Entrar

Plano de aula de Representações Cartográficas

Geografia

Original Teachy

'EF03GE06'

Representações Cartográficas

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Representações Cartográficas

Palavras ChaveRepresentações Cartográficas, Mapas, Globos, Plantas Baixas, Legendas, Escalas, Rosa dos Ventos, Símbolos Cartográficos, Trabalho em Equipe, Observação Crítica, Interpretação de Mapas, Habilidades Práticas, Geografia, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosImagem de um mapa antigo, Vídeo sobre a evolução dos mapas, Folhas de papel, Lápis, Régua, Lápis de cor, Mapa fornecido pelo professor, Folha com diferentes símbolos cartográficos
Códigos BNCCEF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.; EF03GE07: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma base sólida para que os alunos possam identificar e interpretar diferentes tipos de representações cartográficas. Esta competência é essencial não apenas para o entendimento da geografia, mas também para o desenvolvimento de habilidades práticas que são aplicáveis em diversas áreas do mercado de trabalho, como a cartografia, a engenharia e o urbanismo. Incentivar a análise crítica e a colaboração prepara os alunos para desafios futuros, onde essas habilidades são altamente valorizadas.

Objetivos principais:

1. Identificar diferentes tipos de representações cartográficas, como mapas, globos e plantas baixas.

2. Interpretar as imagens e símbolos presentes em diferentes representações cartográficas.

3. Compreender as partes principais de um mapa, como legenda, escala e rosa dos ventos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  2. Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade:

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tema das representações cartográficas. Com uma introdução envolvente e atividades iniciais que conectam o assunto ao cotidiano e ao mercado de trabalho, os alunos estarão mais motivados e preparados para se aprofundar nas atividades práticas subsequentes, facilitando a compreensão e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Contextualização

Contextualização:

As representações cartográficas, como mapas, são ferramentas fundamentais que usamos diariamente, muitas vezes sem perceber. Seja para encontrar o caminho até a casa de um amigo, planejar uma viagem ou entender a distribuição de continentes e oceanos no globo, os mapas nos ajudam a visualizar e compreender o mundo ao nosso redor. Saber interpretar essas representações é uma habilidade essencial não só para a disciplina de Geografia, mas também para a vida prática e diversas profissões.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado:

Você sabia que os primeiros mapas datam de mais de 4.000 anos? Eles eram desenhados em tábuas de argila e usados para navegação e planejamento agrícola. No mercado de trabalho atual, a cartografia é crucial em áreas como urbanismo, engenharia civil, logística e até mesmo em tecnologia, com a criação de aplicativos de navegação como o Google Maps. Profissionais que sabem interpretar e criar mapas são muito valorizados por sua capacidade de transformar dados espaciais em informações úteis.

Atividade Inicial

Atividade Inicial:

Pergunta provocadora: Mostre uma imagem de um mapa antigo e pergunte aos alunos: "Como vocês acham que as pessoas conseguiam se localizar antes da invenção dos mapas modernos e dos aplicativos de navegação?" Vídeo curto: Exiba um vídeo de 3 minutos que mostra a evolução dos mapas ao longo da história, destacando como eles se tornaram mais precisos e detalhados com o tempo.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar a compreensão dos alunos sobre representações cartográficas por meio de atividades práticas e interativas. Ao desenharem um mapa da escola e resolverem exercícios de fixação, os alunos desenvolverão habilidades de observação, análise e interpretação de mapas, essenciais tanto para a geografia quanto para diversas profissões.

Tópicos a Abordar

  1. Tipos de representações cartográficas: mapas, globos e plantas baixas.
  2. Partes principais de um mapa: legenda, escala e rosa dos ventos.
  3. Símbolos e cores utilizados em mapas.
  4. Aplicações práticas das representações cartográficas no cotidiano e no mercado de trabalho.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as representações cartográficas influenciam nosso entendimento do mundo e nossas decisões diárias. Pergunte: 'Como seria nossa vida sem mapas e outras representações cartográficas? Quais desafios enfrentaríamos?' Incentive-os a pensar sobre a importância dessas ferramentas em diferentes profissões e na vida cotidiana.

Mini Desafio

Desenhando o Mapa da Escola

Os alunos irão criar um mapa simples da escola, identificando as principais áreas (salas de aula, ginásio, biblioteca, etc.) e utilizando símbolos e uma legenda para representar cada local.

Instruções

  1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
  2. Distribua folhas de papel, lápis, régua e lápis de cor para cada grupo.
  3. Peça que os grupos caminhem pela escola durante 10 minutos para observar e anotar os principais pontos que serão incluídos no mapa.
  4. De volta à sala de aula, oriente os grupos a desenharem um esboço do mapa da escola, incluindo as áreas observadas.
  5. Incentive os alunos a criarem uma legenda com símbolos para representar diferentes locais, como salas de aula, biblioteca, banheiros, etc.
  6. Peça que os grupos apresentem seus mapas para a turma, explicando a escolha dos símbolos e a organização do mapa.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de criar e interpretar mapas, além de promover o trabalho em equipe e a observação crítica.

Duração: (40 - 45 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que identifiquem e expliquem as partes principais de um mapa (legenda, escala e rosa dos ventos) em um mapa fornecido pelo professor.
  2. Distribua uma folha com diferentes símbolos cartográficos e peça que os alunos associem cada símbolo ao seu significado correto.
  3. Proponha que os alunos desenhem um mapa simples de um percurso que fazem frequentemente, como o caminho de casa até a escola, incluindo uma legenda.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que compreendam a relevância dos conhecimentos adquiridos. Ao recapitular os conteúdos, promover a discussão e conectar a teoria com a prática e aplicações reais, os alunos encerram a aula com uma visão clara da importância das representações cartográficas, tanto para a geografia quanto para suas vidas cotidianas e futuras carreiras.

Discussão

Discussão: Oriente os alunos a compartilharem suas experiências durante a criação dos mapas da escola. Pergunte o que acharam mais desafiador e o que aprenderam de novo sobre a representação cartográfica. Promova uma reflexão sobre como essas habilidades podem ser úteis em suas vidas diárias e futuras carreiras. Incentive-os a pensar em outras situações em que mapas são importantes e como a precisão e a clareza das representações cartográficas podem influenciar decisões importantes.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, incluindo os diferentes tipos de representações cartográficas (mapas, globos, plantas baixas), as partes principais de um mapa (legenda, escala, rosa dos ventos) e a interpretação de símbolos e cores. Reforce como a aula combinou teoria com prática, através da criação dos mapas da escola e os exercícios de fixação.

Fechamento

Fechamento: Explique aos alunos a importância de entender e saber interpretar representações cartográficas no dia a dia, como na navegação por aplicativos de mapas, planejamento de rotas e em diversas profissões como urbanismo, engenharia e logística. Ressalte que desenvolver essas habilidades não só amplia seu entendimento geográfico, mas também os prepara para desafios futuros no mercado de trabalho.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies