Entrar

Plano de aula de Elementos da Ginástica Geral: Rotações, Acrobacias, com e sem Materiais

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF07'

Elementos da Ginástica Geral: Rotações, Acrobacias, com e sem Materiais

Objetivos

  1. Introduzir os alunos ao conceito de ginástica geral, explicando que é uma atividade física que combina movimentos de força, flexibilidade, coordenação e agilidade.

  2. Familiarizar os alunos com os elementos básicos da ginástica geral: rotações (giros do corpo), acrobacias (movimentos que exigem equilíbrio e força) e manipulações com e sem materiais (uso de objetos como bolas, arcos e fitas).

  3. Desenvolver a compreensão e a habilidade prática dos alunos em relação a esses elementos, através de atividades lúdicas e desafiadoras, que estimulem o interesse, a participação e a cooperação entre eles.

Objetivos Secundários:

  1. Promover a disciplina e o respeito às regras e aos colegas durante as atividades físicas.

  2. Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos, permitindo que eles experimentem diferentes movimentos e formas de se mover.

Introdução

  1. Iniciar a aula relembrando os conceitos básicos de movimento que foram aprendidos em aulas anteriores, como: andar, correr, pular, girar, etc.

  2. Situações-problema:

    • Propor aos alunos a situação em que eles precisam atravessar um "rio" cheio de "crocodilos" (desenhos de crocodilos no chão). Como eles poderiam se mover para atravessar o "rio" sem tocar nos "crocodilos"?
    • Outra situação pode ser a de um "parque de diversões" onde eles precisam passar por um "túnel" ou "corda bamba". Como eles poderiam se mover de maneira segura e divertida nessas situações?
  3. Explicar que na ginástica geral, podemos usar diferentes movimentos do nosso corpo para superar desafios como esses.

  4. Contextualizar a importância da ginástica geral, explicando que ela ajuda a melhorar a força, a flexibilidade, a coordenação e a agilidade do nosso corpo, além de ser uma atividade muito divertida.

  5. Ganhar a atenção dos alunos com curiosidades sobre ginástica geral:

    • Mostrar vídeos curtos de apresentações de ginástica geral em competições ou festivais, destacando os movimentos e a coordenação dos atletas.
    • Falar sobre a história da ginástica geral, explicando que ela surgiu há milhares de anos e que inicialmente era praticada como um meio de treinamento para a guerra. Hoje em dia, a ginástica geral é uma atividade esportiva e artística que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Desenvolvimento

  1. Atividade de Criação de Coreografias em Grupo (20 minutos)

    • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma música animada (que pode ser uma canção infantil ou uma música popular dançante) e terá que criar uma pequena coreografia de ginástica geral para a música.
    • Antes de começar, o professor deve mostrar alguns exemplos de movimentos de ginástica geral (rotações, acrobacias, manipulações com e sem materiais) e encorajar os alunos a incorporarem esses elementos em suas coreografias.
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala para fornecer orientações e esclarecer dúvidas. Ele também pode sugerir movimentos ou ajudar os alunos a aprimorar os movimentos que eles já criaram.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua coreografia para a turma.
  2. Atividade de Rotação e Acrobacia (20 minutos)

    • O professor deve organizar um circuito com estações que envolvam rotações e acrobacias. Por exemplo, uma estação pode ter um "túnel" de arcos onde os alunos precisam passar por baixo, outra estação pode ser um "caminho" de corda bamba, e assim por diante.
    • Cada estação deve ter uma atividade lúdica relacionada à rotação e acrobacia, por exemplo, na estação do "túnel" de arcos, os alunos podem girar uma vez antes de passar para a próxima "crocodilo", e assim por diante.
    • Os grupos devem se revezar nas estações, passando por todas elas.
    • O professor deve orientar os alunos sobre a maneira correta de realizar cada atividade e observar o desempenho deles, oferecendo feedback e corrigindo a postura, se necessário.
  3. Atividade de Manipulação de Materiais (15 minutos)

    • O professor deve disponibilizar diversos materiais de ginástica (bolas, arcos, fitas, cones, etc.) e propor que os alunos criem suas próprias sequências de manipulação.
    • Os alunos podem experimentar diferentes formas de manipular os materiais, explorando sua criatividade e expressão corporal.
    • O professor deve dar sugestões e orientações, mas sem interferir muito na criatividade dos alunos.
    • Ao final, cada aluno apresentará sua sequência de manipulação para a turma.
  4. Discussão em Grupo (10 minutos)

    • Após as atividades, o professor deve reunir a turma para uma discussão em grupo. Ele pode perguntar aos alunos o que eles aprenderam sobre os elementos da ginástica geral, quais movimentos foram mais desafiadores, quais eles mais gostaram, etc.

