Entrar

Plano de aula de Representações Cartográficas

Geografia

Original Teachy

'EF03GE06'

Representações Cartográficas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a importância dos mapas: Os alunos devem ser capazes de entender por que os mapas são importantes e como eles nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor. Eles devem aprender que os mapas são um tipo de representação cartográfica e que existem diferentes tipos de mapas para diferentes propósitos.

  2. Identificar elementos em um mapa: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear os principais elementos encontrados em um mapa, como a legenda, a escala, a rosa dos ventos e o título. Eles também devem ser capazes de usar esses elementos para obter informações do mapa.

  3. Entender a relação entre o mapa e o lugar real: Os alunos devem ser capazes de entender que um mapa é uma representação de um lugar real e que as coisas no mapa correspondem a coisas no mundo real. Eles devem ser capazes de usar um mapa para encontrar lugares e direções.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela geografia e pelo mundo ao seu redor.
  • Desenvolver habilidades de observação e interpretação.
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos, através de discussões e atividades em grupo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de geografia que eles já aprenderam, como a ideia de que a Terra é redonda e que existem diferentes lugares e espaços nela. Isso serve como ponto de partida para a introdução do tópico de representações cartográficas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: O professor deve apresentar duas situações que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tópico da aula:

    • Primeiro, o professor pode perguntar aos alunos como eles poderiam encontrar o caminho para a casa de um amigo em uma cidade que eles não conhecem. Esta situação destaca a necessidade de mapas e de saber como usá-los.

    • Em segundo lugar, o professor pode mostrar aos alunos um mapa de sua região, e perguntar a eles como eles poderiam usar o mapa para encontrar a escola, o parque ou outros lugares que eles conhecem. Esta situação ajuda a ilustrar como os mapas representam o mundo real. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar que os mapas são importantes não apenas para encontrar o caminho, mas também para muitas outras coisas, como entender o clima, a vegetação, os rios e mares, os países e cidades, entre outras coisas. O professor pode dar exemplos de como os mapas são usados em diferentes áreas, como turismo, planejamento urbano, estudos ambientais, entre outros. (3 - 5 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar o tópico mais interessante e cativante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre mapas, como:

    • Os primeiros mapas foram desenhados há mais de 5.000 anos, e eles eram muito diferentes dos mapas que usamos hoje. Eles eram feitos em tábuas de argila e mostravam apenas a terra conhecida na época.

    • Existem muitos tipos diferentes de mapas, incluindo mapas de estradas, mapas do tempo, mapas de estrelas, mapas do corpo humano, e até mesmo mapas de sonhos!

    • Alguns mapas são tão grandes que não podem ser dobrados! Por exemplo, o maior mapa do mundo é o Mapa de Viena, que tem 2,75 metros de altura e 6,6 metros de largura. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Para esta parte da aula, o professor deve escolher as atividades que melhor se adequam ao ritmo e às necessidades dos alunos. Cada atividade deve ser desenvolvida de forma lúdica e interativa, incentivando a participação ativa de todos. Aqui seguem algumas sugestões de atividades:

  1. Brincando de Cartógrafo (10 - 12 minutos)

    • O professor deve distribuir para cada grupo de alunos um conjunto de peças que representam elementos de um mapa (legenda, rosa dos ventos, título, escala, etc.) e um grande papel em branco, que será o "mapa".
    • Cada grupo deve receber uma descrição simples de um lugar (por exemplo, "um parque com um grande lago", ou "uma cidade com várias casas e uma igreja").
    • Usando as peças e as informações recebidas, os alunos devem trabalhar juntos para criar um mapa desse lugar.
    • No final, cada grupo deve apresentar seu mapa para a classe, explicando o que cada elemento representa.
  2. Caça ao Tesouro no Mapa (10 - 12 minutos)

    • O professor deve preparar um grande mapa do tesouro, que mostra a localização de um tesouro escondido na escola (ou em outro lugar familiar para os alunos).
    • Os alunos serão divididos em grupos e receberão um mapa menor, que é uma versão simplificada do grande mapa do tesouro. Esse mapa menor não tem a localização exata do tesouro, apenas algumas características do caminho (como "vire à esquerda no corredor azul" ou "passe pelo jardim de rosas").
    • Cada grupo deve usar seu mapa para tentar encontrar o tesouro.
    • O grupo que encontrar o tesouro primeiro, ou que chegar mais perto, é o vencedor.
  3. "GPS" Humano (10 - 12 minutos)

    • O professor deve escolher um aluno para ser o "GPS" humano. Este aluno será vendado e terá que seguir as instruções dos outros alunos para chegar a um local pré-determinado na sala de aula.
    • Os outros alunos, por sua vez, serão os "navegadores" e terão que dar as instruções para o "GPS" sem usar as mãos (como se estivessem desenhando em um mapa).
    • Os "navegadores" devem usar a linguagem descritiva e os termos que aprenderam na aula para dar as instruções (por exemplo, "vire à direita na mesa grande", "passe pela cadeira azul").
    • O objetivo é que o "GPS" humano chegue ao destino, seguindo apenas as instruções que recebeu.

O professor pode escolher uma ou mais atividades, dependendo do tempo disponível e do interesse dos alunos. O importante é que eles se divirtam enquanto aprendem sobre representações cartográficas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas descobertas e conclusões, apresentando o que aprenderam com a atividade que realizaram.
    • O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências, perguntando-lhes o que eles acharam mais fácil ou mais difícil na atividade, quais estratégias eles usaram para resolver os problemas, e quais foram as principais lições que tiraram da atividade.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e os conceitos teóricos apresentados no início da aula. O professor deve reforçar a ideia de que os mapas são representações do mundo real, e que eles são usados para muitos propósitos diferentes.
    • O professor deve destacar como as atividades ajudaram os alunos a entender melhor os diferentes elementos de um mapa e como usá-los para obter informações.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. O professor pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:
      1. "O que você mais gostou de aprender sobre mapas hoje?"
      2. "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?"

A etapa de retorno é uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico da aula, bem como para os alunos consolidarem seu aprendizado. Além disso, ajuda a reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e a valorizar a importância do que foi aprendido.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele deve lembrar os alunos que os mapas são representações do mundo real e que são usados para muitos propósitos diferentes.
    • O professor deve reforçar a ideia de que os mapas contêm vários elementos, como a legenda, a rosa dos ventos, o título e a escala, e que cada um desses elementos tem uma função específica.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve destacar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a ilustrar os conceitos teóricos apresentados. Ele deve ressaltar como a criação de um mapa em grupo, a caça ao tesouro e o "GPS" humano permitiram aos alunos aplicar na prática o que aprenderam sobre representações cartográficas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, sites, jogos educativos e vídeos.
    • Por exemplo, o professor pode recomendar o site do IBGE, que possui diversos mapas interativos e atividades educativas sobre cartografia. Além disso, o professor pode sugerir o jogo "Google Earth: Exploração Mundial", que permite aos alunos explorar o mundo através de mapas interativos.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto aprendido para a vida cotidiana dos alunos.
    • Ele pode explicar que, mesmo com a popularização dos dispositivos de GPS, os mapas ainda são muito importantes, pois nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor e a nos orientar em diferentes locais.
    • O professor pode também enfatizar que a habilidade de ler e interpretar mapas é uma habilidade fundamental, que será útil para os alunos em muitas situações, como ao planejar uma viagem, ao ler um mapa de um parque ou ao acompanhar as notícias em um mapa do tempo, por exemplo.

A conclusão da aula é um momento importante para consolidar o aprendizado dos alunos, para incentivá-los a continuar aprendendo sobre o assunto e para mostrar a relevância do que foi aprendido. O professor deve aproveitar este momento para encorajar a curiosidade e o interesse dos alunos pela geografia e pelo mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies