar nela. O professor pode sugerir diferentes formas de pular a corda, como de frente, de costas, com um pé só, etc.
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Demonstração (3 - 4 minutos): O professor deve então demonstrar o jogo, convidando dois alunos para segurarem a corda e outro para pular. Durante a demonstração, o professor deve ressaltar a importância de manter o ritmo, de se movimentar de maneira coordenada e de ficar atento para não encostar na corda.
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Prática (5 - 6 minutos): Após a demonstração, os alunos devem ter a chance de praticar. O professor deve dividir a turma em grupos menores, de acordo com o número de alunos, e cada grupo deve ter sua própria corda. As crianças devem então se revezar, pulando a corda. O professor deve caminhar entre os grupos, orientando e ajudando quando necessário.
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Variações e Combinações (5 - 6 minutos)
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Explicação das Variações (2 - 3 minutos): Depois de praticar as brincadeiras separadamente, o professor pode propor algumas variações e combinações das brincadeiras. Por exemplo, na ciranda, ao invés de dançar, a criança que está no centro do círculo pode pular uma sequência de corda, e todos os outros pulam junto com ela. Ou, na corda, ao invés de pular individualmente, duas crianças podem pular juntas ao mesmo tempo.
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Demonstração das Variações (1 - 2 minutos): O professor deve então demonstrar as variações, convidando os alunos para participar das demonstrações.
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Prática das Variações (2 - 3 minutos): Após as demonstrações, os alunos devem ter a chance de praticar as variações e combinações propostas. O professor deve caminhar entre os grupos, orientando e ajudando quando necessário.
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Este é um plano sugerido e o tempo de execução de cada atividade pode variar dependendo da dinâmica da turma. O professor deve sempre estar atento ao interesse e ao envolvimento dos alunos, adaptando as atividades conforme necessário para garantir que todos estejam se divertindo e aprendendo.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo. Ele pode começar perguntando aos alunos como se sentiram durante as brincadeiras. O professor pode fazer perguntas específicas para estimular a reflexão, como "O que vocês acharam mais legal na ciranda?" ou "Qual variação da corda vocês mais gostaram?". O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências e opiniões, respeitando o tempo de fala de cada um.
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Conexões com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer um breve resumo das principais lições aprendidas durante a aula. Ele pode destacar a importância da coordenação motora, do trabalho em equipe e do respeito às regras e ao espaço do outro. O professor pode também reforçar a ideia de que a prática de atividades físicas pode ser divertida e que existem muitas maneiras diferentes de se movimentar e se exercitar.
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Reflexão Individual (3 - 4 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar essa reflexão:
- Pergunta 1: "Qual movimento ou brincadeira você acha que mais te desafiou hoje? Por quê?"
- Pergunta 2: "Como você pode usar o que aprendeu hoje em outras brincadeiras ou atividades que gosta de fazer?"
O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre essas perguntas e, em seguida, pode pedir voluntários para compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve reforçar que não há respostas certas ou erradas, e que o importante é que cada aluno reflita sobre sua experiência e aprendizado.
- Encerramento (1 minuto): Por fim, o professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e lembrando que eles sempre podem continuar brincando e se movimentando fora da escola, seja no parque, na praia, em casa ou com os amigos. O professor pode sugerir que os alunos pratiquem as brincadeiras aprendidas em casa e tragam suas experiências para compartilhar na próxima aula.