    • O professor deve reforçar os conceitos aprendidos e fazer as devidas correções, se necessário.

Retorno

  1. Conclusão (5 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve ressaltar os principais pontos aprendidos pelos alunos. Ele pode relembrar os movimentos de rotação, acrobacia e manipulação de materiais, enfatizando a importância da prática e do esforço para a melhoria contínua.
    • O professor deve destacar como a ginástica geral pode ser divertida e desafiadora ao mesmo tempo, incentivando os alunos a continuarem explorando esses elementos em suas brincadeiras e atividades físicas.
  2. Conexão com a Teoria (5 minutos)

    • O professor deve conectar as atividades práticas realizadas em sala de aula com a teoria aprendida na introdução. Ele pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles usaram os conceitos de rotação, acrobacia e manipulação de materiais em suas coreografias ou nas atividades do circuito.
    • O professor também pode reforçar a ideia de que a ginástica geral é uma atividade completa, que trabalha diferentes habilidades físicas e que pode ser praticada por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características físicas.
  3. Reflexão (5 minutos)

    • Para que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam, o professor pode propor duas perguntas simples:
      1. "Qual foi o movimento de ginástica geral que você mais gostou de fazer hoje e por quê?"
      2. "Como você pode usar o que aprendeu sobre ginástica geral em suas brincadeiras ou atividades físicas fora da escola?"
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, aqueles que se sentirem confortáveis podem compartilhar suas respostas com a turma.
  4. Feedback (5 minutos)

    • Durante a reflexão, o professor deve anotar algumas das respostas dos alunos e usar essas informações para adaptar as futuras aulas de ginástica geral, se necessário.

    • O professor também pode dar um feedback geral sobre a aula, elogiando os esforços e as conquistas dos alunos, e incentivando-os a continuar se empenhando e se divertindo nas aulas de educação física.

Conclusão

  1. Resumo da Aula (5 minutos)

    • O professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode relembrar os conceitos de rotações, acrobacias e manipulações com e sem materiais na ginástica geral, bem como as atividades práticas que os alunos realizaram para explorar esses elementos.
    • O professor deve reforçar a importância da ginástica geral para o desenvolvimento de habilidades físicas como força, flexibilidade, coordenação e agilidade, e para a expressão da criatividade e da expressão corporal.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (5 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (conceitos de ginástica geral) com a prática (atividades lúdicas e desafiadoras). Ele pode destacar, por exemplo, como os alunos aplicaram os conceitos de rotação, acrobacia e manipulação de materiais em suas coreografias e nas atividades do circuito.
    • O professor pode reforçar que a ginástica geral não é apenas sobre aprender movimentos, mas também sobre entender como nosso corpo se move e como podemos usar essa compreensão para superar desafios e expressar nossa criatividade.
  3. Materiais Extras (5 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado sobre ginástica geral. Estes podem incluir vídeos de apresentações de ginástica geral, livros ou sites sobre o assunto, e até mesmo jogos ou aplicativos de ginástica para celular ou tablet.
    • O professor deve enfatizar que a ginástica geral é uma atividade divertida e versátil, que pode ser praticada em casa, no parque, na praia, ou em qualquer outro lugar, e que quanto mais os alunos praticarem, melhor eles irão ficar.
  4. Importância do Assunto (5 minutos)

    • Para encerrar, o professor deve explicar a importância da ginástica geral para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode falar sobre como a ginástica geral ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar físico, a ganhar confiança e autoestima, a desenvolver habilidades sociais como trabalho em equipe e cooperação, e até mesmo a lidar com desafios e frustrações.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuar explorando a ginástica geral fora da escola, seja em suas brincadeiras, atividades extracurriculares, ou em casa, e a compartilhar com seus amigos e familiares o que aprenderam.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies